[Guia – Atualizado] Abyssal Angel / Shadow

Vem atualização, passa atualização; vem buffs, vem nerfs, e dessa vez a “sequelada” nessa situação foi a Abyssal. Clica aí e vem conferir como a classe ficou depois do fuzilamento que a AE deu na coitada (e foi mais que merecido).

Clique no link abaixo que você será direcionado para a parte do guia que você deseja visualizar.


A Abyssal Angel é uma classe de base Power Caster voltada inteiramente para combates contra múltiplos oponentes. Usufruindo de uma boa quantia de Intellect stat, sua mecânica foca todo seu potencial ofensivo nos seus auto attacks/DoTs, além de usar de curas ao longo do tempo para se manter viva.

Regeneração de mana: Abyssal Angels ganham mana a cada vez que atingem um inimigo em combate (sendo mais efetivo em críticos) e quando desviam de algum ataque (também recuperando HP). Modelo da Rogue.

Design Abyssal Angel

Design Abyssal Angel Shadow

 

Descrição: Abyssal Angels são os estrategistas da Nation. Treinados por Revontheus para usar armas de cristal, eles se destacam no combate a vários inimigos com flechas forjadas pelo próprio Nulgath. Abyssal Angels possuem várias maneiras de derrubar seus oponentes.


Como são duas classes e uma mecânica igual para as duas, deixarei separado o modo de obtenção delas (lembrando que a Blademaster Original está rara), que são:

Abyssal Angel (Rare): Atualmente está rara, mas poderia ser obtida no shop de aniversário do Nulgath de 2016 por 2000 ACs;

Abyssal Angel Shadow (Seasonal): Pode ser comprada por 2000 ACs no shop da Black Friday. A classe estará disponível somente nos eventos de Black Friday, que ocorre sempre em meados de Novembro.


Considerando a mecânica da classe e a facilidade da mesma em spammar habilidade, recomendo usarem estáveis para um dano mais consistente e seguro. Não recomendo o uso de instáveis, mas aí vai da loucura de cada um.


Embora tenha listado 3 modos, é bem simples de classificar. Se você quiser um bom sustain e DoTs/HoTs maiores, use o primeiro modo. Se você quiser dano bruto para farmar, use o modo 3. Se você for até nível 65 e tiver condições, use o modo 2.

Sobre os Awe Enhancements, só 2 possuem utilidade na classe: O tão popular e universal Spiral Carve para aumentar suas chances de crítico e também produção de dano, e o Mana Vamp, caso não esteja conseguindo manter sua mana dentro dos conformes (o que eu acho bem improvável). Recomendo fortemente que vocês usem o Spiral Carve, para aumentar a efetividade da classe no seu ponto forte que é o farm.


Os danos registrados abaixo seguem estes requisitos:

  • Nível/Enhancements 100;
  • Enhancement na Opção nº. 3 + Spiral Carve;
  • Arma estável genérica (27-35);

Rank: 1 / Cooldown: 2 segundos / Dano da arma: 105% / Físico.

Atira à longa distância flechas infundidas com a energia do vazio, infligindo dano moderado, sendo este, aprimorado pelo seu poder mágico. Pode acertar até três alvos. Cada flecha expõe os mais profundos dos pecados de seus alvos aplicando Sinned Arrow, um pequeno DoT por 3 segundos. Acumula em até 6 vezes.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Eis aqui sua principal fonte de danos. Sobre as condições de enhancements mostrados acima, você consegue bater até 1100 de dano em críticos. De quebra, também concede o bônus de um DoT inicialmente pequeno, mas que pode aumentar ao ponto de ficar em incômodos 380 por tick. É um bom auto, tanto pelo alcance (até 3 alvos) quanto pelo dano total.

Mudanças no Auto: As mudanças no auto se resumiram somente ao dano. Antes os danos do auto attack eram altos o bastante pra chegar em até 1500, ou seja, uma redução em torno de 27% no dano da classe.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 1 / Cooldown: 8 segundos / Custo de Mana: 15 / Físico.

Abre suas asas para tomar vôo. Aplica Vantage Point, aumentando a sua precisão e evasão em 15% por 6 segundos. Além disso, permite-lhe focar todo seu poder de fogo num só alvo, fortalecendo suas flechas e aumentando o poder de seus DoTs em 75% durante seu efeito. Seus ataques focalizados reduzem a quantidade de energia vazia que você precisa gastar, aplicando Mana Refraction, reduzindo seus custos de mana em 50% por 8 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Skill voltada pra solos. Concede uma ampla gama de buffs: redução de 50% nos custos de mana de todas as suas habilidades, aumento na precisão e dodge chance em 15%, aumenta em 75% os seus DoTs fazendo com que eles cheguem a casa dos 600 por tick e ainda transforma o seu auto attack em em single range, ou seja, atinge somente um alvo enquanto o efeito estiver ativo, são ótimos buffs não concordam!?

Eu não! Pois toda a mecânica de dano da classe gira em torno do auto attack, e toda sua base é voltada pra farms (que inclusive é o ponto forte/principal da Abyssal). Claro que os buffs são bem-vindos, porém o fato dela diminuir o número de alvos do auto meio que faz ela não valer a pena ser usada – dependendo da situação, não compensa muito você usar ela até nos solos – , logo são efeitos certos que vieram na skill errada. Uma coisa que a skill não menciona, é que o aumento nos DoTs também influencia o HoT da classe, logo aumenta também a cura da classe, que mais a frente irei falar sobre.

Mudanças na habilidade: Efeito Mana Refraction adicionado, antes não existia; Aumento na porcentagem do buff nos DoTs, de 50 para 75%.

Foram “boas” mudanças, afinal agora a classe pode vir a não sofrer com falta de mana em solos (se é que ela sofria, nunca cheguei a testar), e também agora ela conta com um aumento no dano dos seus DoTs, o que pode vir a ser útil em algumas situações.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 2 / Cooldown: 12 segundos / Custo de Mana: 26/ Físico – Mágico.

Se Vantage Point está ativo, você envia imagens das sombras atingindo até 4 alvos com um dano moderadamente forte. Aplica Aghast, paralizando os oponentes por 3 segundos. Se Vantage Point não estiver ativo aplica Catalyst, sugando a velocidade dos alvos em 20% enquanto aumenta a sua na mesma quantia por 8 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Sua principal skill ao usar a classe pra farmar. Independente do efeito Vantage Point estiver ativo ou não, essa habilidade SEMPRE atingirá 4 alvos, logo tenha cautela quando for usar ela nos solos em que tenha mais de um monstro na sala. Enfim, sobre a skill ela é bem versátil, pois consegue ser viável em todo tipo de situação, seja farm/PvP/Solos (suporte nem tanto).

Quando for usá-la pra farm, sempre use-a sem ter usado a Flight (2) antecipadamente, pois assim você irá usufruir de um lindo buff de 20% na sua velocidade e reduzindo as dos alvos em 20%, ou seja, mais dano causado e menos dano recebido. Em PvP, faça o contrário e você terá um bom stun de 3 segundos nos alvos. Pra solo, use somente em situações que você precise de tempo pra recuperar a vida.

Mudanças na habilidade: Dano base reduzido. Foi só isso a mudança, então… usufrua dos seus 1000 de dano crítico ae.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 3 / Cooldown: 20 segundos / Custo de Mana: 18 / Mágico.

Suprime sua energia vazia interna para colocá-lo temporariamente em uma estase, concedendo a você um HoT alto e quadruplicando sua Endurance por 10 segundos. 

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Sua skill de suporte. Concede um tremendo aumento em sua Endurance/HP (4x mais vida) e de quebra ainda concede um poderoso e duradouro HoT. Com isso, fica quase improvável de você morrer num contexto de farm. Graças as mudanças, agora você pode usá-la SEMPRE que quiser.

Mudanças na habilidade: O custo de mana foi reduzido de 25 pra 15 e seu cooldown de 10 segundos para 8, ou seja, agora você poderá spammar o quanto quiser em combates contra um único alvo; Agora você não é mais impossibilitado de aplicar Sinned Arrow enquanto estiver com os efeitos dessa skill ativos.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 5 / Cooldown: 13 segundos / Custo de Mana: 32 / Físico – Mágico.

Gera cristais de ar fino para aumentar sua resistência à danos em 25% por 8 segundos. Além disso aplica Clean Cut, aumentando a sua chance de críticos em 15% por 6 segundos.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Aqui sua principal habilidade de suporte no dano. Concede a você um shield de 25% em todo dano recebido e aumenta a chance de todos os seus golpes serem críticos. Embora ela custe uma boa quantia de mana, procure sempre usá-la pois é graças a ela que você terá uma recuperação de mana absurda, afinal quanto mais críticos mais mana.

Mudanças na habilidade: Reduzido o aumento na chance de críticos de 25 para 15%.

Clique aqui para ver a animação


A Abyssal Angel possui 3 passivas, sendo duas do rank 4 e uma do rank 10, que são respectivamente:

  • Inscribed Arrows (4): Aumenta o dano dos DoTs em 12%;
  • Master Tactician (4): Aumenta o stat Wisdow e sua chance de Dodges em 18%;
  • Always Hit Their Mark… (10): Aumenta todo seu dano crítico em 15% e sua precisão em 10%;
Clique aqui para ver os comentários sobre as Skills

Todas as passivas irão incrementar seus resultados com a Abyssal. A primeira tornará seus farms mais rápidos ao aumentar sua produção de dano através dos DoTs, já a segunda irá auxiliar em toda a parte defensiva da classe, pois tanto um quanto o outro irão facilitar pra você não tomar tanto dano. Já a última… bom, ela é bem autoexplicativa, deixa bem claro que ela tornará seus danos mais certeiros e fortes.


  • Alta taxa de evasão;
  • Uma classe incrível de ser usada quando se estiver farmando;
  • Bons danos;
  • Ampla gama de buffs/debuffs que tornam a classe uma das melhores do jogo em combates a múltiplos oponentes;
  • HoT poderoso e consistente;
  • HP imenso, afinal você consegue bater facilmente a casa dos 6000 (isso com a Fallen’s Judgement ativa, claro);
  • Bom DoT, podendo passar dos 600 se combinado a todos os efeitos da classe;
  • Ótimo sustain, podendo ficar viva até contra monstros comuns da Towerofdoom (isso desconsiderando os chefões);
  • Precisão alta;
  • Boa taxa de críticos;
  • LINDAS ANIMAÇÕES (Sério, são muito lindas);


  • Mesmo com uma de suas habilidades melhorada (Flight 2), seu uso é inviável em boa parte das vezes que você venha a usar a classe;
  • Só possui um desempenho decente em combates a múltiplos oponentes, de resto é descartável;
  • Perdeu MUITO potencial com os nerfs recentes;
  • Todos os métodos de obtenção da classe são pagos, logo quem não gasta um centavo sequer no jogo não poderá usufruir dela;

Pois é amigos, quem diria que a classe mais versátil para farms tomaria nerfs tão pesados assim. Claro, a classe não está ruim pois segue como uma das melhores do jogo, porém equivale a metade de quem ela foi um dia. RIP Abyssal Angel.


Solos: Aqui deixarei dois métodos: um com o qual você irá focar inteiramente no DoT e outro para dano bruto. Já destaco logo de cara que dentre os dois, o de dano é o melhor caso você seja masoquista alguém disposto a usar a classe nessa categoria, e como esse é o mesmo método que você irá usar pra farm, colocarei agora somente o dos DoTs.

Primeiramente comece usando Flight (2) para aumentar sua produção de dano nos DoTs e também na sua sobrevivência. Depois use Crystallis Veil (5) para aumentar sua chance de críticos e sua defesa, juntamente use Fallen’s Judgement (4) para aumentar seu HP e conceder seu poderoso HoT. Após fazer isso, parta pra cima do seu oponente. Ao longo do combate, procure manter os efeitos ativos de suas skills e usar Aphotic Overdrive (3) sempre que puder para stunnar seu alvo e ajudar a você não tomar tanto dano. Resumidamente: 2, 5, 4, 3. Recomendo usar essa sequência contra monstros de alto poder de fogo ou efeitos difíceis de lidar.

Clique aqui para ver uma demonstração de solo

PvP: Não recomendo usar a classe para PvP, embora ela consiga bons resultados até. Mas caso você seja vida louca, comece usando Fallen’s Judgement (4) antes mesmo de entrar na arena. Quando der o FIGHT, use Crystallis Veil (5) para aumentar sua chance de críticos junto da defesa e fique spammando Aphotic Overdrive (3) no seu alvo. Se você ver que falta pouco pra ele morrer, tente combinar Flight (2) e Aphotic Overdrive (3) para stunnar seu alvo. Use e abuse de slide. Resumidamente: 4, 5, 3, 2, 3.

Farm: Aqui é bem simples. Basta ficar spammando Aphotic Overdrive (3), Crystallis Veil (5) e Fallen’s Judgement (4). NÃO USE Flight (2), pois com ele seu auto se tornará single target, logo você perderá seu potencial ofensivo em área para concentrar seu dano em um único alvo. Resumidamente: 3, 5, 4.

Clique aqui para ver uma demonstração de farm


Para derrotar um Abyssal Angel, você precisa quebrar os seus pontos fortes (sustain e alcance) ou explorar os fracos (defesa e DPS). Tendo isso em vista, aqui vai uma lista de possíveis predadores que atendem a esses requisitos:

  • ShadowScythe General: Câncer do jogo (maldita classe no PvP), possui um maldito shield que reduz todo dano recebido em 80%;
  • Legio Blade/Swordmaster Assassin: Nuke poderoso/indesviável/crítico, alta taxa de evasão e dano alto;
  • Lycan: Stun, nuke poderoso, trocentos efeitos que aumentam ainda mais o dano, pode derreter o HP do Abyssal mais bem mais rápido que o contrário;
  • Artifact Hunter: Precisão e defesa elevada, Shield, danos altos, DoT, HoT, stun e etc;

Pois é galera, a querida Abyssal foi bem nerfada, algo extremamente necessário. Por que Scorpion? Simplesmente porque, até o nível 85 a Abyssal não possuía um aumento tão grande na haste/danos provindos dos enhancements/nível a ponto de torná-la muito roubada. Com a chegada do nível 100, a classe deu um salto tão grande em termos de potencial que estava conseguindo se sobressair até dentre as 2 melhores classes de farm do jogo (Legion Revenant e Master of Moglins), o que não é justo com quem farmou/deu o ** pra pegar alguma dessas 2. Bom, em suma essas foram as mudanças, e já deixo bem claro que SIM, A CLASSE CONTINUA ÓTIMA. Deixem aí nos comentários o que acharam da classe em seu estado atual e/ou sobre o guia. FUIS!

 

2 comentários sobre “[Guia – Atualizado] Abyssal Angel / Shadow

  1. guia sem credibilidade não passou nem das semi nas olimpíadas e quer vir da pitaco em PvP ora

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.