1ª Etapa: Regras e Funcionamento!

Olá pessoas capazes de ler! Tudo bem? Após praticamente um ano e meio sem postar, estou de volta para ajudar na organização das Olimpíadas Cangaceiras 2020. Neste post eu darei mais detalhes de como será o funcionamento da 1ª Etapa, que será feita amanhã. Caso você faça parte de alguma das equipes ou apenas esteja curioso como isso vai funcionar, só segue.


1ª Etapa: Descobridores de Lore

-> Data e Horário

Como já dito pelo Mikaeu, esta etapa será feita amanhã, 05/05/2020. O ideal é que todos os membros das equipes estejam online até no máximo 19h, e o post será lançado 19:05. Não teremos uma ata de presença ou coisa do tipo, o post será lançado independente de todos estarem presentes ou não. Aos membros das equipes, tentem ao máximo estar presentes, quanto menos pessoas estiverem online em uma equipe, mais difícil será o trabalho para aqueles que estão, de fato, presentes.

-> Funcionamento da prova

O concurso Descobridores de Lore já é algo feito há tempo no blog, normalmente sendo o adm Mikaeu responsável por fazer e coordenar o evento. Como o Mikaeu é o líder de uma das equipes, desta vez não será ele o responsável, e sim a minha pessoa. Apesar da mudança, o sistema será, em essência, o mesmo, mas com algumas mudanças no formato das dicas.

A etapa será dividida em dois eventos. O primeiro será disputada entre as três equipes e terá a função de determinar o primeiro lugar, enquanto o segundo evento será disputado entre as duas equipes restantes para determinar o segundo e terceiro lugar. A posição das equipes influenciará na pontuação recebida ao final da etapa, fato que será detalhado mais pra frente. Antes, vamos explicar como vai funcionar cada evento.

1º Evento

Esse evento possui a ideia de ser mais difícil que o descobridores tradicional é, ou pelo menos mais trabalhoso. O objetivo permanece o mesmo: descobrir o servidor, a sala e o número da sala, no entanto o sistema de dicas vai sofrer algumas alterações nas dicas para descobrir o número. Como a maioria deve saber, os números de sala do AQW variam desde 1 até 99999, neste evento, o número de sala escolhido TERÁ NECESSARIAMENTE CINCO DÍGITOS, ou seja, irá variar entre 10000 e 99999. Esses cinco dígitos serão distribuídos em três dicas, a primeira dica dirá os dois primeiros dígitos, a segunda os terceiro e quarto dígitos e a terceira o último dígito. Porém, as duas primeiras dicas serão mais complexas, possuindo dicas dentro delas que irão dar informações para que você consiga progredir até ter a resposta e, dessa forma, conseguir os dígitos. Talvez você esteja achando isso extremamente complexo, mas posso garantir que não é, então para você ter uma ideia melhor, vou dar um exemplo:

Exemplo 1º Evento

Server: Paladino mais famoso do mundo de AQW (R: Artix)

Room: Sala em que ocorre o combate com o 2º Chaos Lord (R: Mirrorportal, local em que você enfrenta a Chaos Lord Xiang)

Primeiros dois dígitos:

  •   1ª Dica: Idade no dia 04/05/2020 de uma pessoa que nasceu em 01/12/2001 

(R: 18 anos)

  •   2ª Dica: Ao multiplicar o valor obtido na 1ª dica por dois, você chegará em um quadrado perfeito, que é um número que pode ser obtido pela multiplicação de um outro número por ele mesmo. Qual o número que multiplicado por si mesmo dá o quadrado perfeito obtido? 

(R: 18 multiplicado por 2 é igual a 36. Se você multiplicar 6 por 6, você chegará em 36. Logo, a resposta é 6)

  • 3ª Dica: Em 2008 tivemos as Olimpíadas de Pequim e uma das nações presentes no top 10 do quadro de medalhas conseguiu obter um número igual de medalhas de prata ao número obtido na 2ª dica. Qual o número total de medalhas obtido por essa nação nas olimpíadas de 2008?

(R: No top 10, a única nação com 6 medalhas de prata é o Japão, que conseguiu um total de 25 medalhas na olimpíadas. Ou seja, a resposta da 3ª dica é 25.)

  • 4ª Dica: Ao multiplicar o número da 3ª dica por cinco, você chegará em um número de três dígitos. Os dígitos da centena e da dezena serão, respectivamente, o primeiro e segundo dígitos.

(R: 25 multiplicado por cinco é igual a 125, que possui 1 como dígito da centena e 2 como dígito da dezena. Logo, os dois primeiros dígitos dos cinco que você precisa obter são 1 e 2.)

Terceiro e quarto dígitos:

  • 1ª Dica: A seleção brasileira já conquistou um total de cinco títulos de Copa do Mundo na sua história. Quais são os últimos dois dígitos do ano em que a seleção conquistou o seu tetracampeonato?

(R: O Brasil foi campeão pela quarta vez da Copa do Mundo no ano de 1994, logo, a resposta é 94.)

  • 2ª Dica: Se somarmos um certo número ao valor obtido na 1ª dica, chegaremos no menor número de três dígitos existente. Se multiplicarmos esse certo número por dois, chegamos em um número de dois dígitos. A dezena e a unidade desse número de dois dígitos são, respectivamente, os terceiros e quartos dígitos.

(R: O menor número de três dígitos existente é 100. 100 – 94 = 6. Multiplicando 6 por 2 chegamos em 12. Logo, o terceiro dígito é 1 e o quarto dígito é 2.)

Quinto dígito: Cooldown da skill Frostflame, da Troll Spellsmith.

(R: A skill Frostflame possui um cooldown de cinco segundos, logo o último dígito é 5.)

Resposta Final: Artix, Mountdoomskull-12125

2º Evento

Esse seguirá o modelo tradicional que o Mikaeu sempre fez, sendo menos trabalhoso e, consequentemente, mais rápido. Segue o exemplo:

Exemplo 2º Evento

Server: +55 (R: Espada, DDD do Brasil)

Room:    File:287Slakoth.png(R: Sloth, que é Bicho-preguiça em inglês)

Número 1: Quantos são os trabalhos de Hércules? (R: 12)

Número 2:  Que dia do mês ocorreu o Maracanazo? (R: 16)

Número 3:  Quantas portas tem a segunda sala da casa de Zazul? (R: 5)

Resposta final: Espada, Sloth-12165

A resposta final deverá ser enviada pelo líder da equipe no canal dedicado as Olimpíadas no nosso Discord. É importante dizer que meu personagem estará, sim, presente na sala da resposta, no entanto, ir até a sala significa nada, a resposta só será oficializada com a mensagem no Discord. Essa será uma forma das equipes checarem se a resposta está correta ao invés de mandarem a mensagem e entregarem praticamente todas as dicas de graça para uma outra equipe, tornando a competição menos punitiva. Uma vez que uma das equipes responder corretamente, o evento será encerrado.

-> Sistema de pontuação

A olimpíada inteira irá funcionar com base em pontos. Cada etapa as equipes serão premiadas com uma certa pontuação, a equipe que possuir mais pontos ao final de todas as etapas será declarada vencedora das olimpíadas. A pontuação por etapa será feita da seguinte forma:

1º Lugar: 3 pontos

2º Lugar: 2 pontos

3º Lugar: 1 ponto


Acredito que vou encerrar o post por aqui. Creio que nele estão todos os detalhes necessários para a etapa de amanhã, resta torcer para tudo dar certo. Caso existam dúvidas ou críticas, comentem aqui ou no Discord para que tenhamos como resolver isso o mais rápido possível e evitar problemas na hora. Espero vocês amanhã!

 

 

 

 

 

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.