[Guia] Ranger/Master Ranger [Atualizado 01/07/2018]

É cambada, o buff da Yoshino foi bom… BUFF?! ONDE?! Aaaah… lê aí vai…

Considerações Iniciais

A Ranger/Master Ranger é uma classe desenhada para o farming. Apesar de acertar apenas 2 alvos por vez, ela possui um dano robusto com uso de instáveis e um sustain bem razoável graças ao seu modelo de mana e base. Por ser uma classe de rep, não está entre as top tiers, mas não fica a desejar em nada, com exceção apenas do cap de targets que é apenas 2.

Regeneração de mana: trata-se de uma classe com modelo Rogue, portanto, ela regenera mana com seu auto-ataque (cada alvo que acerta retorna 3 de mana para não-críticos e 5 de mana para críticos) e com dodges (estes aqui também curam uma média de 2% da HP total e 9 de mana).

Design:

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Descrição: Enhancement Recomendado: Thief. Rangers são furtivos, ricos e sagazes para com seus oponentes. Capazes de acabar com tiranos sem piscar um olho ou quebrar a corda de arco, seu alcance cobrirá a todos por toda parte com esta armadura, ganhando ouro e glória!


A classe pode ser obtida de 2 formas, a saber:

  1. Reputação: após obter Rank 10 em Sandsea você pode pegá-la com o Zhoom em /sandsea por 50.000 Gold;
  2. AdventureCoins: com o Ragnar em /battleon por 2.000 ACs.

Por aproveitar o dano da arma em todas as skills e o HoT/DoT ambos serem baseados em stacks de Mark of Death + Attack Power, então, recomendo o uso de instáveis. Quanto mais instável, maior o cap de dano.


Aqui, flutuamos entre Thief e Luck. Também é viável fazerem uso do Fighter. Lembrando que o dano da Ranger está no dano aplicado pelas skills que, por sua vez, aproveitam por completo o alcance de dano da arma. Além disso, tanto o HoT quanto o DoT são baseados em Attack Power, então, os enhancements aqui levarão apenas isso em conta.

Vamos às explicações:

  1. PvP: Melhor combinação PvP por ter mais evasiva/HP que as outras, mas o principal é a evasiva na casa dos 39%;
  2. Farming/Solo: Ela é capaz sim de pequenos solos (até uns 50k-70k deve dar tranquilo porque depois disso a mana vai começar a ficar bem ruim) desde que sejam esponjas de HP. Nada com dano sólido. Prefiro esta combinação de enhancements para farming/solos porque é a que entrega maior quantidade de dano sacrificando um pouco de DoT e HoT, mas não é nada significativo;
  3. Sustain: Melhor HoT/DoT e maior HP.

Sobre os Awe Enhancements, optaria por Spiral Carve para farming/solos sacrificando um pouco de dano da arma instável, mas ganhando em chance crítica e dano quando ativar o efeito do Awe. Usaria Health Vamp apenas quando a situação demandar mais sustain. Lembrando que um combo de Thief pro PvP com Health Vamp vai dar um sustain dos infernos.

Clique aqui para ver os stats com o conjunto Full Thief

Clique aqui para ver os stats com o conjunto Full Luck

Clique aqui para ver os stats com o conjunto Full Fighter


Aqui serão mostrados os danos sob as seguintes circunstâncias:

      • Weapon – Instável (-15-75);
      • Enhancements Full Luck;
      • Level 85

Nota: O dano da arma é aproveitado por todas as skills, enquanto que o DoT da classe apenas baseia-se no Attack Power e na quantidade de stacks de Mark of Death, assim, independente do alcance de dano da arma, o DoT será sempre o mesmo.


AutoAttack

Rank: 1 / Cooldown: 2 segundos / Dano da arma: 100% / Físico.

Rangers foram ensinados na arte ancestral de atacar em qualquer alcance, mesmo com uma arma corpo-a-corpo. O dano infligido baseia-se no dano da arma. Acerta até 2 alvos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

É um auto-ataque simples, que acerta 2 alvos, tem 100% de dano da arma e alcance longo. E se colocar mais coisa aqui o Schmoo reclama. E não me vem complicar o que é fácil.

Clique aqui para ver a animação


MarkforDeath

Rank: 1 / Cooldown: 1.5 segundos / Custo de mana: 5 / Físico.

Inflige dano leve em até 2 alvos e aplica Death Mark a ambos. Death Mark empilha até 6 vezes, a menos que seja consumida por uma skill ou se deixe o tempo passar, também reduz o dano do alvo em 5% por stack, até ser consumido. Dura 10 segundos.

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Inflige dano em até 2 alvos, aplicando Death Mark nos dois. Death Mark por sua vez reduz o dano infligido pelo alvo em 5% por stack, totalizando 30% de redução de dano em 6 stacks. Death Mark dura 10 segundos e pode ser consumida por:

  1. Scorching Arrow (3): aplica DoT baseado no Attack Power e nos stacks de Death Mark;
  2. Explosive Bolt (4): dá um dano alto num target e um dano menor em outro (ambos os danos, influeciados por stacks de Death Mark);
  3. Vampiric Shot (5): aplica um HoT em você baseado no Attack Power e nos stacks de Death Mark no alvo.

Nota: As cores estão assim porque eu quis.

Clique aqui para ver a animação


ScorchingArrow

Rank: 2 / Cooldown: 10 segundos / Custo de mana: 15 / Físico.

Atira uma flecha flamejante nos seus inimigos, acertando até 2 alvos, provocando dano moderado e, além disso, queimando-os com um dano fogo em forma de DoT. O dano do DoT pode ser aumentado pela quantidade de stacks de Death Mark.

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É uma skill de dano moderado, então, não espere um nuke aqui. Contudo, ela é responsável por aplicar um DoT em ambos os alvos que acerta (lembrando que o DoT é maior num alvo que no outro e é porque a classe é assim mesmo, não é bug). O dano do DoT é influenciado pelo Attack Power e pela quantidade de stacks de Death Mark.

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ExplosiveBolt

Rank: 3 / Cooldown: 3 segundos / Custo de mana: 25 / Físico.

Esta flecha tem uma ponta explosiva que explode ao impacto, provocando danos altos. Até mais 1 alvo próximo também pode ser pego na explosão, recebendo menor dano. Dano aumentado por Death Mark.

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Agora siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmm! HAVAIANAS DE PAAAAAAUUUUUUUU! É, essa é a skill responsável pela maior produção de dano da classe, infligindo até 6,3k na verdade foi 6.297, mas quem liga? no impacto. Lembrando que similarmente às outras, o segundo alvo recebe menos dano que o primeiro. E aqui apenas a quantidade de Luck (stat) e a quantidade de stacks de Death Mark influenciam no dano dos críticos.

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Vampiric

Rank: 5 / Cooldown: 30 segundos / Custo de mana: 40 / Físico.

Você atira uma flecha mágica com runas gravadas nela em seus alvos, acertando até 2 inimigos, provocando dano moderado a eles mas também aplicando um HoT em si mesmo. Ambos, DoT e HoT são aumentados pelos stacks de Death Mark.

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Aplica um DoT no primeiro alvo da skill e um HoT em você mesmo. A quantidade de dano do DoT é influenciada pelos stacks de Death Mark e pelo Attack Power; o mesmo se aplica para o HoT, tendo sua força amplificada apenas por stacks de Death Mark e Attack Power.

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Passive

A Ranger possui 2 passivas, sendo as elas apenas obteníveis no rank 4:

      • Segredos de Ranger: Aumenta Destreza em 15%;
      • Pontos Vitais créditos ao @Titiu Caos por sugerir esse milagre: Aumenta Crit chance em 15%;
Clique aqui para ver os comentários sobre as Passivas

A primeira passiva melhora a performance geral da classe porque aumenta o acerto das skills, a haste e a evasiva, já a segunda, melhora o dano diretamente porque aumenta a chance de crítico.


  • Fácil de jogar;
  • Fácil de se obter;
  • Possui um dano consistente, até para alguns solos mesmo sem ser uma classe de solo;
  • Tem modelo Rogue de mana;
  • Não tem problemas com mana em farming.

  • As skills não possuem o mesmo dano nos 2 alvos que ela acerta;
  • É limitada a apenas 2 alvos;
  • Depois de um certo limite de HP (uns 50k) fica difícil de ser usada pra solos;
  • Depende muito de seus dodges para retornar mana ou de acertar 2 alvos.

Não irei dar sequências. Eu sei que existe uma população enorme de dicromáticos por aqui mas a classe é simples de usar e tudo se resume ao seguinte:

Junte stacks de Death Mark usando Mark of Death (2) até 6 stacks, depois, use Explosive Bolt (4) se você quiser danos altos; se o pretendido for curar, use Vampiric Shot (5); se, por outro lado, você quiser infligir um DoT, use Scorching Arrow (3). E vá pra puta que pariu se não entendeu.


O que derrota a Ranger é, entre outras coisas, nuke, dodge, stun, debuffs de hit chance e debuffs de haste:

  • Dark Harbinger: mesmo com o recente debuff, derruba a classe porque quebra a mecânica da classe por reduzir hit chance e haste, além disso, quando com HP baixo, pode nukar;
  • Paladin: debuff de -80% hit chance e mitigação de dano, o que derruba a Ranger com grande eficácia, porém, não tem o mesmo dano que a Harbinger;
  • Vindicator of They: os stuns dela fazem os stacks da classe demorarem mais, o que faz da Ranger ineficaz;
  • Horc Evader/Great Thief: por ter evasiva alta, impede com que a Ranger acerte seus golpes, o que quebra completamente TODAS AS MECÂNICAS DA CLASSE;
  • Chrono Assassin: velocidade de dano, evasiva alta e reflexão de danos, um pesadelo ainda pior que todos os anteriores;
  • Artifact Hunter/Blaze Binder: batem a Ranger por refletirem dano e ter melhor cura;
  • Cryomancer: Quebra a classe com seu freeze/nuke, impedindo-a de ter o tempo que precisa para conseguir obter a performance necessária para matar.

Obs.: As classes em vermelho quebram completamente as mecânicas da Ranger, não deixando qualquer chance de vitória.


É uma classe de reputação. Com role de farming ou, pelo menos, foi desenhada pra isso mas que consegue fazer pequenos solos (até uns 50k-70k) sem problemas. Apesar de ter dano variado nos alvos que acerta, tendo dano maior no alvo principal e dano reduzido no alvo secundário, é uma boa classe para farming. Especialmente se você gostar de lidar com instáveis para farming como ocorre com as ChaosSlayers. Após o recente buff, de fato, em rooms com menos alvos (até 2) ela é sim uma classe muito boa para ser usada porque atinge danos de até 6,3k com instáveis. Apesar de ser uma classe de stacking, os stacks dela são bem rápidos porque Mark for Death (2) tem 1.5 segundos de cooldown.

E aí meu parça?! Gostou?! Não gostou?! Vai sair chorando porque deletou aquela sua Master Ranger de anos atrás?! Seja como for, deixe seu comentário! E não esqueça de ouvir a musiquinha.

24 comentários sobre “[Guia] Ranger/Master Ranger [Atualizado 01/07/2018]

  1. flw ness, um dos melhores aqui do blog saindo, sempre vai ser lembrado (pelo menos por mim) sempre gostei de seus posts ate ^^

    • Vlw Manow!!! Obrigado por ter gostando tanto assim de mim :), pessoas como você que me fizeram fazer mais e mais post!

    • Vlw! Bem que eu devia ter desconfiado neh? Ele nem dá dano de luz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vou Arrumar!

      • já arrumei ^^
        alias, fui testar ranger, usando um set so com thief (lv 56) e olha, a bichinha é bruta, o scorching arrow dá um dot de 350 com 5 marks, e o HoT vai pros 180 com 5 marks tbm.

        • Quando eu fui arrumar vc ja tinha feito, achei estranho na hora kkkkkkk Sim, essa Classe não é ruim não.

  2. Adieu Ness,um dos melhores do blog vai embora,boa sorte agora,qualquer ora volta no xar para falar com a galera,a e lá encima você errou,colocou rager em vez de ranger,mas boa sorte caraca,volta qualquer hora

  3. Só gosto do designer e das animações dela mesmo, não tenho paciência pra class de stacks. Bom tutorial parabéns.

  4. To a poco tempo aq no site, e já percebi q vc eo melhor postador daqui (o único q me ajudou bastante, pelo menos) mas eu já vi q ta de saída, o q e uma pena.

  5. ótima class o encantamento tambem fica bom assim class theif helm lucky cape lucky e weapon thief

  6. pra quem ta com dificuldades de pegar rank 10 em sandsea (eu não sei pra que voce vai querer a master ranger mais ok) esse macete serve para TODAS as reps da saga do chaos (arcangrove, thunderforge) faça o seguinte va em /join collection clique na mina da janela va em quests ai voce vai ver um monte de quest pra pegar rep em varios lugares mais pra fazer essas quests precisa de um item com o nome de super fan swag token A (acertei o nome dessa poha?) pra pegar ele precisa de 20 tokens b, agora clica na roda gigante aceita a quest dela e vai em /join terrarium mata os dustbunny ou os death on wings pra completar a quest voce vai receber 20 token d e pode receber 4 token c ai e so ficar completando essa quest direto e vai na mina da janela em /join collection para trocar os tokens lembre-se 2000 tokens d = 200 token c = 20 token b = 1 token a, pode parecer muito mais… 5k de rep a cada vez que completa a quest ajuda muito pra pegar rank em sandsea, arcangrove, thunderforge e ate embersea

  7. tenho rep a anos la mas so em 2018 tomei vergonha e comprei a class. a mesma coisa a shama tenho rep a anos mas tenho preguisa em compra.
    gostei da class! otimo tutorial!

  8. Mano ta ligado essas weapons do evento que vcs ta atacando no mostrar animação da classe, bem que essa porra podia tudo lançar

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