O que vai acontecer com o AQW no dia 31/12?

Olá, como vão? Sinceramente eu não me importo. Mas recentemente a Adobe e os navegadores de internet já confirmaram algo que eles vêm prometendo a muito e muito tempo. Sim, o pesadelo dos jogadores de Friv, ClickJogos e AQW se tornará realidade, o Flash Player não terá mais suporte. E agora, quem poderá nos defender? Nem o Chapolin Colorado dará conta dessa. Então me diga, como continuaremos jogando AQW? Vai ter como eu jogar pelo celular antes de sair o tal do AQWMobile? E agora, e agora? Sigam-me os bons para entender o que vai acontecer com o AQW e vamos ver o que vai dar pra ser feito.

Caso você não queira ser contextualizado do que rolou e só quer saber a respostas pras perguntas da introdução aperte CTRL+F e digite “Resposta das Perguntas“.

Contextualizando:

Vamos começar do começo. O que rolou? Como sabemos a tecnologia se desenvolve mais e mais a cada ano, os processadores ganham mais núcleos e perdem nanômetros, os navegadores ficam mais rápidos e melhor programados, uma nova linguagem surge e por aí vai. Com o tempo, algumas coisas ficam obsoletas, como o Orkut, o ICQ e agora o Flash Player.

O Flash Player não é nem de longe a melhor ferramenta para exibir arquivos animados, o plugin suporta arquivos de um único formato específico (.swf) e basicamente monopoliza tudo para a Adobe e sua trupe.  Além disso, o plugin consome uma memória RAM altíssima e é terrível pra sua máquina em vários sentidos, gerando constantes bugs e crashs do plugin, ou até pior, do seu navegador. Além disso, como eu disse, o Flash Player é fechado a .swf, ou seja, não é aberto como o HTML, assim, ele não é compatível com padrões web. O Flash Player quando surgiu era uma ferramenta revolucionária, sendo o filho prodígio do Adobe Shockwave (que servia pra jogar Habbo) e servindo pra uma série de coisas. Hoje é um plugin morto que ninguém mais quer assumir a paternidade. A ironia disso tudo é que o Shockwave ainda é atualizado pela Adobe e já exibe recursos 3D como o Unity.

Jogo sendo reproduzido via Adobe Shockwave. Fonte: Baixaki

Muitos de vocês não sabe, mas o AQW é um jogo lançado em 2008. Em 2008 o Flash Player era a novidade ideal do mercado, possibilitava que o impossível fosse feito, como uma engine produzida em Phyton reproduzisse arquivos animados pelo Adobe Flash CS e Corel Draw em um servidor online e fosse possível que um MMORPG fosse acessado de qualquer computador com acesso a internet sem o download de nenhum programa. Daí surgiu o nosso amado AQW.

Primeira tela de criação de personagem do AQW. Fonte: Fodasticos do AQW.

Em tese é o mundo perfeito, o jogo bombou, fez sucesso. Em 2008 as pessoas não tinham PCs gamers, tampouco isso seria uma tendência de mercado. AQW não precisou de muito pra se popularizar por diversos países, incluindo o Brasil 2 anos após o seu lançamento. Porém, como eu disse, o tempo não é amigo de tecnologias antigas e o Flash Player está morrendo, e será oficialmente descontinuado completamente no dia 31 de dezembro deste ano (2020).

Pasme, esse vídeo veio do canal oficial da Artix Entertainment em 2012, porque desde 2012 já de discutia se o Flash Player era ou não seguro. Para se ter noção, em 2010 Steve Jobs já havia comentado que o Flash Player morreria miseravelmente após o lançamento do HMTL5. Você pode ler essa reportagem AQUI. Basicamente as pessoas começaram a comprar computadores melhores, League of Legends virou febre e AQW ficou estagnado e ultrapassado. Era hora da AE se mexer, e ela o fez. Mas não com o AQW, mas com seu jogo 3D, AQ3D.

Logo de AQ3D. Fonte: Steam

Então, a equipe principal da AE saiu do AQW, a Saga do Caos foi finalizada e o AQW tomou o rumo que tomou atualmente. Eu não vou entrar em detalhes de o porque você deveria ser mais critico e cético em relação ao game, ou qualquer coisa do tipo, esse nem deveria ser o foco do post, porém, o vídeo ali em cima não me deixa mentir, a AE teve mais de 8 anos para arrumar o problema do Flash Player e não fez. Então agora, vamos ao que realmente importa neste post, será possível jogar AQW após o fim do Flash Player?

Resposta das Perguntas:

  1. É O FIM? O AQW MORRERÁ DIA 01?

R: Não, o AQW continuará funcionando, porém, apenas pelo launcher oficial da AE. Você pode baixar esse launcher a partir do link disponibilizado clicando:

Windows 64-bits: AQUI 

Windows 32-bits: AQUI

Mac Book: AQUI

Linux: AQUI INDIFEREM OS BITS (32 OU 64).

2. Será possível continuar jogando AQW do meu celular via Puffin?

R: Infelizmente não. O Flash Player já era, muito provavelmente nem o Puffin vai suportar ele. Caso você tenha uma versão desatualizada do Puffin, ou seja, uma versão não original, você pode tentar a sorte e nos contar aqui o que rolou dia 01/01/2021.

3. Eu jogo pelo AQLite / software de terceiros que não são proibidos, vai continuar funcionando?

R: A princípio não, por um lado o final do Flash Player foi bom, já que os bots vão acabar, e provavelmente os glitchs provindos dele também. Porém, o AQW do launcher também roda em flash, mas é por um plugin desenvolvido pela AE para reproduzir os arquivos do jogo.

4. Há alguma previsão oficial para o lançamento do AQW Mobile / AQ2D?

R: Não, não há. Como vocês viram no post, desde 2012 o AQW Mobile está em desenvolvimento, além de que, o foco da AE é o AQ3D, então não há nenhuma previsão de como será o AQW Mobile nem de quando ele lançará.

5. O AQWCangaceiros vai acabar?

R: Não, o blog não usa Flash Player para nada a 5 anos. O blog se manterá firme e forte, cheio de ideias e possibilidades para 2021.

Basicamente até o momento é isso. Caso vocês tenham mais dúvidas, sugestões ou afins eu vou atualizando o post até o dia 01.

7 comentários sobre “O que vai acontecer com o AQW no dia 31/12?

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.