[Guia – Atualizado] TimeKiller – Keeper

Olá mais uma vez jovens do submundo, como vão? Espero que bem! Continuando a sequência infernal de atualização nos guias, chegou a vez da famosa queridinha da comunidade BR: A TimeKiller/Keeper. Caso queira conferir o quão boa essa lindinha é, basta clicar aí e vir conferir mais um guia que acabou de sair do forno ^^

Clique no link abaixo que você será direcionado para a parte do guia que você deseja visualizar.


A Timekiller – Keeper (vulgo TK) é uma classe mágica de base Evasive Melee, focada inteiramente em combates envolvidos a um único alvo. Seguindo os passos de suas antecessoras (Chronomancer – Prime), sua mecânica segue o mesmo padrão dela, ou seja, acumular/stackar efeitos e nukar, com a ressalva de que seus danos são 20 a 30% inferiores e a mesma conta com um kit focado em evasão e dano, semelhante a outras classes de mesma base (como a Yami no Ronin por exemplo).

Clique aqui para conferir o guia antigo da classe, caso queira saber o quão grandes foram as mudanças na classe.

Para saber mais sobre as capacidades da classe e também o quão boa ela é em comparação com as outras, clique aqui. Nisso você será redirecionado a uma tabela atualizada e feita pelos youtubers Shiminuki e Molevolent.

Regeneração de mana: Timekillers ganham mana a cada vez que atingem um inimigo em combate (sendo mais efetivo em críticos) e quando desviam de algum ataque, também restaurando HP. (Modelo da Rogue)

Caso não entenda o que significa o modelo de mana listado, clique aqui e você será redirecionado para nosso post tutorial que explica acerca dos modelos de recuperação de mana e outros pontos importantes relacionados a classes.

Design: Timekiller

Design: Timekeeper

 

Descrição: O tempo flui numa só direção, a não ser que esteja corrompido pelo caos! Você nunca saberá quando ou com quais poderes estará enquanto estiver com esta armadura equipada.


Cada versão possui um método de aquisição diferente, que são:

Heromart – Raro (Timekiller): Atualmente a classe está rara, mas poderia ser obtida em meados de 2012 a 2014 através do shop da Heromart.com. Nos padrões de valores atuais, a classe sairia por volta dos R$ 150,00 então… pode-se dizer que a classe possuía um preço bem salgadinho. Basta acessar o seu Book of Lore, Badges, Heromart Badges e Callendar 2013;

Heromart – Raro (Timekeeper): Necessário ter o código do calendário de 2013. Feito isso basta acessar o seu Book of Lore, Badges, Heromart Badges e Callendar 2013;

Adventure Coins (Timekeeper): Por meio da compra da compra da 2013 Timelock Key no shop do NPC Stryche em /heromart. Custa 6000 ACs e não pode ser vendida, então tome cuidado antes de comprar, pois não tem volta. Após a compra da Key, você poderá abrir um shop e pegar a Chrono Chaorruptor (nome da versão por ACs) e o resto dos itens do set todos por 0 AC;

Heropoints (Timekeeper): Por meio da compra direta no Merge Shop do NPC Stryche em /heromart. A classe estará disponível por 5 Heropoints, os quais podem ser adquiridos quase que exclusivamente no shop da Heromart. Lembrando também que NÃO SÃO TODOS OS ITENS QUE DÃO HEROPOINTS, apenas os que você encontra nesse link aqui irão recompensá-lo com os pontos;


Aqui o uso é liberado, então fica a seu critério qual usar, isso desde armas fixas a instáveis. Particularmente recomendo usarem estáveis pra deixar seu DPS mais consistente, e também para que vocês não tenham a infelicidade de causar um nuke pequeno.


A classe é de base Evasive Melee, absurda de rápida e praticamente não tem problemas com mana. Levando isso em consideração, temos duas escolhas plausíveis de enhancements aqui:

  • Lucky, para aumentar o poder dos críticos da classe e dar um leve aumento nos status secundários;
  • Thief, que irá melhorar os danos base, evasão e conceder um pouco mais de HP pra classe. , usem Lucky o quanto puderem.

Já quanto aos Awe Enhancements, você poderá optar pelo Spiral Carve (Que por sinal, recomendo que optem pelo Spiral ao invés do Awe Blast já que a chance crítica da classe não é muito alto), Awe Blast para focar no DPS e dar um leve auxílio defensivo pra classe ou utilizar o Health Vamp para facilitar a sobrevivência (Não é muito necessário, mas pode vir a calhar caso o seu nível não seja muito alto).

Como sempre, recomendo fortemente que testem os enhancements (sejam os Awe ou comuns) e vejam qual melhor encaixa no seu estilo/percepção de jogo.


Os danos registrados abaixo seguem estes requisitos:

  • Nível 100;
  • Enhancement no Modo Único + Spiral Carve;
  • Arma fixa genérica (27-35);

Rank: 1 / Cooldown: 2 segundos / Dano da arma: 100% / Físico.

Causa dano ao alvo e aplica Temporal Rift a você. Acumula/stacka até 4x e dura 30 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

O ataque automático de sempre, porém… que conta com o principal efeito para causar dano na classe. O Temporal Rift irá afetar diretamente o DPS da classe, logo pode-se dizer que o auto da TK é um dos principais responsáveis pela produção de dano dela.

Seu dano é razoável, podendo passar um pouco da marca dos 1000-1200 nos críticos e poderá passar dos 2000 a depender da arma que esteja usando (instáveis).

Clique aqui para ver a animação


Rank: 1 / Cooldown: 4 segundos / Custo de Mana: 8 / Físico.

Desacelera a hora local de seu alvo, reduzindo sua velocidade em 20% por 10 segundos. Também aplica um acúmulo/stack de Temporal Rift.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Um ótimo auxílio defensivo/ofensivo pra classe, afinal assim como o seu auto ele também aplica Temporal Rift, o que facilitará pra você atingir as 4 stacks rapidamente e auxiliar a produção de dano da classe. Já o debuff na velocidade inimiga (Stretch Time) será incrivelmente útil quando enfrentar monstros/oponentes com danos medianos, afinal isso fará com que eles o ataquem com uma frequência menor.

Seu dano é semelhante ao da Rift Slash (1), podendo passar de 2000 com armas estáveis, e de quebra ainda poderá ser usado várias vezes sem se preocupar com a mana/HP da classe, logo… use-a sempre que puder!

Clique aqui para ver a animação


Rank: 2 / Cooldown: 10 segundos / Custo de Mana: 10 / Mágico.

Envolve a si mesmo ou um aliado em uma bolha temporal comprimida. O alvo afetado irá se curar, recuperar mana, ter sua esquiva aumentada em 25% e a velocidade em 30% por 10 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Sua habilidade de suporte, e praticamente padrão das classes baseadas em evasão. Era irá auxiliar tremendamente a manutenção da classe, afinal você irá contar com um HoT minúsculo (mas útil), um ótimo aumento na evasão do alvo, um MoT (Mana Over Time, ou Mana ao longo do Tempo) e ainda vai dispor de um ótimo aumento na sua velocidade. TUDO ISSO EM UMA ÚNICA SKILL!

O melhor de tudo é saber que esses efeitos podem ser “loopados”, ou seja, é possível mantê-los ativos durante TODO O TEMPO. Não preciso dizer o quão incrível isso é, certo?

Clique aqui para ver a animação


Rank: 3 / Cooldown: 8 segundos / Custo de Mana: 20 / Físico – Mágico.

Se Temporal Rift estiver ativo, causará dano ao seu alvo com base em todo o dano que você causou nos últimos 10 segundos enquanto ele estava ativo. O dano aumenta pra cada acúmulo/stack de Temporal Rift e consome essas stacks. Também aplica Relive The Past no alvo, um DoT com duração de 8 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

(Aqui eu vou só fazer um copiar/colar, já que a funcionalidade da skill é a mesma da CCH/CMP então não estranhe ter lido a mesma coisa)

Jaz aqui o nuke da classe, o qual chega a ser incrível de bom e uma incrível merda ao mesmo tempo. Enfim, deixando os desabafos pessoais de lado, essa skill causa dano baseado em duas coisas:

  • TODO o dano que você causou desde a primeira aplicação de Temporal Rift até 10 segundos depois disso;
  • Suas stacks de Temporal Rift, ficando assim no ápice do potencial de dano quando está com as 4 stacks desse efeito;

Isso aí é a explicação hiper resumida desse efeito, e caso você queira entender por completo sua funcionalidade, basta clicar aqui e conferir os comentários da skill Temporal Collapse (5) que lá eu explico mais a fundo sobre ela. Caso sua intenção seja só entender por cima, essa é a skill que causa aqueles danos acima de 100.000 que você vê no YouTube, Reddit e afins, e que, pra causar tudo isso bastará você causar o máximo de dano que puder enquanto estiver sob efeito de Temporal Rift.

Essa skill diferente das classes que antecedem a TK possui um dano base menor, porém é mais fácil de se acumular as 4 stacks de Temporal Rift para maximizar o dano dela (isso sem falar no DoT que vem de brinde). Recomendo que só use-a com todas as stacks de Temporal Rift e depois de ter acumulado um bom dano.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 5 / Cooldown: 12 segundos / Custo de Mana: 20 / Físico.

Causa uma grande quantidade de dano ao seu alvo e paralisa-o no tempo por 2 segundos. Também aplica um acúmulo/stack de Temporal Rift.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Com exceção da skill anterior, essa é a que possui o maior potencial de dano instantâneo na classe (pode passar dos 4000 de dano nos críticos). De quebra, também aplica um curto e oportuno stun de 2 segundos, o qual irá facilitar a sua sobrevivência.

Um ponto importante quanto ao uso dessa skill é que seu baixo cooldown a permite ser usada até duas vezes antes de perder o dano acumulado pra Compress Time (4), então sugiro que se aproveitem desse fato sempre que forem usar o nuke (até mesmo pra aumentar o dano causado).

Embora o seu custo de mana seja relativamente alto (isso se considerarmos o modelo de regeneração de mana da classe), você poderá usá-la sempre que possível devido a classe recuperar os pontos de mana com uma velocidade absurda – graças a Relive the Past (3).

Clique aqui para ver a animação


A TK possui 3 passivas, sendo duas adquiridas no rank 4 e uma no rank 10, respectivamente, que são:

  • Speed Perception (4): Aumenta sua Evasão em 15%;
  • Quick Reactions (4): Reduz todo dano dano recebido em 10%;
  • Temporal Cataclysm (10): Reduz todo DoT recebido em 60%;
Clique aqui para ver os comentários sobre as Skills

Todas as 3 são bem simples (afinal todas possuem efeitos que irão auxiliar a parte defensiva da classe). A 1° irá fazer com que você receba poucos golpes, a 2° os tornará menores para facilitar a reposição do HP perdido e a 3°… ela é bem curiosa, afinal são poucos os monstros no jogo que causam DoTs, porém são várias as classes que tem esse tipo de dano no kit, então pode-se dizer que é um bom acréscimo ao kit da TK!


  • Custos de mana e cooldowns baixos;
  • Quase todas as skills da classe possuem um longo alcance;
  • DPS elevado e constante;
  • Ótima defesa (Isso quando o alvo não tem danos inevitáveis);
  • Stun rápido, porém proveitoso (em PvP principalmente);
  • Conta com uma skill que auxilia a classe em todos os pontos possíveis (Vida, velocidade, mana e evasão);
  • Fácil de se usar;
  • Possui um bom sustain;
  • É extremamente rápida nos combates;
  • Seu buff na velocidade juntamente do fato de 3 skills aplicarem Temporal Rift permitem atingir as 4 stacks de Temporal Rift rapidamente;
  • Design maravilindo;


  • Chance crítica/precisão da Compress Time (4) não são das melhores, podendo oferecer uma experiência frustrante com a classe nas vezes que usar o nuke;
  • Sua principal fonte de defesa é a evasão, ou seja, oponentes cuja precisão/skills consigam quebrá-la terão uma grande vantagem contra a TK;
  • Mesmo contando com um incrível potencial de dano, a mesma possui uma certa dificuldade em causar danos exorbitantes (acima de 300.000, isso solo e depois das correções que recebeu), algo que pode ser solucionado com suportes;
  • Preço incrivelmente salgado, afinal são (no mínimo) 6000 ACs em uma classe, o que atualmente está custando em torno de R$ 75,00;


Solos: Antes de começar o combate, já use Relive the Past (3) para entrar na luta com todos os efeitos ativos.

Feito isso, dê o start com Stop Time (5) e Stretch Time (2) para deixar o alvo com sequelas. Feito isso, fique usando Stretch Time (2) até a Stop Time (5) recarregar e usá-la novamente. Logo em seguida, finalize com Compress Time (4), causando um dano imenso no alvo.

Feito isso, basta manter os efeitos da Relive the Past (3) ativos enquanto usa Stretch Time (2). Quando Stop Time (5) recarregar, use-a mais uma vez juntamente da Compress Time (4). Repita isso até o alvo estar morto.

Você também pode optar por usar a Compress Time (4) com apenas um uso da Stop Time (5), o qual irá amplificar ainda mais o dano da skill.

Resumidamente: (3) – 5 – 2 – 2 – 2 – 5 – 4 ou (3) – 5 – 2 – 2 – 4.

Nota: Lembrando que esse é apenas UM MODO de usar a classe. Você pode muito bem optar em fazer alterações nesse combo a depender do que você deseje da classe ok? Então deem asas a sua criatividade quando forem usar essa classe.

Clique aqui para ver uma demonstração de solo 


Clique aqui para ver uma demonstração de solo com boosts de dano (NSoD)


PvP: Aqui devo dizer que a classe brilha. Antes da luta começar, já use Relive the Past (3) pra chegar com a evasão no máximo. Feito isso, use Stop Time (5) para paralisar o alvo e causar um bom dano, seguido de Stretch Time (2) para diminuir a velocidade dele e finalize com Compress Time (4).

Caso ele não tenha morrido, siga mantendo os efeitos de Relive the Past (3) ativo enquanto usa suas skills de dano até Compress Time (4) recarregar. Feito isso, use-a novamente. Repita isso até o alvo estar na lona.

Resumidamente: (3) – 5 – 2 – 4 ou (3) – 5 – 2 – 2 – 4.


Diferente das outras Chronos, a Timekiller é um oponente muito irritante no PvP, seja pelo seu dano imenso, evasão, debuffs e etc, sendo capaz de espancar até mesmo Void Highlords. Por ela ter sua defesa baseada em Dodge, podemos tirar proveito disso e usar rivais que counterem facilmente classes com evasão elevada:

  • Evolved Shaman: Anula a evasão e chance crítica do TK, além da sua irritante mecânica de stun/slow/stun/slow…;
  • Royal Battlemage: Alta precisão e conta com 3 poderosos nukes que podem desintegrar o TK antes que ele derrote você;
  • Shaman: Também anula a evasão e chance crítica do TK e conta com dano pesado;
  • Artifact Hunter: Shield poderoso e que reflete parte do dano recebido, precisão imensa, chance de stunlock, danos altos, skill de dano inevitável e que possui um bom valor;
  • Legion Blademaster Assassin: Evasão alta, alto alcance nas skills e conta com aquele nuke de dano inversamente proporcional ao HP atual que pode alterar o resultado da partida em uma fração de segundo.


Uma boa mistura entre muito dano e muita evasão“. Pode-se dizer que a TK é uma das classes de calendário mais equilibradas do AQW, afinal você consegue ter um dano alto/consistente enquanto dispõe de uma evasão alta o suficiente para evitar 90% do dano que receberia normalmente.

Como nem tudo são flores, ela continua sendo uma classe de calendário, ou seja, custa 75 reais na melhor das hipóteses. Sobre ela valer a pena… eu diria que varia, até porque ela tem o propósito de ser uma Chronomancer/CMP de DPS inferior, porém com mais defesa. Se você for um jogador free e não tenha interesse por classes complexas (como a Corrupted Chronomancer) ou disposição/tempo pra farmar itens endgame (Void Highlord por exemplo), recomendo que pegue ela por ser a melhor escolha em termos de praticidade/efetividade, do contrário apenas vá atrás da Corrupted ou de outra Chrono que possa agregar mais a sua conta. Caso você seja colecionador e tenha condições de adquiri-la, compre sem pensar duas vezes e desfrute dessa classe cheirosa.

Bom, foi isso pessoinhas! Aqui despeço-me de vocês e deixo o pedido para que deixem seus comentários quanto ao guia (se gostaram, tem algum erro ou querem dar alguma sugestão, etc). Um bom dia a todos e até Quinta ou Sexta-feira com o guia da Chrono Commander! ^^

 

10 comentários sobre “[Guia – Atualizado] TimeKiller – Keeper

  1. qual a melhor classe de calendário? e qual delas é a que da mais dano? eu ganhei 6 heromart badges em julho e ainda nao usei, queria saber qual delas pegar =)

  2. gente surgiu mais uma dúvida aqui, que nem é mt relacionada ao post kk, quais são as melhores classes pra farmar atualmente?

    • Eu fiquei um pouco confuso, mas de todo modo, se você estiver falando “farmar” no sentido de ter no inventário temos: Void Highlord, Legion Revenant, Chaos Avenger, Lightcaster e Yami no Ronin (E a Dragon of Time caso você curta a temática dela).

      Já se for classes para farmar no sentido de adquirir itens então temos: Vampire Lord (seasonal), Blaze Binder, Legion Revenant, Chaos Slayer e por aí vai.

      Caso queira uma lista mais detalhada, só acessar nosso discord. Lá tem alguns comparativos das classes que podem te auxiliar na hora de escolher alguma classe.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.