[50º Post][Review] Os Últimos 3 anos de Calendário…

Quer comprar uma classe de calendário?! Não Sabe qual escolher?! Então você veio ao lugar certo. E este post ainda tem um easter egg. Deixei só pra ver quem é o primeiro que vai notar porque cheguei a conclusão que as pessoas não me leem. É, bateu a maior bad vibeE só constando… esse é meu 81º post, mas como eu não tinha nada especial pro 50º só saiu agora!


Considerações Iniciais

O intuito deste post é dar um caminho/rumo para aqueles que não possuem ou nunca possuíram classes de calendário e tem vontade/oportunidade de possuí-las, mas, por motivos variados, vai precisar escolher entre uma das disponíveis, pois, não poderá ter todas. Diante destes fatos, leia o post e veja por si próprio qual é a melhor opção entre as disponíveis.

Nota: Considere que já se passaram 2 anos desde o lançamento do calendário de 2016 e que o mesmo apenas está disponível apenas através da compra do Calendário Físico da HeroMart de 2016. Então, a classe mais antiga, por motivos óbvios, deve ficar rara mais rápido que as demais.


Classes Envolvidas

Abaixo, classes que serão consideradas para este post e seus respectivos guias:

  1. Infinity Knight (Calendário 2016);
  2. ShadowWalker/Stalker of Time (Calendário 2017);
  3. Eternal/Immortal Chronomancer (Calendário 2018).

Nota 1: Clique sobre o nome da classe para ver seu guia.
Nota 2: Não verifiquei se cada um dos guias estão atualizados, mas garanto que o guia da Infinity Knight está porque o mesmo é de autoria minha e, também, foi refeito do zero dias atrás.


Critérios

Irei avaliar cada uma das classes à luz de critérios pré-determinados que julgo serem os mais relevantes. Cada critério de avaliação terá a explicação daquilo que significa e explicará especificidades de cada classe a este respeito.

Clique aqui para ver o primeiro critério

Dano

Sob a luz deste critério, consideraremos apenas o potencial total de dano de cada classe, isoladamente e em grupo.

Nota: Não estou considerando boosts de equipamentos.

  1. Infinity Knight: Capaz de DoTs de até 22k por tick , sem poções. Com poções este potencial se eleva em até 64k. Além disso, este potencial de dano pode ser elevado por classes como: ArchPaladin, LightCaster, StoneCrusher, Arachnomancer e ArchFiend. A classe que mais pode elevar este potencial de dano sozinha é a Arachnomancer porque ela é a classe com maior potencial de elevação de dano para DoTs e isso acontece instantaneamente ao usar 2 skills;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: Capaz de DoTs de até 50k-70k por tick, sem poções. Com poções este potencial se eleva em até X. Além disso, este potencial de dano pode ser elevado por classes como: ArchPaladin, LightCaster, StoneCrusher, Arachnomancer e ArchFiend. A classe que mais pode elevar este potencial de dano sozinha é a Arachnomancer;
    Nota 1: A ShadowWalker/Stalker of Time inflige apenas 1 tick de DoT com Umbral Stigma (3) que, por sua vez, funciona como nuke;
    Nota 2: Como estou desconsiderando glitches, não coloquei a StoneCrusher como melhor potencializadora de dano.
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: Esta aqui tem seu dano alto com um nuke, o nuke é capaz de danos de até 250k, sem poções. Com poções este potencial se eleva em até 375k. Além disso, este potencial pode ser elevado por classes como: ArchPaladin, LightCaster, StoneCrusher, Arachnomancer e ArchFiend. A classe que mais pode elevar este potencial de dano sozinha é a ArchFiend porque buffa haste, crit chance e tem debuff de dobrar o dano no alvo instantaneamente.
Clique aqui para ver o segundo critério

Sustain

  1. Infinity Knight: mediano. Tem a Daybreak (3) com 50% de mitigação (dura 6 segundos) de dano + HoT ou stun. Sim, a mitigação de dano é fixa, vai sempre acontecer;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: médio/ruim. Tem a Silhouete/Shadow Warp (4) com +300% dodge (dura 4 segundos), mas a mesma skill é mais usada com o propósito de conversão de mana, situação esta onde você perde HP e recupera 30 de mana. Mas a classe tem um HoT progressivo? Não tem? Sim, ela tem, contudo, para se usar Exude/Devour (2) com o propósito de trazer este HoT significa que você tem de estar sob o efeito de Temporal Eclipse (5) e, se você for se preocupar com cura, você não vai bater ou vai bater muito pouco. Em resumo, esta classe sozinha só funciona bem com esponjas de HP;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: bom. Tem a Taking Eternity (3) que pode ser facilmente loopada e dá um HoT bacana. O mais interessante aqui, é que além de você receber um HoT, você também recebe um buff de dano na mesma skill que te cura, então, não precisa sacrificar dano por sustain.
Clique aqui para ver o terceiro critério

Multi-targetting

  1. Infinity Knight: acerta apenas 1 alvo;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: acerta até 3 alvos;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: apenas 1 alvo.
Clique aqui para ver o quarto critério

All-Rounder

Antes de mais nada, cabe explicar o termo “All-Rounder”. Ele, em resumo, é um sinônimo para Versatilidade. Em “versatilidade”, queremos dizer que, apesar da classe ter sido construída para uma função específica, ela pode exercer outras funções.

  1. Infinity Knight: não possui versatilidade alguma porque ela preenche apenas um nicho muito específico: explodir dano. Contudo, apesar de seu devastador poder de explosão, ela precisa compor sempre seus stacks e é uma classe que demanda certo tempo para isso. Sendo mais específico ainda, para solos de [mini]bosses de até 120k de HP, até agora não vi classe melhor. Além disso, por seu alto dano, HP relativamente alto e ter o poder de stunar e ter damage burst tem potencial para o PvP;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: é a classe mais versátil entre todas as de calendário. Tudo isso se deve ao fato de sua capacidade multi-tagetting. Contudo, apesar de seu modelo de mana funcionar melhor em farming (com mais de 1 alvo te atacando) ela não é tão boa para tal empreitada por conta de seu problema com sustain e dano. Adicionalmente, também é uma classe de se fazer PvP por conta de sua esquiva alta, dano praticamente inevitável, HoT e DoT;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: outra classe sem versatilidade alguma. Esta aqui só serve para solos contra bosses com HP alto (a partir de 150k de HP, porque é quando o tempo de stacking vai compensar no dano do nuke). Contudo, apesar de preencher um nicho muito específico, ela é muito eficaz no que faz por, além de ter dano alto, ter um sustain bacana.
Clique aqui para ver o quinto critério

Damage Burst

  1. Infinity Knight: é a classe que mais explode dano. Nunca vi outra igual. Seu único defeito, neste aspecto, é depender muito de sua hit chance para acertar os golpes e de ter, relativamente, um “timer sempre a ser executado” com duração relativamente grande de comparado a classes que nukam;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: sob este critério, o mais interessante sobre os danos mais altos da classe é que eles simplesmente NUNCA vão errar, então, se para você, importa mais acertar o dano que propriamente o montante de dano por si só, esta aqui é perfeita;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: a explosão aqui depende apenas de todo o trabalho de stacking de The Fourth Dimenson (5) e Eternal Deadlock (2) e o nuke acertar e dar crítico. Não é querendo passar a ideia de que a frequência que o nuke erra ou não dá crítico é alta, porque de fato não é. Mas é muito brochante quando alguma das duas alternativas acontece porque qualquer que seja a skill que você use, se não for Speed Abrasion (4), seu melhor crítico nela vai ser 2k e isso se atingir os 2k.
Clique aqui para ver o sexto critério

Mana

  1. Infinity Knight: possui sérios e irremediáveis problemas com mana. Estes, apenas se resolvem com o uso de consumíveis como Soul Potions e similares. Mana Awe aqui ajuda, mas está bem longe de resolver. Tudo graças a mecânica única de mana da classe incorporada ao modelo warrior de mana. Para maiores informações, vá até o guia;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: esta, depende muito do uso e experiência em lidar com a classe do próprio usuário dela. Ela não tem problemas com mana, mas tem seu uso complicado por ser uma classe difícil de lidar;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: ainda que você seja um babuíno pensante, é impossível ficar sem mana aqui.
Clique aqui para ver o sétimo critério

Custo

  1. Infinity Knight: US$ 16.95 + taxas + shipping. No final, deve sair entre 25-30 dólares tudo;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: 6k ACs;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: 6k ACs.
Clique aqui para ver o oitavo critério

Overall

“Overall” é um termo em inglês utilizado para balanço. É como um medidor de performance geral levando em conta certos quesitos. Aqui, considerarei para o overall das classes o dano X sustain.

  1. Infinity Knight: DoT alto, stun/HoT + mitigação = médio. Comentário: Tem mais dano que sustain, mas só cumpre um bom papel para este propósito quando enfrenta bosses com até 150k de HP;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: DoT com função de nuke, tem HoT, tem skill de dodge e dano praticamente inevitável = médio-alto. Comentário: Também possui mais dano que sustain, mas seu maior destaque é praticamente ter a impossibilidade de errar seus danos;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: nuke altíssimo + sustain confiável = alto. Comentário: Eu julgo a classe assim porque sozinha é a classe com maior potencial de dano e que possui o melhor sustain entre as classes de calendário, além, claro, de não precisar sacrificar sustain para dano.
Clique aqui para ver o nono critério

Potencial

Aqui, levaremos em conta o potencial pós-PTR e com potencializadores de dano (Consumíveis e outras classes). Não considerarei boosts porque não é todo mundo que tem algum boost considerável para ser mensurado. Contudo, darei indicações das classes sobre as quais boosts são mais ou menos efetivos.

Potencializadores de Dano

  1. Infinity Knight
    • Consumíveis
      • Potent Malice/Honor Potion e Dark Potions;
      • Elixires e Tônicos que deêm Intellect/Spellpower.
    • Classes
      • ArchFiend – haste (+10%) + aumento de dano (+75% instantâneo);
      • StoneCrusher – haste (+30%) + aumento de dano em (+40% stacks) + mitigação de dano (50%)
      • Arachnomancer – DOBRA o dano dos DoTs + DOBRA o dano no alvo (instantâneo) – esta é a mais efetiva quando o intuito é aumentar apenas a produção de dano da IK.
  2. ShadowWalker/Stalker of Time
    • Consumíveis
      • Potent Destruction Elixir;
      • Potent Malice/Honor Potion e Dark Potions;
      • Tônicos que aumentam Luck.
    • Classes
      • ArchFiend – haste (+10%) + crit chance (+30%) + aumento de dano (+75% instantâneo);
      • StoneCrusher – haste (+30%) + aumento de dano em (+40% stacks) + mitigação de dano (50%);
      • Arachnomancer – DOBRA o dano dos DoTs + DOBRA o dano no alvo (instantâneo) – esta é a mais efetiva quando o intuito é aumentar apenas a produção de dano da SWoT/SSoT.
        Nota:
         Não estamos considerando glitches.
  3. Eternal/Immortal Chronomancer
    • Consumíveis
      • Potent Destruction Elixir;
      • Potent Malice/Honor Potion e Dark Potions;
      • Tônicos que aumentam Luck.
    • Classes
      • ArchFiend – haste (+10%) + crit chance (+30%) + aumento de dano (+75% instantâneo) – esta é a mais efetiva porque ela praticamente garante o crítico do nuke e potencializa seu efeito;
      • LightCaster – haste, crit chance, dano e hit chance (+15%) com a mesma skill + aumento de dano (+150% stacks) – segunda melhor opção porque fornece um balanço entre haste, crit e hit chance e ainda tem um potencial de buff de dano de +165%;
      • StoneCrusher – haste (+30%) + aumento de dano em (+40% stacks) + mitigação de dano (50%);
      • Arachnomancer – dobra o dano no alvo (instantâneo).

Pós-PTR

Transportando nossa realidade atual para um cenário onde apenas o PTR é a realidade é que analisarei as classes e seus possíveis enhancements.

  1. Infinity Knight: é dito que Spellbreaker promete entregar mais Wisdom, atributo este, que, no PTR, promete ser o responsável por amplificar HoTs e DoTs. Se a quantidade de Wisdom que o enhancement der for realmente alta (pareando com o Intellect de Wizard), é bem possível que o dano aumente muito mais e melhore a hit chance;
  2. ShadowWalker/Stalker of Time: use Luck. E sempre será assim. Especialmente depois do buff que deram no Luck no PTR onde ele melhorou mais ainda o potencial de críticos e melhorou também as chances;
  3. Eternal/Immortal Chronomancer: use Luck. O motivo é o mesmo da de cima, porque, ainda que se tenha uma hit chance não tão alta, a classe foi desenhada mesmo só para o PvM/PvE, então, só importa é aumentar o cap do seu crítico mesmo.

Comparativo

Aqui serei bem objetivo, dizendo qual se sai melhor sob cada critério do item anterior. E ao final deste item, atribuirei uma pontuação. Três pontos se a classe estiver sozinha em algum quesito e um ponto se empatar com outra. Se o nome da classe não aparecer naquele quesito, são zero pontos.

Clique aqui para ver o primeiro critério

Dano: Eternal Chronomancer se estiver solo, ShadowWalker/Stalker of Time se estiver em grupo com um StoneCrusher/Arachnomancer/ArchFiend ou todos eles;

Clique aqui para ver o segundo critério

Sustain: Eternal/Immortal Chronomancer;

Clique aqui para ver o terceiro critério

Multi-targetting: ShadowWalker/Stalker of Time;

Clique aqui para ver o quarto critério

All-Rounder: ShadowWalker/Stalker of Time;

Clique aqui para ver o quinto critério

Damage Burst: Infinity Knight;

Clique aqui para ver o sexto critério

Mana: Eternal/Immortal Chronomancer;

Clique aqui para ver o sétimo critério

Custo: Immortal Chronomancer ou ShadowStalker of Time;

Clique aqui para ver o oitavo critério

Overall: Eternal/Immortal Chronomancer;

Clique aqui para ver o nono critério

Potencial: Vejo mais potencial entre as três na Infinity Knight porque ela opera com DoTs. Contudo, depende muito do que você quer da sua classe. Se ainda estiver em dúvida, leia o item seguinte.


Pontuação

Clique aqui para ver a Pontuação Final
  1. Eternal/Immortal Chronomancer (2018): 1 + 3 + 0 + 0 + 0 + 3 + 3 + 3 + 0 = 13
  2. ShadowWalker/Stalker of Time (2017): 1 + 0 + 3 + 3 + 0 + 0 + 3 + 0 + 0 = 10
  3. Infinity Knight (2016): 0 + 0 + 0 + 0 + 3 + 0 + 0  + 0 + 3 = 6

Então, ainda está perdido?

Pois bem, você não quer eu decida por você também né?

Pooooooooo… era exatamente nisso que eu estava pensando…

E depois eu falo que merece morrer e me acham ruim. Certo, vamos, então, simplificar as coisas para você. Lembre-se que as respostas afirmativas levam a indicação que eu vou dar.

Clique aqui para ver as perguntinhas indecentes

Tu é pobre? Escolha SSoT ou IC.

Tu é burro dicromático? Escolha IC.

Tu é masoquista gosta de coisas difíceis? Escolha SSoT.

Quer algo mais versátil? Escolha SSoT.

Quer damage burst? Escolha IK.

Quer fazer uns PvP doido? Escolha SSoT. Só escolha IK para PvP se você for gastar consumíveis.

Curte um solo com dano escabroso? Escolha IC.

Curte jogar com abiguinhos pelo amor de deus manda eles providenciarem para ontem uma StoneCrusher? Escolha SSoT.


AINDA NÃO SABE O QUE ESCOLHER?

Clique aqui para ver o que você DEVE escolher

Considere apenas:

CUSTO X BENEFÍCIO

Tá bom assim? Simplifiquei o suficiente?

Immortal Chronomancer para solos e nada mais além disso porque sola bem e é fácil de lidar.

ShadowStalker of Time se você quer fazer solos e farmar com a mesma classe. Também é boa para o PvP. Apesar de tudo, é EXTREMAMENTE DIFÍCIL DE LIDAR. E estou dizendo isso porque você é burro o suficiente para abrir a tag spoiler dessa seção.


Considerações Finais

É, esse comparativo me secou o sangue. Depois eu penso em alguma coisa pra por aqui.

Só ouve minha musiquinha aí e deixa o teu comentário que tá ótimo.

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