[Guia] Chronomancer – Prime

Olá jovens do submundo, como vão? Espero que bem! Como todos já sabem, as classes de calendário retornaram ao jogo e algumas delas, como a Chronomancer por exemplo, receberam um rework em seus kits, tornando-as em classes extremamente poderosas e efetivas. Cá estou eu para trazer a vocês um guia ATUALIZADO quanto a Chronomancer e sua variante disponível por ACs: a Chronomancer Prime! (SIM, ELAS SÃO A MESMA COISA DA OUTRA, MUDANDO APENAS O NOME E DESIGN). Clica aí e vem conferir mais um guia que acabou de sair do forno ^^

Clique no link abaixo que você será direcionado para a parte do guia que você deseja visualizar.


A Chronomancer – Prime (vulgo CMP) é uma classe de base Híbrida, focada inteiramente em combates envolvidos a um único alvo. Como é a classe matriarca das famigeradas “nukers” (classes focadas em estocar e liberar dano massivo), sua mecânica segue o mesmo padrão, ou seja, acumular/stackar efeitos e nukar. A ressalva nesse caso é que, diferente de nukes colossais e longos que são o padrão das Chronos mais recentes, a CMP tem sua mecânica concentrada em nukes mais “fracos” e extremamente rápidos.

Para saber mais sobre as capacidades da classe e também o quão boa ela é em comparação com as outras, clique aqui. Nisso você será redirecionado a uma tabela atualizada e feita pelos youtubers Shiminuki e Molevolent.

Regeneração de mana: Chronomancers ganham mana com todos os hits em combate, sendo mais efetivo em críticos. Também recupera mana pra cada golpe recebido de seus alvos. (Modelo da Warrior)

Caso não entenda o que significa o modelo de mana listado, clique aqui e você será redirecionado para nosso post tutorial que explica acerca dos modelos de recuperação de mana e outros pontos importantes relacionados a classes.

Design: Chronomancer

Design: Chronomancer Prime

Descrição: Como manipuladores celestes, os Chronomancers alteram o fluxo do tempo com adivinhações sobrenaturais e perícia sobrenatural.


Cada versão possui um método de aquisição diferente, que são:

Heromart – Raro (Chronomancer): A class atualmente está rara, mas poderia ser obtida na compra do calendário da AE do ano de 2011 em meados de 2010 – 2012. O calendário custava em torno de 18 dólares, o que atualmente (na data de criação deste guia) estaria na margem dos R$ 150,00 com o frete incluso. Para adquiri-la basta acessar o seu Book of Lore, Badges, Heromart Badges e Callendar 2011;

Heromart – Raro (Chronomancer Prime): Necessário ter o código do calendário de 2011. Feito isso basta acessar o seu Book of Lore, Badges, Heromart Badges e Callendar 2011;

Adventure Coins (Chronomancer Prime): Por meio da compra da compra da 2011 Timelock Key no shop do NPC Stryche em /heromart. Custa 6000 ACs e não pode ser vendida, então tome cuidado antes de comprar, pois não tem volta. Após a compra da Key, você poderá abrir um shop e pegar a Chronomancer Prime (nome da versão por ACs) e o resto dos itens do set todos por 0 AC;

Heropoints (Chronomancer Prime): Por meio da compra direta no Merge Shop do NPC Stryche em /heromart. A classe estará disponível por 5 Heropoints, os quais podem ser adquiridos quase que exclusivamente no shop da Heromart. Lembrando também que NÃO SÃO TODOS OS ITENS QUE DÃO HEROPOINTS, apenas os que você encontra nesse link aqui irão recompensá-lo com os pontos;


Recomendo fortemente que usem armas estáveis ou no máximo semi-instáveis com essa classe, devido a cura da mesma ser influenciada diretamente pelo DPS da arma equipada.


A classe é de base Híbrida, possui uma boa velocidade/chance crítica e conta com o modelo da Warrior para regenerar Mana. Tendo isso em vista, fica nítido que Lucky será a melhor escolha pra essa classe. Já quanto aos Awe Enhancements, você poderá optar pelo Spiral Carve ou Awe Blast (Awe Blast em especial, já que sua chance de ativação é maior e o efeito do Spiral é redundante na classe) para focar inteiramente no potencial ofensivo ou utilizar o Health Vamp para facilitar a sobrevivência da classe.

Como sempre, recomendo fortemente que testem os enhancements (sejam os Awe ou comuns) e vejam qual melhor encaixa no seu estilo/percepção de jogo.


Os danos registrados abaixo seguem estes requisitos:

  • Nível 100;
  • Enhancement no Modo Único + Awe Blast;
  • Arma estável genérica (27-35);

Rank: 1 / Cooldown: 2 segundos / Dano da arma: 100% / Físico.

Um ataque básico, ensinado a todos os aventureiros.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

O ataque automático de sempre. Causa um dano bom e será sua principal fonte de regeneração de mana, seja pelo próprio modelo de Mana que a classe usa ou pelos Awe Enhancements.

Seu dano é razoável, podendo passar um pouco da marca dos 1000-1200 nos críticos e será um excelente combustível (à longo prazo) para sua principal skill de dano, a qual falarei mais a frente.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 1 / Cooldown: 1.5 segundos / Custo de Mana: 3 / Físico – Mágico.

Causa dano ao alvo e aplica Temporal Rift em você. Acumula até 4x, dura 30 segundos e é usado por suas outras habilidades.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Pode-se dizer que essa é a skill mais importante da classe, afinal ela influenciará diretamente quase todas as suas skills. Dentre os principais pontos dela temos:

  • Seu custo de mana é pífio e o cooldown é menor ainda, tornando-a uma habilidade extremamente efetiva, rápida e fácil de se acumular;
  • Suas stacks são responsáveis tanto por gerenciar a parte defensiva quanto ofensiva da classe, tornando obrigatório o uso da skill quantas vezes for possível;
  • À médio/longo prazo a habilidade provê um bom DPS pra classe;

Quanto a restrições de uso… bem, acho que nem preciso dizer o “Use o máximo de vezes que puder, sempre que possível”, certo? Até porque, com tanta vantagem e literalmente nenhum contra quanto ao uso, a recomendação que dou é… SPAMME, SPAMME MUITO!

Clique aqui para ver a animação


Rank: 2 / Cooldown: 12 segundos / Custo de Mana: 10 / Físico – Mágico.

Reverte o tempo para se curar. A cura é aumentada pra cada acúmulo/stack de Temporal Rift. Também aplica Time Warp, aumentando sua velocidade em 20% por 12 segundos. A cura sempre será crítica.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Eis aqui sua habilidade de suporte. Embora a descrição faça imaginar que a cura é estrondosa, ela na verdade é pífia, atingindo um pouco mais de 1000 de cura com todas as 4 stacks de Temporal Rift. De quebra, a mesma também concede um efeito excelente (Time Warp) para auxiliar a recuperação de mana e DPS da classe, afinal 20% a menos nos cooldowns é um incrível acréscimo pra uma classe com um nuke poderoso.

Tendo esses pontos em vista, a skill melhorou absurdamente em comparação ao que era, afinal agora a mesma não consome suas stacks/acúmulos de Temporal Rift, tornando o uso da classe ainda mais prático e rápido.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 3 / Cooldown: 6 segundos / Custo de Mana: 20 / Físico – Mágico.

Se Temporal Rift estiver ativo, causará dano ao seu alvo com base em todo dano que você causou nos últimos 10 segundos enquanto ele estava ativo. O dano aumenta a cada acúmulo/stack de Temporal Rift e consome essas stacks. Tem 80% de chance adicional de ser um golpe crítico.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Jaz aqui o nuke da classe, o qual chega a ser escroto de tão forte/ridículo que é devido ao seu cooldown ínfimo e baixo custo de mana se compararmos com o impacto que ela agrega ao kit da classe. Enfim, deixando os desabafos de lado, essa skill causa dano baseado em duas coisas:

  • TODO o dano que você causou desde a primeira aplicação de Temporal Rift até 10 segundos depois disso;
  • Suas stacks de Temporal Rift, ficando assim no ápice do potencial de dano quando está com as 4 stacks desse efeito;

Isso aí é a explicação hiper resumida desse efeito, e caso você queira entender por completo sua funcionalidade, basta clicar aqui e conferir os comentários da skill Temporal Collapse (5) que lá eu explico mais a fundo sobre ela. Caso sua intenção seja só entender por cima, essa é a skill que causa aqueles danos acima de 100.000 que você vê no YouTube, Reddit e afins, e que, pra causar tudo isso bastará você causar o máximo de dano que puder enquanto estiver sob efeito de Temporal Rift.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 5 / Cooldown: 12 segundos / Custo de Mana: 15 / Mágico.

Dobre o tempo para o seu alvo, aplicando um DoT nele que duplica seu dano a cada tick. Também reduz a chance de esquiva do alvo em 15% e dura 10 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Habilidade de suporte da classe. Aplica um DoT fraco no alvo (Riftburn), o qual possui seu dano dobrado a cada tick que sobe na tela, chegando um pouco acima de 1000 de dano na sua 5° e última stack. De quebra, também auxilia no DPS da classe ao reduzir levemente a evasão do oponente (embora seja mais um bônus adicional mesmo).

Um ponto importante quanto ao uso dessa habilidade é que não vale a pena spammá-la, até porque o efeito Riftburn é e não é “loopável” ao mesmo tempo (ou seja, pode ser mantido ativo durante todo o tempo). Como assim? Bem, você pode usar a skill antes do efeito acabar, porém ao fazer isso, o efeito que já estava ativo será removido e um novo será aplicado, fazendo assim com que o dano provindo do DoT recomece a cada vez que usar a skill Riftburn (5).

Logo, conclui-se que é uma skill até estratégica, afinal caso você simplesmente spamme-a o DoT praticamente não crescerá e acabará tirando um bom suprimento de dano para a sua skill Rift Collapse (4). Use-a com sabedoria.

Clique aqui para ver a animação


A Chonomancer possui 2 passivas, sendo ambas adquiridas no rank 4, que são:

  • Fall Back (4): Aumenta sua Evasão em 15%;
  • Spring Forward (4): Aumenta sua Chance Crítica, Precisão e Velocidade em 8%;
Clique aqui para ver os comentários sobre as Skills

Nada demais a comentar, afinal todas são bons acréscimos ao kit da classe, acrescentando um pouco mais de defesa e DPS pra classe com todos esses buffs leves. Sendo assim, vamos em frente.


  • Custos de mana e cooldowns pífios;
  • DPS alto e constante;
  • Possui um bom sustain;
  • É absurdamente rápida em solos, sendo uma das top Tier em solo quando o assunto é dano;
  • Poderosa e extremamente fácil/simples de usar;
  • Design maravilhoso;


  • Embora conte com um bom sustain, o mesmo não é capaz de manter a classe firme contra monstros que causem mais que 600 de dano (algo que pode ser parcialmente resolvido com o uso do Awe enhancement Health Vamp);
  • Defesa da classe é praticamente inexistente;
  • Mesmo contando com um incrível potencial de dano, a mesma possui uma certa dificuldade em causar danos exorbitantes (acima de 300.000, isso solo), algo que pode ser solucionado com suportes;
  • Preço incrivelmente salgado, afinal são (no mínimo) 6000 ACs em uma classe, o que atualmente está custando em torno de R$ 75,00;
  • Embora conte com nukes rápidos, a falta de defesa na classe deixa muito a desejar em solos medianos;


Solos: Antes de iniciar o combate, use Rift Inversion (3) para entrar na luta com o buff na velocidade. Feito isso, você terá duas escolhas:

  1. Começar com Temporal Strike (2) para já aplicar Temporal Rift e acumular dano, seguido de Riftburn (5) para diminuir a evasão do alvo e facilitar a produção de dano da classe;
  2. Começar com Riftburn (5), diminuindo a evasão do alvo e tornando seus golpes mais precisos para só então começar a usar Temporal Strike (2) e ir acumulando stacks de Temporal Rift;

Feito isso, basta acumular 4 stacks de Temporal Rift com a Temporal Strike (2) e soltar um grande dano no alvo com a Rift Collapse (4). Feito isso, repita a sequência até o oponente morrer.

Resumidamente: 3 – 2 – 5 – 2 – 2 – 2 – 4 ou 3 – 5 – 2 – 2 – 2 – 2 – 4.

Nota: Sempre que for usar a sequência pela segunda vez, lembre de aguardar o efeito Riftburn acabar antes de usar a Rift Collapse (4) para maximizar o dano do nuke.

Clique aqui para ver uma demonstração de solo 


Clique aqui para ver uma demonstração de solo com boosts de dano (NSoD)


PvP: Não recomendo que use a classe nessa categoria, mas caso venha a usá-la aqui… apenas repita o combo de solo diminuindo um uso de Temporal Strike (2) para o caso do alvo ter pouco HP.

Resumidamente: 3 – 5 – 2 – 2 – 2 – 4 quando precisar se curar.


Se você acompanhou o guia até aqui, deve ter percebido que a classe não possui um diferencial que a permita ser boa em PvP, até porque existem várias classes com kits extremamente absurdos para essa categoria. Sendo assim, um Chronomancer não representa muita ameaça em uma situação de 1v1, ou seja, não será preciso muito esforço para derrotá-lo. Aqui vai uma lista de predadores da CMP:

  • (Imperial) Chunin: Poderoso debuff de redução na precisão, bons danos, alto alcance em todas as suas habilidades além de um slow forte;
  • Rogue: Alta evasão e velocidade, sendo capaz de derrotar o Chronomancer sem sequer tomar um único golpe;
  • ShadowScythe General: Câncer do jogo;
  • Evolved Shaman: Stun, slow, stun, slow, stun, slow…


Uma classe simplesmente E S P E T A C U L A R. Seu desempenho é tão incrível em solos comuns que desde o momento que a adquiri, a classe não saiu mais do meu inventário de tão boa que é. Sim, eu sei que ela não causa milhões de dano em um único tapa, não tem uma evasão surreal e/ou outros efeitos que a tornem viável em outras situações, PORÉM a CMP é extremamente divertida e gostosa de se usar, afinal quem não gosta de quase não desperdiçar neurônios com uma classe e ver aqueles críticos altos e lindos na telinha?

Quanto a essa classe valer a pena, eu digo que … Caso você tenha condições de adquiri-la, compensa E MUITO ter ela no seu inventário, e isso vale até mesmo para aqueles que possuem as top tiers de solo (ShadowWalker, Underworld e Corrupted Chrono), até porque essa classe – diferente das sucessoras Super, Ultra, Hiper, Mega Overpowers – conta com um kit muito simples e divertido de se usar, fora que a mesma (pelo menos em monstros que possuam até 300k de HP) consegue ser tão efetiva quanto as outras.

Bom, foi isso pessoinhas! Lembrando que a partir dessa semana, irei trazer os guias atualizados das classes de calendário e aquelas que receberam mudanças recentes. Aqui despeço-me de vocês e deixo o pedido para que lançem suas opiniões quanto o guia na aba de comentários (se gostaram, tem algum erro ou querem dar alguma sugestão, etc). Um bom dia a todos e até a próxima! ^^

39 comentários sobre “[Guia] Chronomancer – Prime

  1. ah as 3 classes que eu mais desejava ter são: Chronomancer, Chronocorruptor, e a Timekiller são as que eu mais queria mas não posso ter(2 motivos: 2 Estão raras, e a outra não tenho dinheiro pra pagar

  2. Faço um apelo aos membros do blog, a algum tempo, eu e um amigo meu, ultra maxima, estavamos fazendo uma fic do aqw, Chaos War of Battleon. Nossa fic tem ficado sem atualizações, por isso queria fazer um pedido: Aqueles que estiverem interessados, tenho vagas para novos co-autores na fic, basta me mandar uma mensagem para o meu perfil no AS(já que a fic e no Anime Spirit). Por isso aqueles que gostarem de aqw, terem uma conta no Anime Spirit e tiverem idéias para a fic vou deixar o link do meu perfil:

    http://animespirit.com.br/supercandido

  3. A classe atualmente, está rara porém, antigamente podia ser obtida na compra do calendário da AE do ano de 2011.

    errado… não se deve usar porém quando você não irá fazer uma contradição, quando você escreveu porém, deu a ideia que ia mostrar um outro jeito de conseguir, mas não deu… ou seja, o certo seria: A class atualmente está rara, só podia ser obtida na compra do calendário da AE do ano de 2011.

    e ótimo tutorial.

      • isso, sem dizer que alguém pode escolher ela no SUATMR… mas duvido que ele viria aki ver o tuto pois provavelmente nunca um brasileiro irá ganhar xD

        • Mesmo assim isso não acaba com a raridade dela eu sabia do SUATMR e dos outros métodos de obte-la porém, isso não muda o fato dela ser rara e.e.

        • bom que tal tentarmos… criar um conta compartilhada completar uns 500 AE extras e por mt member… será que ganha? pois diz que a cada AE extra completado é mais chance de ganha e blabla assim como quem tem member… mas ainda assim duvido que algum brasileiro ganharia se fizesse isso…

  4. Ótimo Guia Dan, pena que não me serviu de nada, afinal eu não tenho essa belezura de Class #cry

  5. daniel dark1,queria saber se aindo tem como comprar o calendario da AE,por favor,me diga se ainda tem como.

  6. ganhei o Ultimate Item of Donated Awesomeness na wheel e o post me ajudou muito

    Valeu Dani voce fez toda a diferença na minha vida -qq

  7. Vou surtar agora. Eu tinha conseguido esse item Donated item of Ultimate Awesomeness mas vendi porque não sabia que dava pra guardar itens tag AC no banco. Vou me matar.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.