Olimpíadas Cangaceiras 2020 – Resultado Final [?] (5ª Etapa)

Olá pessoas capazes de ler! Tudo bem? Estou aqui para trazer o post com o resultado da  quinta etapa da nem tão importante, mas ao menos divertida, Olimpíadas Cangaceiras 2020! Neste post cada classe enviada será avaliada de acordo com os critérios estabelecidos no post de explicação do concurso. Sem mais delongas, vamos às avaliações!


-> Classes enviadas

Antes de irmos para as notas em si, segue as classes que cada equipe enviou na exata forma em que eu recebi:

Com as classes disponíveis para todos verem, acredito que agora faça sentido eu comentar das notas em um post aberto ao invés de apenas mandar feedback direto para as equipes. Com isso resolvido, vamos para as notas!


Avaliação

-> 1º Quesito – Enredo (Peso 2)

  • EctoBarbarian – Nota 9

Fez o feijão com arroz muito bem. A história foi bem simples, mas realmente não se pediu por algo muito complexo. Fez a função que tinha de contextualizar ao menos parcialmente a classe em Lore. O método de obtenção teve uma parte que me surpreendeu um pouco, exigindo um item que precisa que você mate um membro da AE em PvP, o que por si só talvez torne a classe mais difícil, mas não é exatamente algo impossível de acontecer um dia, então não vejo razão para punir por isso. Simples, direto e eficiente.

  • Mime of Time – Nota 9.5

A história seguiu o mesmo modelo da EctoBarbarian, uma descrição simples mas efetiva o suficiente para contextualizar a classe. A razão da diferença na nota foi basicamente o método de obtenção, feito de uma maneira mais complexa, recebendo toda uma questline com descrições, recompensa e tudo que se pede. A única razão para não ser dado o 10 é que eu acredito que era possível trabalhar melhor com a origem da classe, assim como também era possível com a EctoBarbarian, algo que não foi exatamente exigido para ser complexo, mas que seria um diferencial suficiente para o 10.

  • Runic Sage – Nota 5

É, difícil. A Runic Sage não recebeu uma história, apenas uma simples descrição que não acrescenta muito. Ao menos possuiu uma questline bem inserida e contextualizada. No entanto, a falta de uma história faz muita falta e não pode ser ignorada.

-> 2º Quesito – Skills (Peso 3)

  • EctoBarbarian – Nota 10

Criativo e ao mesmo tempo plausível. O skillset em si não acrescenta tanta novidades, mas se torna bem interessante por conta do sistema de Aura Points. Não inventou o impossível ou o absurdo, fez algo interessante e que é, no mínimo, algo que você consegue acreditar. Destaque para possuir uma passiva que interage com poções, algo que eu também não lembro de ter visto diretamente no jogo.

  • Mime of Time – Nota 10

Novamente, um skillset interessante. Refletir ataques já é algo que acontece em classes que existem no jogo, ao menos parcialmente, mas não da forma que acontece nessa classe, sendo a primeira skill consistindo literalmente em copiar a última skill inimiga. Refletir os ataques que você sofreu com mais poder é algo que já foi visto, mas nunca em uma classe do AQW e que é interessante. As passivas também são interessantes, especialmente a rank 10, que faz um upgrade no auto ao invés do tradicional buff em algum stat que geralmente ocorre.

  • Runic Sage – Nota 9

Primeiro que rushar rank 10 nunca foi tão necessário em uma classe quanto nesta. A quantidade de formas que ela pune você antes do rank 10 é assustadora, desde a redução na própria haste até o self-stun de… 10s. Apesar disso, o skillset é criativo, possui uma grande variedade de buffs e debuffs e, no geral, é interessante. No entanto, curar o inimigo de tantas formas é realmente algo positivo?

-> 3º Quesito – Mecânica (Peso 3)

  • EctoBarbarian – Nota 9

Das três classes, a sensação que eu tenho é que a EctoBarbarian seria a que eu mais utilizaria. Uma redução de 75% no dano inimigo já é algo interessante por si só, mas juntando isso com outras mecânicas defensivas da classe como dodge chance perfeita e recuperação direta de mana torna ela uma classe com ótima capacidade defensiva. Ao mesmo tempo, a classe não se torna desbalanceada ao meu ver a partir do momento que tira muita coisa para conseguir dar essa defesa, deduzindo seu ataque consideravelmente. Ela possui uma janela de 5s desvinculada para poder agredir o oponente, mas que exige cuidado extremo para não gerar uma situação de pouca mana após esses 5s. As passivas também são úteis, diminuindo o sustain de um adversário de PvP ao mesmo tempo que aumenta o próprio. Uma classe defensiva com um skillset que, ao meu ver, possui skills que sinergizam bem.

Entretanto, não usaria essa classe em um contexto além de solos seguros e PvP. A pequena quantidade de skills que causem dano junto com cooldowns relativamente longos fazem com que o DPS dela não seja tão bom, especialmente quando lidamos com uma classe que precisa de tanto cuidado com o uso da mana. Eu consigo ver essa classe talvez se destacando no PvP pela mecânica de reflect da primeira skill junto com a alta defesa, o que faria os adversários sofrerem para matarem um EctoBarbarian.

  • Mime of Time – Nota 6.5

A Mime of Time aparenta ser uma classe divertida de usar, mas com algumas complicações. O seu DPS depende muito do DPS inimigo, mas ao mesmo tempo poucos são os mecanismos de defesa que ela possui. Se ela for tentar solar um boss com dano alto, provavelmente irá apenas sentar e chorar, especialmente por depender de stacks para conseguir ter um HoT bom. Simultaneamente, usar desses stacks significa sacrificar o nuke. Ou seja, se o inimigo possui um dano baixo, você vai matar ele lentamente, não sendo a melhor escolha de classe, se ele possui um dano alto, você não vai conseguir aguentar a trocação e acabará morrendo, também não sendo uma classe boa para esse tipo de boss. Ou seja, podemos remover solos da função. Farming também está fora de cogitação pela falta de um AoE efetivo. Suporte também não é exatamente o foco dela, já que o debuff que ela irá colocar em um monstro normalmente será… um aumento na haste. Sobra PvP, e aqui entra outro problema. Grande maioria das classes usa um combo quase que imediatamente, em um espaço pequeno de tempo. Como você vai conseguir observar essas skills e usar aquela que realmente vai ser boa para você? Qual sua garantia que logo após ele usar aquela skill, não saiu um auto e você vai acabar apenas dando uma pancadinha no adversário? Isso com a ausência de defesa e a mecânica de stacks acaba tornando bem inviável ao meu ver. O skillset possui sinergia interna, mas não consegue encaixar no jogo.

  • Runic Sage – Nota 4

Primeiro que eu não vou nem comentar da classe antes de chegar no rank 10, pois eu tenho certeza que eu não teria coragem de fazer algo fora de icestormarena antes disso, e talvez eu até tiltasse upando a classe e simplesmente tacasse ela no bank depois de uma série de stuns seguidos. A classe possui muitas correntes de efeito, ou seja, skills que trazem efeitos que alteram os efeitos de outras skills, o que é sempre interessante de ver pois abre possibilidades.

Agora, eu acredito que a aventura foi longe demais. Um HoT crescente para o inimigo já é algo difícil de aceitar, mas que pode ser compensado através de formas de punir o inimigo, seja reduções grandes na defesa dele ou ataque dele, o que ocorre, mas não com uma força suficiente para que eu diga que vale a pena. A skill rank 3 também tem um fator de randomização que eu odeio, pois diminui o controle que você exerce sobre a classe, só pegar a quantidade de gente traumatizada após morrer com a Chaos Slayer ativando Barrier 7x seguidas. A mana talvez se torne um problema, já que os custos das skills, com exceção da última, que possui custo em HP, são bem altos, mas talvez você consiga compensar isso por conta do efeito de mana adicional também da última skill. Agora, pelo amor de Deus, que porra é aquela primeira skill? Você não só pode colocar outro HoT no inimigo, mas também pode ativar Forgone Conclusion, o que basicamente resetaria todo o trabalho feito durante 4s? Certo que é possível evitar a ativação, mas isso envolve sacrificar ou os efeitos negativos ou a última skill, e isso parece um problema pra mim. Eu não usaria essa classe como suporte, e muito menos em PvP, Solos ou Farming. A classe não apenas não encaixa muito bem ao meu ver como suporte, mas possui algumas contradições quanto ao objetivo e as interações entre as skills.

-> 4º Quesito – Arte/Design (Peso 1)

  • EctoBarbarian – Nota 7

O design da armor combina com a ideia da classe, mas a ausência de ícone próprios acaba prejudicando. A descrição das animações foi boa, mas não possui uma referência visual, nem mesmo que estática como ocorre na skill 1, é meio meh. Sinceramente, não julgo, este quesito é um tanto injusto pois depende mais de possuir alguém na equipe que possua o conhecimento e a capacidade para fazer as animações e os ícones. Levando em conta as limitações, bom trabalho.

  • Mime of Time – Nota 10

Nada para reclamar aqui, animações ANIMADAS e muito bem feitas, ícones únicos e legais e tudo isso seguindo bem a temática da classe. Quem dera a maioria das classes do AQW tivessem um design artístico tão bem feito.

  • Runic Sage – Nota 4

Aqui fica difícil defender. A escolha de armor foi o único ponto positivo, pois combinou com a temática da classe, mas parou aí. Os ícones nem sequer possuem design, sendo descritos de uma maneira bem estranha. As animações não foram descritas, e mesmo que consideremos o que é dito que ocorre na descrição das skills, não fica algo legal visualmente. Animações do AQW não podem ser muito complexas e possuírem muitos movimentos, precisam ser rápidas e efetivas pois o ritmo do jogo é rápido. Infelizmente, essa nota é o que eu acredito ser justo.

-> 5º Quesito – Redação (Peso 1)

  • EctoBarbarian – Nota 9.9

Não há muito o que comentar aqui, li a classe e ela era auto-explicativa, não exigindo muito para entender o que cada skill fazia.

  • Mime of Time – Nota 10

Aqui eu dei um crédito extra para a Mime of Time por toda a organização do post em que a classe se encontra, tornando tudo fácil e simples de localizar e entender. Pouco muda no resultado final, é mais um bônus por ajudar o amigo aqui e servir como incentivo para esse comportamento em concursos de classe futuros.

  • Runic Sage – Nota 6

Meu senhor, eu sofri para ler essa classe. Essencialmente, classes com correntes de efeito são difíceis de compreender por conta da quantidade de informações que precisam ser guardadas para permitir usar a classe de maneira consciente, o que exige uma explicação e descrição mais organizada para permitir compreensão. No entanto, o que encontramos foram descrições vagas e um emaranhando de palavras que fez eu ter que ir e voltar umas trocentas vezes na tentativa de entender o que porra tava acontecendo. Ajuda aí, cacete.


Vencedores da 5ª etapa – Concurso de Classes

Team Prerigo (Líder: Mikaeu) – Nota 9.2

Com uma classe que misturou criatividade com uma utilidade decente, a Team Prerigo conseguiu encerrar sua participação com chave de ouro. Uma classe feita com recursos limitados, principalmente falando em termos de arte, mas que conseguiu compensar em um skillset que foi bem superior mecanicamente, sendo essa a margem pela qual o Team Prerigo obteve sua vitória nesta etapa. Parabéns! No entanto, no quadro geral…

2º Lugar

Team Twilly Agiota (Líder: Soulander) – Nota 8.9

Com certa margem, temos a classe melhor feita tematicamente e artisticamente das três presentes no concurso. Entretanto, isso apenas não basta para fazer uma classe vencedora. O sistema único aparenta interessante, mas peca em termos de utilidade real, e acaba gerando uma classe de balanceamento duvidoso. Apesar de não terem conseguido a vitória, eles possuem razões para comemorar!

3º Lugar

Team Outsiders (Líder: Scorpioncosmic) – David (Vencedor)

É, aqui fica difícil de defender. A classe não foi bem trabalhada, claramente entregue às pressas, mostrando uma certa desorganização interna no grupo. Não vamos iniciar uma caça às bruxas ou nada do tipo. Serve como aprendizado.


VENCEDORES DAS OLIMPÍADAS CANGACEIRAS 2020!

Team Twilly Agiota (Líder: Soulander) 

Com o resultado obtido nesta etapa, conseguiram acumular 11 pontos e manter, assim, a liderança que conquistou etapas atrás. Uma das equipes que mostrou mais organização durante todo o concurso, fato que foi traduzido em resultados que os levaram ao topo. Parabéns aos membros das equipes e, obviamente, ao líder Soulander!

Lembrando que entre as premiações temos:

  • Cargo exclusivo no Discord
  • Direito de escolher um novo emote para o servidor no Discord
  • Vaga no Cangas Vips
  • Algo que ninguém lembrou de decidir, mas a gente conversa e chega em algo

Novamente, parabéns pela vitória!


Situação da tabela (Final)

Com todas as etapas concluídas, a tabela só teve uma conclusão definitiva na última etapa, e ficou da seguinte forma:

1º Lugar: Team Twilly Agiota – 11 pontos

2º Lugar: Team Prerigo – 10 pontos

3º Lugar: Team Outsiders – 9 ponto


E com isso encerramos este longo concurso que são as Olimpíadas Cangaceiras. Desta vez, consideravelmente mais calma que a sua primeira edição, mas do meu ponto de vista, mais divertida. Espero que todos aqueles que participaram tenham se divertido também e que, caso o maníaco do Mikaeu decida fazer outra no futuro, as pessoas decidam participar novamente. Parabéns e obrigado a todos que participaram, fazendo com que a competição só tivesse um final efetivo na última etapa! Até a próxima!

2 comentários sobre “Olimpíadas Cangaceiras 2020 – Resultado Final [?] (5ª Etapa)

  1. Parabéns turminha! Foi um prazer me divertir com vocês novamente. Estrelinha para o schmoo pela organização!

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.