[Guia] Underworld Chronomancer

Olá indivíduo do vazio, como você está? Espero que bem! Hoje, depois de longos dois anos, venho trazer o guia de uma classe que poucos possuem e que muitos gostariam de ter: a Underworld Chronomancer! Sim, ela mesma. A rainha dos mindblows, mestra dos brainstorms, uma das pouquíssimas classes do jogo que possuem a capacidade de serem ditas como “difíceis de se usar”.

Nota: Nós do AQWCangaceiros não nos responsabilizamos por quaisquer danos cerebrais severos que esse guia poderá causar, logo veja por sua própria conta/risco e só leia caso tenha MUITA paciência.

Clique no link abaixo que você será direcionado para a parte do guia que você deseja visualizar.


A Underworld Chronomancer (UCM) é uma classe de base Híbrida com funcionalidade igual a sua antecessora: possui uma mecânica que varia conforme você alterna entre os consumíveis que vêm junto da classe, logo possui uma variedade imensa de mecânicas e formas de uso. Caso você tenha domine bem o inglês, deixo como recomendação que confira o guia em inglês dele clicando aqui, o qual está mais detalhado sobre a classe e a aborda de forma mais técnica.

Para saber mais sobre as capacidades da classe e também o quão boa ela é em comparação com as outras, clique aqui. Nisso você será redirecionado a uma tabela atualizada e feita pelos youtubers Shiminuki e Molevolent.

Regeneração de mana: Underworld Chronomancers ganham mana a partir de todos os hits em combate, sendo mais efetivo em críticos. A quantia ganha é proporcional ao dano causado em relação ao seu HP total (Modelo da Mage).

Caso não entenda o que significa o modelo de mana listado, clique aqui e você será redirecionado para nosso post tutorial que explica acerca dos modelos de recuperação de mana e outros pontos importantes relacionados a classes.

Design (Unissex):

Descrição: O tempo não tem significado nas profundezas do submundo … A menos que você seja um Chronomancer!


A classe possui método de obtenção único (e pago, vale lembrar) que é:

Heromart (Special offer): Para se tornar um Underworld Chronomancer você precisa comprar o calendário de 2020 no site da Heromart.com. Ele está disponível por $19.95 dólares, que convertendo para reais está em torno dos R$ 110.00, e isso desconsiderando o frete, logo o valor deve sair na casa dos 150 a 170 reais dependendo de onde você more.


ES-TÁ-VEIS. A razão pela qual darei muita ênfase no uso de estáveis aqui é porque, inicialmente, a classe não terá tanto dano para repor sua mana (isso desconsiderando que você esteja com itens que aumentem o dano) e como a mecânica base da mesma é estocar e liberar dano, armas instáveis poderão ser um grande tiro no pé – isso caso não possuam quaisquer bônus de dano -, logo fica recomendação de usarem estáveis.


A classe é Híbrida e suas skills também, logo o Lucky será o camisa 10 da classe e será o melhor amigo da mesma para amplificar seu DPS. Sim, eu sei que o nuke da classe é inteiramente mágico, porém ainda que seja, usar Wizard só vai prejudicar o desempenho da UCM como um todo. Mais a frente você entenderá o porquê.

Sobre os Awe Enhancements, aqui teremos 3 (4 na verdade, mas darei ênfase nesses 3): Awe Blast, Health Vamp e Mana Vamp (Spiral Carve também serve como substituto para Awe Blast, mas não recomendo). Sobre o porquê desses 3, temos:

  • AWE BLAST: Numa situação de solo (ou combates em grupo), ele será de longe o mais útil tanto pelo dano que causa, quanto os debuffs aplicados no alvo e a chance de ativação em si. Quando quiser focar inteiramente em causar dano, use ele ou Spiral Carve que você terá o melhor DPS possível;
  • HEALTH VAMP: O seu melhor amigo quando for usar a mecânica de maior dificuldade da classe (ou simplesmente se estiver tendo problemas em se manter vivo). Use sempre que estiver com o Hourglass of Transience ativo (explicarei mais a frente);
  • MANA VAMP: Muito improvável que venha a precisar desse, mas caso esteja com dificuldades em manter a mana ao efetuar as Rotações (algo quase certo quando estiver usando a classe com um nível inferior a 70), fica de sugestão usá-lo.

Como sempre, sugiro que experimentem ambos Awe Enhancements e vejam qual deles fica melhor nas suas UCMs (embora alguns se mostrem obrigatórios em determinadas situações).


Os danos registrados abaixo seguem estes requisitos:

  • Nível 100;
  • Enhancement no modo único + Awe Blast;
  • Arma estável genérica (27-35);

Rank: 1 / Cooldown: 2 segundos / Dano da arma: 100% / Físico.

Causa dano com base no dano da arma. 

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

O auto attack comum do jogo. Embora não conte com bons danos ou efeitos (isso inicialmente) ele será o seu melhor amigo quando o assunto for recuperar mana, afinal ele causará sozinho de 1000 a 1300 nos críticos.

Por que dei ênfase no “inicialmente”? Pelo simples fato de que é possível atribuir efeitos e mecânicas adicionais ao mesmo, seja como dano ou suporte. Mais a frente irei explicar como fazê-lo.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 1 / Cooldown: 2,5 segundos / Custo de Mana: 15 / Físico – Mágico.

Causa dano ao seu alvo e aplica Temporal Rift a você. Temporal Rift se acumula 4 vezes, dura 30 segundos e é usada por suas outras habilidades.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

A base para todo potencial ofensivo da classe, afinal sem ela você causará tanto dano quanto um Warrior e tampouco terá formas efetivas de se curar (Sim, o efeito dela afeta até sua cura).  O dano dessa skill é ínfimo, podendo chegar a até incríveis 200 de dano (isso desconsiderando todos os buffs que a classe consegue/pode ativar), porém a sua utilidade não é causar dano e sim dar suporte a todas suas outras habilidade, algo que ela faz muito bem.

Sobre recomendações de uso… procure usá-la sempre que puder, afinal seu custo de mana é baixo e conta com um cooldown menor ainda, logo é relativamente fácil/rápido de acumular as 4 stacks. Não só isso, ao usar a classe você perceberá que suas habilidades serão influenciadas tremendamente pelas stacks de Temporal Rift (tanto é que cada stack adicional aumenta e muito os efeitos/danos), logo pode-se dizer que será o efeito combustível da classe.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 2 / Cooldown: 8 segundos / Custo de Mana: 30 / Físico – Mágico.

Inverte o tempo para curar você. A cura é aumentada por stacks de Temporal Rift e consome essas stacks.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Sua principal habilidade de suporte (isso desconsiderando os efeitos adicionais). Como já descrito, ela restaura seu HP com base nas stacks de Temporal Rift – efeito esse que você ativa ao usar a Timeless Rift (2) – podendo restaurar quantias absurdas de HP.

Uma informação valiosa: Essa skill poderá aplicar diversos efeitos a depender dos Hourglasses e Timepieces que você tiver equipado, porém como dependerá somente dos consumíveis, deixarei para explicá-los mais a frente.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 3 / Cooldown: 6 segundos / Custo de Mana: 20 / Físico – Mágico.

Aplica Corruption Through Time em si, aumentando em 20% toda sua produção de dano por 10 segundos. Não acumula.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Skill de suporte ao dano causado. Como já descrito, você aplicará o efeito Corruption Through Time (CTT) em si, aumentando todo o seu potencial de dano em 20% por duradouros 10 segundos. Some o fato do tempo de efeito ser inferior ao cooldown da skill e você terá, como resultado, um buff permanente e loopável de 1/5 no seu DPS (lembrando também que esse efeito afeta a cura, logo a restauração de HP ficará ainda melhor).

Um fato importante sobre essa habilidade é que ela possui a maior lista de efeitos dentro do jogo, isso quando consideramos os consumíveis adicionais da classe (quase todos influenciam diretamente essa skill). Novamente, deixarei para listá-los mais a frente.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 5 / Cooldown: 15 segundos / Custo de Mana: 35 / Mágico.

Causa dano ao seu alvo com base no dano que você causou nos últimos 10 segundos enquanto estava sob os efeitos de Temporal Rift. Consome todas as stacks de Temporal Rift.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Eis aqui o seu majestoso e poderosíssimo nuke (como de praxe das classes de calendário). Aqui darei duas explicações: uma simples e bem enxugada, outra com mais detalhes e explicando sua funcionalidade no total.

Explicação Simples: Como já descrito, você causará dano com base no dano causado enquanto estava com as stacks de Temporal Rift da sua skill Timeless Rift (2). Basicamente, você precisará ter usado a Temporal Rift (2) ao menos uma vez antes de usar essa, do contrário ela causará 0 de dano, e com as 4 stacks você poderá causar mais de 200k de dano (isso desconsiderando os consumíveis, no qual o dano dessa habilidade pode chegar facilmente na casa dos milhões).

Explicação Extensa: Assim como as antecessoras, o dano dessa habilidade será influenciado por 2 fatores:

  • TODO o dano que você causou desde a primeira aplicação de Temporal Rift até 10 segundos depois disso;
  • Suas stacks de Temporal Rift, ficando assim no ápice do potencial de dano quando está com as 4 stacks desse efeito;

Como pode ter ficado um pouco confuso, darei um resumo sobre esse funcionamento para você e explicarei cada um dos pontos acima em dois tópicos. Bom, primeiramente:

  1. Após ter usado a skill Timeless Rift (2) e ter aplicado o efeito Temporal Rift pela primeira vez, pelos próximos 10 segundos TODO o dano que você causar será acumulado (isso vale para dano vindo de suas skills ou causado pelos enhancements Awe). Passado esses 10 segundos, ele se esvairá e você terá de voltar a acumular dano;
  2. Cada stack de Temporal Rift servirá como uma espécie de multiplicador, podendo chegar a até 2.3x com as 4 stacks do efeito;

Para facilitar o entendimento, considere esta situação: Suponha que você causou 1000 de dano dentro desses 10 segundos e acumulou as 4 stacks de Temporal Rift. Ao fazer isso, você usa o seu nuke Temporal Collapse (5). Quanto de dano irá causar? Se você disse 2300, está absolutamente correto, afinal basta pegar esses 1000 de dano multiplicar por 2.3 e tcharam, você terá o dano do seu nuke.

Sei que essa explicação pode parecer redundante e desnecessária, afinal foram mais de 3 parágrafos para dizer “ATIVE SEMPRE AS 4 STACKS DE TEMPORAL RIFT E SOLTE O NUKE”, porém esses conceitos serão importantíssimos de se entender, isso caso você almeje usufruir de TODO o potencial ofensivo/defensivo da classe.

Clique aqui para ver a animação


A UCM possui 3 passivas, sendo uma delas adquirida no rank 1 e duas no rank 4, que são:

  • Timesmith (1): Iniciando no rank 1, você poderá equipar Hourglasses, Corruptions e Timepieces para melhorar suas habilidades; 
  • Sandskin (4): Aumenta sua evasão em 10%;
  • Cosmic Energy (4): Aumenta em 7% a sua precisão, chance de críticos e velocidade;
Clique aqui para ver os comentários sobre as Skills

Começando pelas de rank 4 (até por uma questão prática) temos duas passivas que auxiliarão tremendamente a classe, afinal tomando a ScorpionCosmic Energy como exemplo, você contará com um leve porém importante aumento na sua produção de danos, afinal você errará menos suas habilidades, causará mais críticos e ainda terá um DPS melhor com o bônus de velocidade (isso sem esquecer que recuperará mais mana).

Continuando com a Sandskin, embora seja um leve aumento na sua evasão, ele será de IMENSA ajuda na principal build da classe, a qual falarei logo mais na aba de [Consumíveis] e [Conceitos].

Por fim temos a Timesmith, a passiva de extrema importância para a classe, afinal ela é a responsável pela UCM possuir a mecânica mais maleável/variada do jogo, tornando-a assim uma espécie de “20 classes em 1”. Ela permite à classe usar combos de consumíveis, possibilitando que você misture Hourglasses com Timepieces ou com Corruptions (sim, caso você tenha a Corrupted Chronomancer você poderá usar os Corruptions dela com essa classe, e vice-versa). Como esse guia é inteiramente da UCM, listarei apenas os Hourglasses e Timepieces. Caso queira conferir os combos usando Corruptions, clique aqui.


Chegamos ao ponto chave da classe: os Consumíveis. Como já descrito, a classe conta com Hourglasses e Timepieces para realçar e modificar sua mecânica podendo assim assumir posturas totalmente ofensivas, defensivas, meio termo entre as duas, o extremo dos dois… enfim, deixar a UCM da forma que preferir.

Tendo isso em vista, teremos 3 de cada um desses consumíveis (ou seja, 3 Hourglasses e 3 Timepieces). Os Hourglasses são os mesmos da Corrupted Chronomancer (CCM), porém, ao invés das Corruptions nós teremos as Timepieces aqui. Logo abaixo listarei cada um, seus efeitos e comentários sobre os consumíveis, respectivamente, que são:

Pelas próximas 2 horas (ou até você morrer), sua skill Distortion Through Time (4) (ou DTT (4) pra abreviar) agora aplicará diversos buffs novos (que só desativam ao usar outro Hourglass), a saber:

  • Welcome to Paradise: Aplica um MoT (Mana Over Time ou Mana ao longo do Tempo) de 20 por tick e um HoT (Heal Over Time ou Cura ao longo do Tempo), reduz em 40% todo dano recebido, aumenta em 30% sua velocidade;
  • Price of Paradise: Reduz em 40% sua chance crítica e toda sua produção de dano;
  • Toggle A: Efeito condicional para ativar Toggle B;
  • Usar DTT (4) estando sob efeito de Toggle A irá ativar Toggle B, efeito esse que removerá tanto Welcome of Paradise quanto Price of Paradise. Também aplica Toggle C, efeito que remove Toggle B e também é condicional para ativar Toggle A;
  • Usar DTT (4) enquanto Toggle C estiver ativo irá aplicar Toggle A, reativando assim os efeitos Welcome of Paradise e Price of Paradise;

Cooldown: 6 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre o Hourglass

O Hourglass menos efetivo da classe, diga-se de passagem, mas que vale a pena mencionar, explicar sua funcionalidade e dar algumas sugestões de onde/como usar seus efeitos.

Como já descrito, ele ativa uma série de efeitos defensivos e que auxiliam na manutenção geral da classe. Dentre seus efeitos, o Welcome of Paradise é maravilhindo, afinal a cada 2 segundos você receberá 20 de mana, uma tick de cura que varia entre 90 a 150 (podendo ser maior ou menor a depender dos enhancements/nível), um ótimo buff defensivo que reduzirá em 40% todo dano que você venha a receber e ainda por cima um lindo aumento de 30% na sua velocidade.
Não só isso, esse efeito ficará ativo por 2 HORAS (ou até você morrer) desde a primeira vez que você usar a skill Distortion Trought Time / DTT (4). Atualmente esse Hourglass está bugado quando usado na UCM (ou é pra funcionar desse jeito e não informaram) pois o certo deveria ser os efeitos ativarem e desativarem a cada vez que a skill DTT (4) fosse usada (tanto é que os efeitos Toggle A/B/C servem justamente para essa mecânica existir). Tendo isso como base, pode-se concluir que o efeito Toggle B está com defeito, algo que de certa forma é ótimo, tendo em vista que os buffs irão permanecer durante um longo tempo.

Porém, como todo grande poder vem com um risco/custo de uso proporcional, ele também ativa o Price of Paradise, sendo esse o principal responsável por sucatear o Hourglass, afinal, por longas 2h você causará 40% menos dano de suas skills e ainda terá sua chance crítica reduzida no mesmo valor. Graças a esses debuffs, sua produção de dano fica no nível da Void Highlord em solo (O que não chega ser uma catástrofe, mas é bem ruim se levarmos em conta que essa é uma classe de calendário com grande potencial de dano), até porque você quase nunca vai obter hits críticos usando apenas esse Hourglass e vai causar quantias pífias de dano.


Pelas próximas 2 horas (ou até morrer) você ficará com o efeito Hourglass of Power. Usar sua skill Hourglass Reversal / HR (3) enquanto Hourglass of Power estiver ativo aplicará Power, aumentando assim a maioria dos seus stats secundários em +10% por 30 segundos. Não acumulam. Este aumento inclui Dano Causado, Velocidade, Chance de Críticos, Dano Crítico, Precisão, Evasão e Redução de Dano.

Nota: Não informaram se já foi corrigido, mas antes esse Hourglass estava com um bug e ao invés de aumentar, estava reduzindo a evasão da classe em 10%;

Cooldown: 6 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre o Hourglass

O 2° melhor Hourglass da classe, isso se formos considerar apenas o fato de ele não agregar debuffs quando é usado.

Em resumo, ele é o total oposto do anterior. Enquanto o Paradise é focado na capacidade defensiva e de sobrevivência da classe, esse é quase inteiramente ofensivo (ênfase no quase, afinal ele também reduz o dano recebido e aumenta a evasão). Embora o valor dos buffs sejam pequenos (10% em tudo) e contarem com um tempo de efeito bem menor, ele dará um desempenho absurdamente melhor na classe, afinal você terá uma maior facilidade em spammar skills, causar/estocar dano, se curar, regenerar mana (inferior ao Paradise, porém mais que o suficiente para usar a classe de forma tranquila) e manter-se firme no combate.

Não só isso, dentre os 3 Hourglasses, ele é o mais fácil de se usar e manusear para obter excelentes resultados, afinal basta usar apenas ele e seus nukes poderão facilmente passar os 200.000, fora que é extremamente versátil e simples de se fazer combos, ao contrário do próximo que eu irei comentar agora.


Pelas próximas 2 horas (ou até morrer) você ficará com o efeito Hourglass of Transience ativo e suas skills ganharão os seguintes atributos:

  • Usar Distortion Through Time (4) ativará “Transient” e “Volatile” em você por 10 segundos. Transient aplica um DoT crescente na classe enquanto Volatile servirá de efeito condicional para aplicar Ephemeral;
  • Usar Distortion Through Time (4) enquanto estiver com “Volatile” ativo aplica “Ephemeral” por 5 segundos, aumentando sua evasão e TODA sua produção de dano em 50%;
  • Usar Hourglass Reversal (3) enquanto Transient estiver ativo, aplica Stabilize e Incorporeal por 10 segundos. “Incorporeal” aumenta sua Endurance (parte do seu HP) e Velocidade em 50%, enquanto Stabilize remove Transient e Ephemeral;
  • Usar Timeless Rift (2) enquanto estiver sob efeito de Transient aplica Flow no alvo, aumentando o dano que ele recebe em 8% por 5 segundos, podendo acumular até 3x;
  • Usar Timeless Rift (2) enquanto estiver sob efeito de Stabilize aplicará Ebb  no alvo por 8 segundos, um DoT com potencial de crescimento infinito;

Cooldown: 6 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre o Hourglass

“As definições de perfeição foram atualizadas”. Esse é sem sombra de dúvidas o Hourglass de maior dificuldade no manuseio e sinergia da classe, tendo em vista que bastará um ínfimo descuido para acarretar em um suicídio, porém que o recompensará com a 2° melhor eficiência pra solos em TODO o jogo (atualmente) caso a manuseie corretamente.
Como são muitos efeitos, entendo que pode acabar gerando alguns Brainstorms, mas em resumo: Esse Hourglass sozinho consegue oferecer um misto entre ofensiva e defensiva extrema (isso se somado a alguns fatores adicionais), sendo assim o ponto chave para usar tanto a Underworld quanto a Corrupted Chronomancer em seu potencial máximo.

Em suma, você ganhará efeitos adicionais em suas skills Timeless Rift (2), Hourglass Reversal (3) e Distortion Through Time (4) com a condição de que você tenha usado ao menos uma vez a skill Distortion Through Time (4) antecipadamente. Como isso funciona na teoria? Bem, usar sua skill DTT (4) aplicará um DoT em você (Transient) que crescerá a cada 2 segundos, podendo atingir facilmente mais de 1700 de dano após 6 segundos (ou seja, após a 3° tick do DoT). Em contrapartida, ele aplicará Volatile, efeito esse que, caso use DTT (4) estando com ele ativo, irá aplicar Ephemeral em você, um poderoso buff em sua evasão e produção de dano.

Fora esse poderoso aumento em seus danos e evasão, caso use a skill Hourglass Reversal (3) (estando sob efeito de Transient) você também poderá ativar Stabilize e Incorporeal, sendo esse último o efeito que deixará a classe com a velocidade no máximo e concederá um aumento em seu HP (sendo esse efeito bom e ruim ao mesmo tempo: RUIM porque você correrá o risco de gastar mais mana do que consiga recuperar, afinal você precisará causar ainda mais dano para recuperar mana; BOM por auxiliar o manejo da classe enquanto Transient – o DoT maldito – cresce, fazendo você aguentar até uma quantia maior de dano que o Hourglass causa a si).

Não só isso, você ainda poderá atribuir uma produção de dano ou suporte adicional na skill Timeless Rift (2). Para ativar a função de suporte basta usar essa skill toda vez que o efeito Transient – o DoT maldito – estiver ativo. Com isso, Timeless Rift (2) aplicará Flow no alvo, um debuff que aumenta o dano que ele recebe em 8%, podendo acumular em até 3x.
Porém, caso deseje tornar a skill em uma das suas principais fontes de dano, basta usá-la quando Incorporeal estiver ativo. Fazer isso aplica uma stack de Ebb no alvo pra cada vez que usar Timeless Rift (2). Como já descrito, Ebb é um DoT que pode crescer infinitamente, logo se você manusear corretamente a classe, tanto o seu nuke (Temporal Collapse (5)) quanto Ebb – o DoT “infinito” – irão aumentar exponencialmente seus valores.

Dentre os Hourglasses esse é sem sombra de dúvidas o mais completo, tendo em vista que ele sozinho consegue fornecer uma boa defesa e poderosa ofensiva para a classe QUASE que simultaneamente. Embora seja o mais difícil de sinergizar com os Timepieces – tanto por uma questão de timing quanto noção de jogo – ele consegue fornecer uma jogabilidade tão completa pra classe que a mesma consegue ser (atualmente) a 2° melhor “soladora” em todo o jogo. Na aba de [Conceitos] e [Como Usar] explicarei mais a fundo sobre isso.


Pelos próximos 10 segundos (ou até morrer), você ficará com o efeito Timepiece of Inevitability.

  • Usar sua skill Distortion Through Time (4)  enquanto Timepiece of Inevitability estiver ativo, aplicará Inevitable Corruption, aumentando todo o seu dano e velocidade em 12% por 20 segundos;
  • Usar Timepiece of Inevitability (6) enquanto Inevitable Corruption estiver ativo, aplicará Snap no oponente, causando dano significativo a ele após um breve intervalo.

Cooldown: 20 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre o Timepiece

O Timepiece queridinho dos UCMs, afinal é o mais simples de se manusear dentre os 3 e que não conta com efeitos negativos ao usuário.

De forma resumida, após você ativar o Timepiece, pelos próximos 10 segundos sua skill Distortion Through Time (4) aplicará o efeito Inevitable Corruption em si, aumentando toda sua produção de dano e velocidade em 12% por lindos 20 segundos. Esse efeito por si só já é ótimo, tendo em vista que você aumentará o dano do seu nuke tanto pelos golpes causarem mais dano quanto por você acertar o alvo mais vezes (isso sem falar que irá recuperar ainda mais mana).

Como se já não fosse o bastante, caso você ative o Timepiece of Inevitability (6) enquanto o efeito Inevitable Corruption estiver ativo, o Timepiece passará a ser uma “skill adicional” e passará a causar um dano estático. Como isso funciona? Ela passará a aplicar Snap no alvo, um DoT cujo dano varia entre 2900 e 4000. Embora seu dano não seja lá essas coisas, ele será um excelente aliado para “alimentar” o nuke da classe, tendo em vista que ele será contabilizado na hora de liberar o nuke da Temporal Collapse (5).

É um bom Timepiece? Sim, mas poderia ser melhor? Com certeza, isso caso comparemos com os Corruptions da CCM (Corrupted Chronomancer). Enfim, adiante!


Pelos próximos 30 segundos, você ficará com o efeito Timepiece of Madness. Suas skills ganharão efeitos adicionais caso sejam usadas enquanto Timepiece of Madness estiver ativo, a saber:

  • Usar sua skill Timeless Strike (1) aplicará Mad, aumentando sua produção de dano em 5% por 3 segundos, podendo acumular até 5x;
  • Ao atingir 5 acúmulos de Mad, seu próximo Timeless Strike (1) aplicará Eternal, aumentando sua Chance de Acerto Crítico em 80% e reduzindo sua produção de dano em 30% por 2 segundos;
  • Sua skill Distortion Through Time (4) também aplicará Potential, aumentando sua Precisão em 20% por 20 segundos.
Clique aqui para ver os comentários sobre o Timepiece

Eis aqui o Timepiece mais estratégico dentre os 3, tendo em vista que ele conta com buffs e debuffs que podem ser aproveitados e evitados a depender de como manuseie-o.

Bom, ao ativar o efeito Timepiece of Madness, seu auto attack (Timeless Strike (1)) contará com um buff de dano que pode ir se acumulando até 5x, ou seja, na 5° vez que o seu auto atingir o alvo você irá dispor de 25% a mais de dano por ligeiros 3 segundos. Embora esse buff dure um tempo ínfimo, ele será mais que o suficiente para usarmos no seu nuke Temporal Collapse (5), fazendo assim com que ele ganhe mais de 25% de dano adicional.
Um fato interessante sobre o efeito Mad é que ele possui uma contagem própria nas stacks. O que seria isso? À medida que você vai acertando o alvo com a Timeless Strike (1), o efeito Mad irá registrando com quantas stacks a classe está (De forma resumida: Se você tiver uma stack de Mad, o efeito que irá aparecer é Mad 1; Se forem 2, Mad 2; 3, Mad 3 e assim sucessivamente).

Como tudo nessa classe precisa complicar a vida de quem usa, aqui não seria diferente. Ao atingir as 5 stacks de Mad (ou seja, você ativar Mad 5), seu próximo auto attack aplicará Eternal, uma faca de dois gumes no manuseio da classe. Eternal dará um estrondoso buff na sua chance crítica (80%), buff esse que praticamente garantirá que seus próximos 2 ataques sejam críticos. Porém/Contudo/Entretanto/Todavia ele também reduzirá sua produção de dano em 30%, o que é horroroso para a classe já que ela é focada em estocar e liberar um dano massivo afim de reduzir grandemente o HP do alvo.

Embora ele tenha seus pontos positivos e negativos, é possível tornar os efeitos ruins do debuff Eternal quase imperceptíveis enquanto se usufrui ao máximo do buff Mad. Uma das formas (e a principal) de fazê-lo é ir acumulando stacks de Temporal Rift (da sua skill Timeless Rift (2)) enquanto empilha as de Mad, aumentando progressivamente o dano causado. Assim que acumular a 5° stack de Mad/Mad 5, use Temporal Collapse (5) e divirta-se com o dano causado. Isso não vai impedir de aplicar Eternal, porém seu nuke não será tremendamente reduzido, afinal você já terá usado ele e Eternal afetará apenas seus próximos dois auto attacks/Timeless Strike (1).

Como pode ver, mesmo que seja um Timepiece até “simples” para se ativar, caso use-o com sabedoria e noção de tempo, você poderá maximizar o impacto dele na classe. Embora as explicações acima sejam apenas a ponta do iceberg, as noções de uso abordadas serão extremamente úteis na sua utilização. Bom, sigamos em frente!


Pelos próximos 10 segundos, você ficará com o efeito Timepiece of Pestilence.

  • Usar sua skill Distortion Through Time (4) enquanto Timepiece of Pestilence estiver ativo aplicará Infectious Air, aumentando a quantidade de dano que o inimigo recebe em 20% por 10 segundos, acumulando até 3x e é consumido por Temporal Collapse (5);
  • Também aplica Unending Rot of the Legion, um DoT no alvo por 10 segundos e Decay, Cannot Heal no alvo, impedindo-o de se curar por 10 segundos;
  • Aplica também Infectious Air em si mesmo, aumentando todo dano recebido em 100% por 10 segundos;
Clique aqui para ver os comentários sobre o Timepiece

Para fechar com chave de ouro, eis aqui o Timepiece mais restrito dentre os 3, seja pelos efeitos dos outros quanto os dele próprio.

Como você já deve ter percebido, esse Timepiece oferece uma imensa produção de dano e uma mecânica suicida até demais. Toda vez que você usar sua skill DTT (4) ele aplicará Infectious Air em si e no alvo, um debuff que afeta a defesa dos alvos afetados (ou seja, você e o monstro que esteja enfrentando). Esse efeito irá reduzir tremendamente a sua defesa, fazendo com que você tome 100% a mais de dano (ou seja, vai receber o dobro de dano) enquanto reduz a do oponente em até 60%. Se fosse pra dar um título a esse Timepiece, seria “Vamo ver quem morre primeiro, eu ou tu”, até porque né… pode-se dizer que é uma corrida contra o tempo para descarregar um nuke poderoso ou morrer pelos ataques simples do seu alvo.

Embora tenha esses efeitos que favoreçam o seu adversário, ele conta com uns bônus. Seu alvo além de ter que lidar com 60% a mais de dano, também terá o efeito Decay e Unending Rot, dois efeitos focados inteiramente em combates medianos/duradouros que irão complicar a vida do oponente (literalmente) ao anularem as fontes de cura comuns (com exceção de Lifesteals) e aplicar um bom DoT no mesmo.

Dentre os 3, pode-se dizer que esse é o Timepiece mais ofensivo da classe. Mesmo tendo a desvantagem enorme de dobrar o dano recebido, ele sozinho consegue oferecer um potencial de dano imenso para a classe, tendo em vista que seu nuke crescerá numa escala surreal, isso tanto pelo dano adicional que suas skills causarão quanto do DoT que ficará lá aumentando seu DPS (Não, esse DoT, diferente do Ebb de Transience ele não cresce infinitamente e sim causará um dano estático no alvo). Use-o com sabedoria, pois será extremamente fácil suicidar-se com ele a depender de quais combos use.


  • Seu kit possibilita ter uma excelente produção de dano, seja a curto, médio ou longo prazo;
  • Heal poderoso caso seja bem administrado;
  • Dispõe de uma ampla gama de buffs e debuffs, efeitos esses que podem ser manipulados a seu bel prazer;
  • Possui a mecânica de maior variedade em todo o jogo atualmente (empatando apenas com a sua irmã Corrupted Chronomancer, vulgo CCM) e também maleável, tendo em vista que você pode modificar a classe como um todo, isso a depender do que queira fazer com a classe;
  • Com o buff nos Awe Enhancements tornou-se possível ter um misto entre dano massivo e defesa elevada;
  • Cooldowns baixos e que podem ficar ainda menores a depender das combinações de Hourglasses que esteja usando;
  • Danos poderosos e com potencial de crescimento ilimitado, ao qual torna-se possível desintegrar monstros com quantias colossais de HP em poucos segundos (seja solo ou em grupo);
  • Animações lindas;
  • Design maravilhoso;
  • É indiscutivelmente uma das melhores classes pra solos do jogo (fica facilmente no Top 3) – Isso levando em consideração os Enhancements Awe e itens com bônus de dano atuais – tendo em vista que ela consegue ter tudo que uma “soladora” possa vir a precisar (dano massivo, defesa elevada, poderosas fontes de cura…). Por que especificamente uma do Top 3? Pelo simples fato da Corrupted Chronomancer e ShadowWalker of Time existirem;


  • Embora seja uma das melhores pra solo, poderia facilmente disputar com a Dragonslayer o posto de pior classe para se farmar ou fazer qualquer outra coisa que não seja solos e combates em grupo;
  • Possui uma mecânica complexa ao extremo, tanto que não seria exagero dizer que ela é a classe mais difícil de se manusear no jogo (isso levando em conta TODO o kit da UCM);
  • Dependendo de como você queira usar a classe, será necessário uma boa dose de estudo e atenção para dominá-la no seu 100%;
  • Para ter um desempenho digno do Top 3 de classes pra solo faz-se necessário você ter acesso aos enhancements da BoA e, ter no seu inventário, quaisquer itens que aumentem em pelo menos 1/3 o seu dano;
  • Preço muito salgado (isso para os Brasileiros) pra uma única classe, afinal é no mínimo R$ 150,00 e uma espera de 2 meses para adquiri-la;
  • Skillset da classe é CTRL-C, CTRL-V puro da Corrupted Chronomancer (isso vale até para as animações);
  • Diferente de sua antecessora, seus consumíveis exclusivos (Timepieces) são mais restritos na hora de combiná-los com os Hourglasses (mais difíceis e menos efetivos que os da CCM);


Bom, chegamos na parte que é o coração desse guia em específico. A razão por estar acrescentando essa nova parte é pelo simples fato da classe conseguir assumir, no mínimo, até 12 “posturas” de combate, posturas essas que variam e muito. Tendo em vista que a classe não dá sugestões de combos e/ou de onde aplicá-los, deixarei aqui um conjunto de sugestões para combinar seus consumíveis e maximizar o desempenho da classe.

Aqui vão alguns pontos importantes a serem mencionados logo de cara e que devem ser lembrados TODA vez que venha a  usar a UCM:

  • É possível “combar/combinar” UM Hourglass com UM Timepiece, logo você poderá usufruir dos efeitos de ambos e tê-los ativos simultaneamente;
  • Não é possível ter dois Hourglasses ativados ao mesmo tempo (o mesmo vale para os Timepieces);
  • Entender a diferença de Combos e Rotações: Combos são as combinações entre Hourglasses e Timepieces; Rotações é o termo que refere-se ao ciclo de uso das skills (quais skills você irá usar em uma determinada sequência), as quais seguirão um padrão e poderão ser facilmente alteradas a depender do Combo que esteja usando e monstro venha a enfrentar;

Tendo esses 3 pontos em vista, explicarei abaixo alguns dos principais combos. Não listarei todos pela simples razão de que alguns não agregarão resultados tão satisfatórios assim e que os principais já servirão para você lidar com praticamente todo tipo de situação que venha a se deparar no jogo. De quebra, irei conectar cada parte dos Combos aqui presentes com suas respectivas rotações e dicas de uso na aba Como Usar.

NOTA: Não explicarei o combo Transience + Pestilence por questões técnicas (meu PC não aguenta ficar registrando tantos efeitos com o gravador, o FPS do jogo é ínfimo e basta eu piscar pra morrer). Isso não significa que é impossível combar os dois, apenas que não tenho condições de registrá-las. Com o tempo, tentarei acrescentar essa combinação ao CT, mas por enquanto listarei apenas esses.

Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

O melhor e praticamente único combo decente do Paradise. A ideia por trás desse único combo que falarei do Hourglass é: ligar e deixar todos os buffs do Paradise ativos enquanto vai acumulando as stacks de Temporal Rift e Mad  e se prepara para descarregar todo o dano da Temporal Collapse (5) assim que ativar Eternal (O efeito Eternal ativa com o próximo golpe do auto attack assim que você conseguir Mad 5).

Depois disso, faça um misto entre acumular stacks de Temporal Rift, Mad e manter ativo o efeito Corruption Through Time até que seu nuke Temporal Collapse (5) recarregue e você tenha ativo o efeito Eternal. Não usaremos a Hourglass Reversal (3) aqui, tendo em vista que ela será desnecessária considerando o HoT e buff na defesa.</p

 

Um fato interessante sobre esse combo é que você pode manter o efeito Mad ativo 2x simultaneamente. O que isso quer dizer? Significa que, caso o cooldown do Timepiece of Madness (6) recarregue antes do efeito Mad acabar, será possível usá-lo novamente e ter o efeito Mad ativo duas vezes ao mesmo tempo por um breve intervalo. Com isso, seu DPS terá um leve aumento e seu nuke se elevará ainda mais.

Nota: Como esse combo é mais defensivo do que ofensivo, recomendo que use-o somente em monstros cujos danos sejam entre 1500 e 2300. Caso o dano seja inferior a isso, use qualquer um dos combos a seguir. Caso a cura da classe não esteja dando conta de repor o dano recebido, usem o Health Vamp.


Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

Uma combinação interessante e que deixa a classe com a velocidade beirando o limite de 50% de haste! Usufruir desse combo no seu potencial máximo é bem fácil até. Para fazê-lo, basta ativar previamente os buffs do Hourglass, começar a luta já acumulando as stacks de Temporal Rift e usar a Timepiece of Inevitability (6). Depois basta ir acumulando Temporal Rift até a Timepiece (sua skill 6) recarregar. Quando isso ocorrer, use-a novamente e descarregue seu nuke.

 

Esse combo, ao contrário do ParaMad, é mais focado em causar dano enquanto mantém uma boa frequência de golpes do seu auto attack Timeless Strike (1), recuperando assim MUITA mana no decorrer das lutas. Tendo isso em vista, use Awe Blast ou Spiral Carve para melhorar ainda mais o rendimento da UCM.


Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

O combo mais estratégico deste Hourglass, afinal existem 3 formas efetivas de ser usado e cada um deles concede bons resultados. Para usá-lo efetivamente, será necessário:

  1. Ativar previamente o Timepiece of Madness (6), isso junto dos efeitos do Hourglass of Power;
  2. Ir acumulando as stacks de Mad e Temporal Rift ao mesmo tempo;
  3. Descarregar o dano acumulado com todas as stacks de Mad e Temporal Rift ou quando ativar Eternal;

Os Awe Enhancements desempenharão um papel importante aqui. Por que? Bem, caso escolha usar Spiral Carve, a classe ficará melhor se usada de uma forma, enquanto com Awe Blast outro modo se sobressai. Aqui vão as explicações pra cada um:

Spiral Carve: Caso você opte pelo Spiral, procure descarregar todo o dano da Temporal Collapse (5) assim que ficar com Mad 5, assim você irá causar um bom nuke caso venha crítico (o que será bem provável tendo em vista o efeito do Awe Enhancement) e irá usufruir de TODO o potencial ofensivo desse combo. (inclusive, sugiro que escolham essa opção quando estiverem nos combates em grupo)

Awe Blast: Já se escolher o Awe Blast recomendo ativar Eternal antes de nukar. Com isso você terá a garantia que será um hit crítico (um pouco menor que o modo acima, mas é o recomendável caso use ele sozinho). Embora o dano seja reduzido em 30% (mais ou menos), esse modo consegue ser muito eficiente quando se está nos solos.

 

Nota: Lembrando que você pode manter até 2 sequências de Mad ativas ao mesmo tempo (por um pequeno período), desse modo você pode amplificar o dano de suas skills e, consequentemente, acumular mais dano para o nuke. Para fazê-lo, use Timepiece of Madness (6) logo depois de ativar Mad 5.


Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

O combo mais suicida do Power. De início aqui é fazer o mesmo que antes: ativar os efeitos do Hourglass of Power e Timepiece of Pestilence previamente e ir acumulando as stacks tanto de Infectious Air quanto de Temporal Rift. De quebra, seu nuke poderá passar fácil de 1.000.000 caso esteja usando itens que possuam bônus de dano (isso estando sozinho, vale lembrar), logo é um poderoso acréscimo para o kit da classe.

 

Um ponto positivo desse combo é que ele tem uma funcionalidade de suporte para o time, pois ao reduzir a defesa do alvo em 60% seus aliados causarão quantias ainda maiores de dano ao longo do combate. Dentre os combos possíveis com o Power, esse é o mais indicado em combates grupais quando o monstro possui quantias colossais de HP (sendo viável também estando solo). Altamente recomendado quando o alvo não contar com grandes quantias de dano.


Antes de falar sobre os combos entre o Hourglass of Transience e os outros Timepieces, é importante eu falar sobre algumas coisas do Transience e explicar alguns pontos importantes dele e formas possíveis de interação com o mesmo, que são:

  1. NÃO USAR quaisquer combos do TRANSIENCE caso NÃO TENHA nível superior a 80. Caso você tenha nível abaixo disso, recomendo que use os combos do Power;
  2. NÃO USAR quaisquer combos do TRANSIENCE caso NÃO POSSUA alguma arma com pelo menos 30% de dano adicional (Burning Blade of Abezeth e Archfiend Spear por exemplo);

Essas duas regrinhas devem ser seguidas para obter eficiência máxima no uso da classe, seja em ambos os modos. SIM, o Transience pode ser usado de duas formas diferentes (até mais, mas fixarei apenas nesses dois), que são:

  1. Modo Ofensivo, o qual você irá focar apenas em maximizar o dano causado e administrar o dano que você recebe (inicialmente) do monstro junto com o do Hourglass;
  2. Modo Defensivo, modo esse que torna possível você manter uma evasão tão alta que será possível evitar todos os golpes do adversário (semelhante a Yami no Ronin, por exemplo) enquanto mantém um dano colossal;

Ambos os modos terão quase a mesma sequência de combos, mudando levemente algumas partes de suas rotações que irão alterar tremendamente o potencial da classe. Não só isso, eu irei abordar cada um deles antes de partir para as explicações dos combos com os Timepieces, afinal esse Hourglass possui uma complexidade única que precisa ser entendida antes de acrescentarmos outras funções. Tendo isso em vista, sigamos adiante!

NOTA: Ao usar o Transience, apenas no modo Ofensivo (valendo também para os combos entre consumíveis) será possível usar Awe Enhancements diferente do Health Vamp. A porquê disso é que, no modo Defensivo, você irá precisar total-integralmente de todos os meios possíveis para se curar, do contrário… Nem Setembro Amarelo salvará a classe.


Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

Comecemos pelo modo mais fácil (Sim, com essa classe é mais fácil bater do que não se matar). O conceito aqui é ativar Incorporeal com Ephemeral (os efeitos que aumentam haste e dano, dentre outras coisas) o quanto antes, enquanto vai acumulando stacks de Flow e Ebb. O problema em fazer isso é que constantemente você terá problemas em repor o HP perdido devido ao efeito Transience, o qual irá consumir grandes quantias de vida da classe. Tendo esse problema em vista (e que ele vai ocorrer tanto aqui quanto no modo defensivo), pode-se dizer que não existe um “combo” perfeito para manusear essa classe, até porque são inúmeras as situações que você poderá se encontrar.

“Beleza, entendi tudo isso. E agora? Em quê tudo isso me ajuda a usar a classe?” Provavelmente deve estar se perguntando isso, e a resposta é: Rotações. Ao usar a classe com o Hourglass of Transience saiba que, para administrá-la apropriadamente serão necessárias 3 rotações básicas:

  1. Rotação Inicial, a qual será a responsável pelo acúmulo de efeitos e construir a base da mecânica ofensiva da classe;
  2. Rotação de Regeneração, o qual será a receita de bolo focada em recuperar seu HP e mantê-lo numa margem segura para efetuar a rotação de nuke;
  3. Rotação de Nuke, a qual será direcionada exclusivamente para soltar sua skill Temporal Collapse (5) na melhor forma possível e gerar um dano esmagador no alvo;

Embora sejam 3 rotações distintas, a mecânica ofensiva consistirá mais em spammar as Rotações de Cura e Nuke, até porque a inicial será usada pouquíssimas vezes neste modo. Também será necessário ativar, cancelar, reativar o Transience (self DoT) diversas vezes antes de descarregar o dano da Temporal Collapse (5), tendo em vista que você receberá dano tanto do monstro quanto de si mesmo.

 


Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

Aqui iremos abusar de uma série de fatores para maximizar o potencial de evasão da classe e manutenção de mana/HP. Para usar a build que possibilita a UCM ser uma das melhores soladoras do jogo, será necessário o seguinte:

  1. Primeiramente, precisará ter os requisitos já ditos anteriormente: Nível 80 e ter um kit que dê pelo menos 30% a mais de dano;
  2. Pré-stack (Ou seja, ativar previamente alguns efeitos antes de entrar na luta);
  3. Usar o Health Vamp, enhancement da Blade of Awe que você consegue em /museum;

Sim, é isso mesmo que você leu. Esse modo requer uma pré-ativação de efeitos antes de começar o combate. A razão por trás disso é o fato de que a classe possui uma alta capacidade de Dodge/Evasão com o efeito Ephemeral, o qual pode ser mantido ativo QUASE que 100% do tempo nas lutas. Fazendo rapidamente as contas você terá cerca de 86,39% de evasão (26,39 dos Enhancements com nível 100 e usando Full Luck, 10% da passiva Sandskin e 50% do Ephemeral), isso fora a porcentagem base dos monstros errarem um golpe, podendo totalizar mais de 86% de evasão.

Vamos explicar/aplicar agora a mecânica de “Yami no Chronomancer” na teoria. Como já descrito, Ephemeral é o efeito que ativa ao usar a skill DTT (4) caso esteja com Volatile e Transience ativos (também consumindo-os). Este efeito será essencial para a classe, afinal tanto o aumento da evasão (sobrevivência) quanto do dano (recuperação de mana) serão proveitosos para a UCM. Como provavelmente você já sabe, ativar Ephemeral requer dois usos de sua skill DTT (4), porém… Lingering Ephemeral pode ser ativado instantaneamente se você usar DTT (4) num intervalo de 5 segundos após usar sua skill HR (3) depois de ter ativado Ephemeral. Bugou? Explicarei melhor.

Basicamente, depois que você ativa Ephemeral ao menos uma vez, sua skill HR (3) irá aplicar os efeitos Incorporeal e Stabilize. Claro, ela os aplicaria mesmo sem o buff Ephemeral, porém caso seja usado com ele ativo, Incorporeal e Stabilize servirão de pré-requisito para ativar Ephemeral (Estudiosos Usuários da classe denominam esse fenômeno de Lingering Ephemeral). Esse é o principal conceito para se entender aqui nesse modo, tendo em vista o quanto ele afetará o desempenho da classe.

Veja isso na prática:

Como pode ver, mesmo sem estar com Volatile ativo, a skill DTT (4) ainda aplica Ephemeral. Isso ocorre porque Stabilize assume a função de Volatile, ou seja, ser um efeito condicional para ativar Ephemeral.

Com isso, é possível manter um semi-loop na imensa evasão que a classe vai ter. Você deve estar se perguntando: por que “semi-loop”? Simples, ao usar a classe nesse modo, obrigatoriamente, por um ínfimo intervalo de tempo, você terá que cancelar o Ephemeral para se curar (e remover o Transient). Nesse breve intervalo, haverá margem para tomar um hit do alvo (o que vai resultar em morte certa caso o dano dele seja superior ao seu HP). Tendo isso em vista, existe um meio de “escolher” não levar o golpe. Como? Basta usar um truque: Assim que precisar cancelar o DoT (Transient), espere até desviar do golpe inimigo. Feito isso, imediatamente use HR (2) e DTT (4) para remover o DoT (Transient) e reativar o Ephemeral (Com isso você aproveita a janela de tempo de 2 segundos entre os ataques do monstro). É uma estratégia simples? É. Efetiva? Muito, afinal com isso você vai manter (efetivamente falando) uma evasão e dano colossal simultaneamente.

Como nem tudo são flores, o buff de dano também afeta Transience (o DoT que você aplica em si mesmo), fazendo assim com que você receba ainda mais dano ao longo do tempo. Devido a grande perca de HP resultante disso, se faz necessário o uso do Health Vamp para repor a vida perdida.

Assim como no modo ofensivo, usaremos as 3 rotações básicas (Inicial, Regeneração e Nuke), com o diferencial de que, na inicial iremos usar a mecânica de pré-stack para construir a base defensiva da classe. Caso não tenha conferido o modo ofensivo, listarei logo abaixo as ideias por trás das rotações, que são:

  1. Rotação Inicial, a qual será a responsável pelo pré-stack de efeitos e permitir que a classe entre no combate com a evasão no máximo;
  2. Rotação de Regeneração, o qual será a receita de bolo focada em recuperar seu HP e mantê-lo numa margem segura para efetuar a rotação de nuke;
  3. Rotação de Nuke, a qual será direcionada exclusivamente para soltar sua skill Temporal Collapse (5) na melhor forma possível e gerar um dano esmagador no alvo;

Embora sejam 3 rotações distintas, a mecânica defensiva consistirá mais em spammar as Rotações de Cura e Nuke, até porque a inicial já deixa escancarado que será usada apenas para começar a luta.

 


Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

Um combo relativamente fácil (o mais fácil dos 3 Timepieces). A ideia por trás de administrar a classe aqui é focar inteiramente em acumular dano para a Temporal Collapse (5) enquanto vai ativando os efeitos do Hourglass, restringindo assim o uso da Timepiece of Inevitability (6) mais pra aplicar o efeito Snap (DoT).

Em suma, aqui você irá focar em usar os efeitos do Transience normalmente enquanto prepara terreno para maximizar a efetividade da Timepiece of  Inevitability (6). Como? Focando em ir acumulando suas stacks de Ebb, Flow e ir reaplicando Ephemeral ao longo da luta. Somando ambos os 3 efeitos, cada vez que você aplicar o DoT da Timepiece (Snap), seu nuke passará facilmente da marca dos milhões a partir do 2° nuke (talvez até mesmo no 1°, a depender de sua sorte e itens com bônus de dano).

 

NOTA: Esse combo pode ser usado tanto no modo Ofensivo quanto no Defensivo, possuindo praticamente a mesma margem de efetividade em ambos.


Clique aqui para ver os comentários sobre o Combo

Um combo poderosíssimo, porém complexo. Como o Madness é um Timepiece que interage quase que unicamente com seu auto attack (Timeless Strike (1)), não será necessário um cuidado TÃO extremo ao usá-lo (isso pra não morrer, claro). Para administrá-lo bem, comece a luta já ativando a Timepiece of Madness (6), isso antes de ativar os efeitos do Transience. Fazendo isso, você vai acumulando stacks de Mad enquanto vai aplicando os buffs provindos do Hourglass. Siga essa receita de bolo até ficar com 5 stacks de Mad e, antes de ativar Eternal, use Temporal Collapse (5).

Em suma, repita os combos padrões até lançar o 1° nuke. Feito isso, recupere o seu HP (parte essa de maior importância) e repita o ciclo somente quando sua vida estiver acima dos 50-60%. Por que apenas nessa situação? Caso você use antes, o refresh time (tempo de 1 segundo estabelecido pelo jogo entre o uso de uma skill e outra) poderá fazer você perder o timing de suas skills e tomar mais dano do self-DoT (Transient) do que deveria, podendo acarretar em um possível suicídio.

 


Essa parte será total-integralmente dedicada a explicar as Rotações de uso da classe pra cada Combo listado na aba de Conceitos. Não só isso, clicando aqui você será redirecionado a uma página do Imgur com várias formas de usar a classe (Incluindo também sets com o máximo de buffs possíveis atualmente) e também cronometrados, pra facilitar sua escolha de combo. ^^

Novamente, ESCOLHA DE 1 A 2 COMBOS para usar, até mesmo pra melhorar sua experiência com a classe e não ter a necessidade de decorar trocentos meios diferentes de uso.

Clique aqui para ver as Rotações do combo Paradise + Mad

Inicie com Timeless Rift (2) para já ir acumulando dano. Logo após isso, já use Timepiece of Madness (6) para ir juntando stacks de Mad seguido da Distortion Through Time (4) com seus buffs de dano. Enquanto isso, vá estocando quantas stacks puder de Temporal Rift (4 stacks) e Mad (5 stacks). Assim que ativar Eternal, use novamente Timepiece of Madness (6) e só depois disso use sua Temporal Collapse (5).

Como provavelmente o monstro ainda vai estar vivo, volte a acumular stacks de Temporal Rift (com sua Timeless Rift (2)) e Mad. Logo após, você perceberá que o efeito Eternal irá ativar antes do cooldown da skill Temporal Collapse (5) recarregar porém não se preocupe, basta aguardar a Timepiece of Madness (6) ficar disponível e ir “reacumulando” suas stacks de Mad até ativar Eternal novamente (e por fim, descarregar o nuke da Temporal Collapse (5)).

Já enfatizo que TODOS os enhancements Awe serão viáveis aqui, afinal em alguns monstros mesmo a redução de dano e o HoT da classe não irão mantê-la viva, fazendo-se necessário o uso do Health Vamp. Caso ela consiga aguentar tranquilamente, só usar um Awe Blast ou Spiral Carve e focar inteiramente em causar dano.

Resumidamente: 2 – 6 – 4 – 2 – 2 – 4 – 2 – 6 – 5 e logo após, use 2 – 4 – 2 – 2 – 4 – 2 – 6 – 5.

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Clique aqui para ver as Rotações do combo Power + Inevitability

Antes de começar o combate, já use Hourglass Reversal (3) para já ativar o buff Power. Feito isso, inicie a luta com Timeless Rift (2) para ir estocando dano com suas stacks de Temporal Rift. Logo após, use Timepiece of Inevitability (6) seguida de Distortion Through Time (4) para aplicar os buffs e preparar o terreno para a mesma virar uma skill de dano.

Siga usando Timeless Rift (2) e Distortion Through Time (4) até Timepiece of Inevitability (6) recarregar. Estando disponível novamente use-a, aguarde aplicar Snap (o DoT) no alvo e logo em seguida desfira seu nuke Temporal Collapse (5). Caso o monstro não tenha morrido, use Hourglass Reversal (3) para recuperar seu HP e repita a sequência.

Praticamente todos os Awe enhancements serão viáveis aqui, porém como é um combo focado em causar dano recomendo que dê prioridade ao Awe Blast e Spiral Carve aqui.

Resumidamente: (3) – 2 – 6 – 4 – 2 – 2 – 4 – 2… 6 – 2 – 5.

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Clique aqui para ver as Rotações do combo Power + Madness

Antes de iniciar o combate, use Hourglass Reversal (3) e Timepiece of Madness (6) para ativarem os buffs Power e Mad. Logo após, comece a luta com Timeless Rift (2) para já começar a acumular dano, juntamente de Distortion Through Time (4) para aumentar seu DPS. Seguido esses passos, você agora terá dois caminhos a seguir: Descarregar o nuke Temporal Collapse (5) assim que ficar com Mad 5 ou usá-la somente quando ativar Eternal.

Tendo esses dois caminhos, recomendo que escolha o primeiro quando estiver sozinho usando Spiral Carve e nas lutas em grupo. Já o segundo… será mais viável/efetivo estando com uma equipe. Assim que ativar Mad 5, você terá um pequeno intervalo de tempo para usar Timepiece of Madness (6) novamente, fazendo assim que a UCM tenha duas vezes o efeito Mad por um breve intervalo de tempo. 

Logo após ter usado Temporal Collapse (5), repita os passos anteriores até ela recarregar e você ficar com Mad 5 ou Eternal para descarregá-la novamente.

Resumidamente: (3) – (6) – 2 – 4 – 2 – 2 – 2 – [ 6 – 5 ] ou [ 5 ].

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Clique aqui para ver as Rotações do combo Power + Pestilence

Antes de iniciar o combate, use Houglass Reversal (3) para já aplicar o buff Power. Logo em seguida, comece a luta com Timeless Rift (2) para já começar a acumular dano, juntamente de Timepiece of Pestilence (6) e Distortion Through Time (4) com o intuito de ir diminuindo a defesa do alvo (com o debuff Infectious Air). Fique repetindo Timeless Rift (2) e DTT (4) até atingir o 3° uso de sua skill 4. Feito isso, descarregue o nuke Temporal Collapse (5) e repita a sequência até o monstro morrer.

Resumidamente: (3) – 2 – 6 – 4 – 2 – 2 – 4 – 2 – 4 – 5.

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Clique aqui para ver as Rotações do Transience Ofensivo

Antes de mais nada explicarei as 3 rotações base da classe nesse modo, que são:

  • Rotação Inicial: Comece usando Distortion Through Time (4) para preparar a base do Transience. Prossiga acumulando stacks de Temporal Rift com sua skill Timeless Rift (2) até que DTT (4) recarregue, feito isso use-a e logo em seguida já use Hourglass Reversal (3). Com isso, você já terá ativo Ephemeral e Incorporeal, os principais efeitos do Hourglass.
    Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 4 – 3;
  • Rotação de Regeneração: Usar Distortion Through Time (4) (para manter Lingering Ephemeral ativo) seguido de 2 a 3 usos de Timeless Rift (2) para ganhar stacks de Temporal Rift. Logo em seguida use Hourglass Reversal (3) para que o efeito Incorporeal não seja desativado. Essa sequência deve ser usada e reusada até estar com o HP cheio.
    Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 3 ou 4 – 2 – 2 – 2 – 3;
  • Rotação de Nuke: Usar Distortion Through Time (4) (para manter Lingering Ephemeral ativo). Depois vá acumulando stacks de Temporal Rift com sua Timeless Rift (2) (acumular até a 3° stack), seguido de DTT (4) e o último uso de Timeless Rift (2). Feito isso, conclua com Temporal Collapse (5) e Hourglass Reversal (3).
    Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 2 – 4 – 2 – 5 – 3.

Quanto a onde e quando aplicar cada Rotação, aqui vão algumas sugestões para todas as 3 sequências:

  1. A inicial, como o próprio nome já diz, deverá ser usada no começo da luta. Ela será a responsável por deixar seus nukes e cura com uma grande base (em termos de valores) à medida que for acumulando stacks de Temporal Rift;
  2. Continuando com a de Regeneração servirá para recuperar seu HP e preparar o terreno para usar a de Nuke. Lembrando sempre que essa rotação deverá ser usada até que seu HP fique no MÁXIMO. Apenas quando sua barrinha vermelha estiver cheia é que você deverá usar a de Nuke;
  3. Concluindo com a de nuke, ela será a “Pietá” daqui. SÓ USE-A COM HP CHEIO. Ao usá-la, seu dano irá elevar mais rápido que o preço do óleo que a AE pra lançar remake, sem falar que ela sozinha será responsável por derreter o HP do monstro que esteja enfrentando, bastando assim que use-a de 1 a 4x para matar 90% dos chefões do game;

Procure dominar essas 3 rotações ao invés de tentar procurar uma receita de bolo que vá funcionar em todo tipo de situação com essa classe, até porque, se formos considerar apenas que você precisará de um nuke pra matar o monstro, a sequência de uso da classe seria mais ou menos essa:

Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 4 – 3 – 4 – 2 – 2 – 3 – 4 – 2 – 2 – 3 – 4 – 2 – 2 – 2 – 4 – 2 – 5 – 3.

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Clique aqui para ver as Rotações do Transience Defensivo

Explicando as 3 rotações básicas temos o seguinte:

  • Rotação Inicial: Usar Distortion Through Time (4) em um monstro qualquer (para já ir ativando parte dos efeitos do Hourglass), seguido de Timeless Rift (2) de 2 a 3x (para acumular stacks de Temporal Rift), DTT (4) novamente para ativar Ephemeral e por fim Hourglass Reversal (3) (ativando assim Incorporeal e Stabilize). Essa rotação irá preparar o terreno para você ativar Lingering Ephemeral assim que entrar na luta com o monstro, permitindo que você já inicie o combate com mais de 86% de evasão.
    Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 4 – 3 ou 4 – 2 – 2 – 2 – 4 – 3;
  • Rotação de Regeneração: Usar Distortion Through Time (4) para manter Lingering Ephemeral ativo, seguido de 2 a 3 usos de Timeless Rift (2) (curam 2000 de HP e 3 stacks restauram quase 3000) para acumular stacks de Temporal Rift – Flow – Ebb. Aguardar o golpe do monstro e assim que desviar dele, usar Hourglass Reversal (3) e DTT (4) para manter Incorporeal e Lingering Ephemeral (recuperando HP no processo).
    Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 3 – 4 ou 4 – 2 – 2 – 2 – 3 – 4;
  • Rotação de Nuke: Aqui você irá depender da última rotação usada, logo você usará uma rotação diferente tanto pra Inicial quanto de Regeneração. Veja abaixo:

Inicial: Caso tenha efetuado a rotação Inicial, comece o combate com Distortion Through Time (4) (pra aplicar Lingering Ephemeral). Feito isso, acumule 3 stacks de Temporal Rift (e também de Flow / Ebb)com a Timeless Rift (2), seguido de DTT (4) para reaplicar/manter ativo o Lingering Ephemeral e use novamente Timeless Rift (2). Concluído esses passos, use Temporal Collapse (5) e Hourglass Reversal (3).
Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 2 – 4 – 2 – 5 – 3;

Regeneração: Caso tenha efetuado a rotação de Regeneração antes dessa, continue o combate acumulando 3 stacks de Temporal Rift – Flow – Ebb com sua skill Timeless Rift (2). Feito isso, use DTT (4) e logo em seguida use mais uma vez Timeless Rift (2). Logo após, libere o nuke Temporal Collapse (5) e já use Hourglass Reversal (3).
Resumidamente: 2 – 2 – 2 – 4 – 2 – 5 – 3;

Beleza, agora como aplicar essas rotações? Como serão várias situações que você irá se deparar ao longo do jogo, listarei abaixo algumas sugestões de como e onde aplicar cada uma dessas rotações.

  1. Começando pela Inicial, ela você usará antes de começar o combate em um monstro mais fraco. O intuito de usá-la é começar a luta com a evasão, velocidade, HP e buffs de dano no máximo possível da classe. Como o nome já diz, você só irá usá-la antes de iniciar a luta, logo, estando na fight com o boss, a mecânica da classe se resumirá em spammar as rotações de  Regeneração e Nuke;
  2. Prosseguindo com a de Regeneração, sua melhor amiga nas horas em que seu HP ficar em quantias críticas. Como o próprio nome sugere, ela será focada inteiramente em recuperar sua vida através da cura proporcionada pela skill Hourglass Reversal (3) (isso enquanto mantém sua evasão no máximo). De início, ela será a rotação chave para iniciar qualquer luta contra monstros poderosos, seja por manter seu HP numa margem segura o bastante para efetuar a rotação de Nuke ou por resetar o Transience (self DoT);
  3. Por fim temos a de Nuke, responsável pelo DPS geral da classe. Advirto desde já que SÓ USE ESSA ROTAÇÃO QUANDO SEU HP ESTIVER ACIMA DE 2900-3000, do contrário fique usando a de Regeneração até sua barrinha vermelha ficar nessa margem. A razão por trás disso é que, quando se está nessa rotação, sua vida dependerá inteiramente do Health Vamp, e por ele ser um belo “8 ou 80” poderá ocorrer de você não ativar ele uma vez sequer enquanto efetua essa sequência de skills, fazendo seu HP ficar crítico em pouquíssimos segundos. Não só isso, assim que terminar essa rotação, já cuide em usar a de Regeneração para que você não morra.

Aplicando todas essas rotações de forma correta e efetiva, sua sequência de uso fica mais ou menos assim: 4 – 2 – 2 – 4 – 3 – 4 – 2 – 2 – 3 – 4 – 2 – 2 – 2 – 4 – 2 – 5 – 3 perae que sem querer invoquei o Enderman aqui do meu lado. Alguns fatos interessantes são: como as rotações a serem usadas vão depender inteiramente do seu HP/Mana, serão necessárias algumas modificações nessas rotações ao longo dos solos, sem falar que você SEMPRE precisará estar com Health Vamp e um item com pelo menos 30% de dano adicional para essa mecânica funcionar minimamente bem; Sets/conjuntos com bônus de dano serão grandes influenciadores aqui, tornando a manutenção da classe mais fácil à medida que os bônus aumentam (afinal seus danos ficarão tão altos que irão manter sua mana sempre acima de 60, isso sem falar no HP com Health Vamp).

Resumidamente: 4 – 2 – 2 – 4 – 3 – 4 – 2 – 2 – 3 – 4 – 2 – 2 – 2 – 4 – 2 – 5 – 3.

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Clique aqui para ver as Rotações do combo Transience Ofensivo – Inevitability

Esse Timepiece acrescenta uma nova skill de dano na mecânica da classe, e tendo isso em vista, focaremos em amplificar seu dano, que por sua vez irá aumentar o dano do nuke. Em suma, comece o combate já ativando os efeitos de Timepiece of Inevitability (6) e Distortion Through Time (4). Feito isso, use Timeless Strike (2) para ganhar uma stack de Temporal Rift e Flow, DTT (4) novamente para ativar Ephemeral. Use mais uma vez Timeless Rift (2) e use suas duas stacks de Temporal Rift pra curar-se e aplicar Incorporeal.

Feito isso, hora de nos concentrarmos em causar dano. Prossiga usando Timeless Rift (2) duas vezes para já começar a acumular dano e estocar buffs pra auxiliar seu DPS. Feito isso, use em sequência DTT (4), Timeless Rift (2) e Timepiece of Inevitability (6). Com isso, você manterá seu loop de buffs e aumentará o dano da Timepiece, chegando a margem dos 7000-8000. Feito isso, use Timeless Rift (2) para ativar sua última stack de Temporal Rift e, assim que o DoT (Snap) de sua skill 6 surgir na tela, use Temporal Collapse (5) para descarregar todo o dano massivo, junto de Hourglass Reversal (3) (para cancelar Transience – o self DoT).

Caso o monstro não tenha morrido, volte a acumular mais 2 stacks de Temporal Rift com sua Timeless Rift (2), reative/”loope” Ephemeral usando DTT (4) e use novamente a sequência Timeless Rift (2), Timepiece of Inevitability (6) e Timeless Rift (2). Com isso, basta descarregar novamente o dano acumulado com Temporal Collapse (5) seguido de Hourglass Reversal (3).

NOTA: Esse combo é altamente recomendável contra monstros que possuam grandes quantias de HP, tendo em vista que, caso esteja usando itens com bônus de dano, seu 1° nuke poderá passar facilmente de 1.000.000 (sem falar que os nukes posteriores serão ainda maiores).

NOTA 2: Essa sequência mostrada acima não permite que a classe consiga sobreviver contra monstros cujo dano seja superior a 600. Caso você queira usá-la em um boss que se encaixe nesse perfil, use a Rotação Inicial do Transience (Tanto faz o modo, seja defensivo ou ofensivo) antes de usar a que está logo acima.

Resumidamente: 6 – 4 – 2 – 4 – 2 – 3 – 2 – 2 – 4 – 2 – 6 – 2 – 5 – 3 e repita esse: 2 – 2 – 4 – 2 – 6 – 2 – 5

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Clique aqui para ver as Rotações do combo Transience Ofensivo – Madness

Se formos considerar todo o kit da classe, esse é o combo que mais vai requerer timing e noção de tempo ao usá-lo. Levando em conta que o controle de efeitos do Madness é mais restrito, focaremos em iniciar o combate com ele já ativo.

Tendo esclarecido isso, comecemos. Antes de começar o combate, ative os efeitos da Timepiece of Madness (6). Logo em seguida você terá duas opções:

  1. Iniciar o combate com o auto attack (Timeless Strike (1)) e já dar prosseguimento às stacks de Mad;
  2. Começar usando sua Timeless Rift (2) pra já ir acumulando stacks de Temporal Rift e facilitar a manutenção de seu HP (isso inicialmente).

Ambas as opções são viáveis, porém recomendo que escolha a 1° quando estiver sozinho e a 2° caso tenha algum suporte auxiliando-o. Tendo entendido isso e escolhido alguma dessas opções, use Distortion Through Time (4) e Hourglass Reversal (3) – isso vai ativar e desativar o Transience (self DoT) e ativar Incorporeal – para preparar a construção do nuke. Feito isso, use Timeless Rift (2) 2x para já ir acumulando 2 stacks de Temporal RiftEbb. Prossiga com DTT (4) e duas aplicações de Timeless Rift (2) (que agora vai acumular stacks de Temporal Rift – Flow – Ebb), finalizando o ciclo com DTT (4) – que ativará EphemeralTemporal Collapse (5) para desferir um dano esmagador no monstro e usando Hourglass Reversal (3) para desativar o self DoT.

Caso o monstro tenha morrido ou não, continue enfrentando-o com Timeless Rift (2) – ganhando uma stack de Temporal Rift e Ebb – junto da Timepiece of Madness (6) (para reiniciar as stacks de Mad) e DTT (4), mantendo assim o efeito Lingering Ephemeral ativo. Depois, use mais uma vez Timeless Rift (2) e Hourglass Reversal (3), nisso você manterá Incorporeal ativo e irá desativar Transience (self DoT). Chegando aqui, basta repetir o que já foi feito no 1° nuke:

“use Timeless Rift (2) 2x para já ir acumulando 2 stacks de Temporal Rift – Ebb. Prossiga com DTT (4) e duas aplicações de Timeless Rift (2) (que agora vai acumular stacks de Temporal Rift – Flow – Ebb), finalizando o ciclo com DTT (4) – que ativará Ephemeral – Temporal Collapse (5) para desferir um dano esmagador no monstro e usando Hourglass Reversal (3) para desativar o self DoT.”

Repita essa sequência de skills até que o monstro tenha sido derrotado.

NOTA: Com essa rotação, o timing de suas skills irão coincidir com a ativação de Eternal, que por sua vez fará o seu nuke Temporal Collapse (5) ser crítico e atingir grandes quantias em termos de dano. Diferente do combo Transience – Inevitability, esse leva menos tempo para causar um dano massivo, porém bastará um ínfimo erro para estragar o desempenho da classe;

NOTA 2: Todos os nukes posteriores ao 1° serão ainda maiores, tendo em vista que eles contarão com Lingering Ephemeral pra dar esteróides a eles;

Resumidamente: (6) – [1 ou 2] – 4 – 3 – 2 – 2 – 4 – 2 – 2 – 4 – 5 – 3.

Depois continue com essa: 2 – 6 – 4 – 2 – 3 – 2 – 2 – 4 – 2 – 2 – 4 – 5 – 3.

Clique aqui para ver uma demonstração do Combo


Farm: NÃO USE!


PvP: Não recomendo, mas caso queira tentar a sorte, use as Rotações do combo Para-Mad.


Embora a UCM seja uma classe excelente para enfrentar monstros, ela acaba deixando muito a desejar no PvP hoje em dia. Seja pelo buff nos Awe Enhancements ou o advento do amuleto de 15k, muitas classes foram beneficiadas na categoria de PvP, tornando a classe um alvo relativamente fácil para a grande quantidade de predadoras da Doomarena. Para vencê-la, basta usarem classes com alta taxa de evasão, stuns, precisão e/ou danos. Aqui vai uma lista de sugestões:

  • Evolved Shaman: Acaba com a chance de críticos e evasão do UCM, pode stuná-lo durante TODA a luta, possui um slow poderoso que deixa a classe paraplégica já que todas as suas skills possuem efeitos em cadeia;
  • Shadowscythe General: Aqui eu nem preciso dizer o porquê, certo?
  • Blademasters (todas as 3): Possuem bons danos, alta evasão, nukes poderosíssimos e seus efeitos de redução de dano podem anular ainda mais as chances do UCM ter esperanças aqui;
  • Deathknight: Skills que nunca erram, poderoso kit de buffs e debuffs, sua mecânica de DoTs massivos complicam ainda mais a UCM de manter o HP;


Antes de tudo gostaria de agradecer ao Damon 1998 por ter disponibilizado a conta para a realização desse guia, o qual não poderia ser feito sob condições normais já que os mods mais ativos do blog (atualmente) não possuem acesso a ela, fazendo assim com que a mesma ficasse sem um guia por quase 2 anos. Mandar um imenso salve e agradecimentos para o Lae, nosso querido artista da comunidade que ajudou (E MUITO) com seu conhecimento sobre artes gráficas, valeu mesmo seu lindo! Sem esquecer também da galera do Discord que ajudou com as traduções, entender alguns conceitos/aplicações da classe e também darem sugestões (AndréBeag, Gabriel, Nyr, RottyRyo). Valeu pela ajuda galera, vocês são 1000!

Em segundo lugar… bem, o que dizer? Foi o guia mais difícil e trabalhoso que tive de fazer em todo o meu tempo como autor por essas bandas, tendo em vista que foi necessário 1 MÊS INTEIRO de estudo, prática, gravação, anotações, formatação de HTML e pesquisas para acrescentar essa bíblia no CT do blog (isso desconsiderando a internet e PC que não colaboraram em 90% do tempo), então acho que vocês devem imaginar o quão feliz e aliviado eu estou de finalmente ter chegado na parte final do guia. Meus mais sinceros agradecimentos caso você tenha acompanhado até aqui ^^

Em terceiro, sobre a classe. Creio que não preciso dizer o quão Overpower ela é, certo? Pode-se dizer que é a personificação viva da frase “Pay to Win” (ou “Pague pra Vencer“) no AQW, até porque era impensável uma única classe conseguir ter todos os aspectos positivos possíveis para solo. Com essa classe você consegue matar monstros que a redução de dano da Void Highlord e Archpaladin não peitam, consegue ter o dano de umas 15 LightCasters sozinho e que ainda só aumenta conforme a luta durar, pode derreter quantias colossais de HP em poucos segundos estando com suporte ou não, conta com uma cura e efeitos massivos que a possibilitam quase nunca errar um golpe… tudo isso em uma ÚNICA CLASSE! É de cair o queixo presenciar tanto poder e complexidade no AQW. Compensa pegar ela? Se você tiver uma grana de sobra e gosta do jogo, vale e muito (embora a de 2019 seja melhor), do contrário …

Aqui me despeço de vós. Caso tenha alguma sugestão, comentário, crítica, erro no guia basta deixar nos comentários que lerei com todo o prazer do mundo. Até outro dia e tenha um bom jogo! ^^

Como eu estou depois de finalizar isso:

 

2 comentários sobre “[Guia] Underworld Chronomancer

  1. Rapaz, que baita guia, completíssimo e bom de ler (adorei os títulos com animação), eu tbm tenho essa classe e esse guia me deu vontade de tirar ela do armário e usar mais vezes (e concordo que a ShadowWalker é outra classe foda tbm). Vale lembrar que outro ponto negativo é que seu kit é Ctrl+C Ctrl+V da PRIMEIRA Chronomancer também xD As únicas classes de calendário que ousaram ser diferentes são Timekiller e ShadowWalker, o resto é tudo “empilhe Time Rift” e “Seu dano causado durante os efeitos de Time Rift nhé nhé nhé”, mas esse uso de consumíveis deixou as classes com “je ne sé quoi” à mais, assim como no Dragonfable as últimas 4 classes de calendário foram variações da Epoch, uma classe bem divertida de usar.

    Deve ser pq jogo muito de Xelor (Mago do Tempo) no Wakfu que eu me acostumei com classes de magia do tempo serem tão complexas, pq olha, dominar Xelor no Wakfu é dominar física quântica xD

    • Muito obrigado pelo feedback positivo. Foi 1 mês testando a classe e suas variações de sequências do guia “oficial” dela.

      Sinceramente, é uma classe divertida de se usar (quando se tem paciência), e como você disse: quem jogou/joga DragonFable, se sente jogando ele ao invés do AQW quando se usa essa classe.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.