[OFF-Post] Personagens esquecidos do AQW

Olá a todos! Achou que eu tinha morrido? Venho lhes trazer outro post pertinente para a quarentena, eu estava pensando em postar isto mais pra frente, porque achava que os personagens que vou citar aqui seriam eventualmente lembrados. Contudo, não aconteceu, e não vejo outro momento melhor para relembrarmos aqueles personagens que surgiram em algum momento marcante do AQW, mas que agora sumiram e nunca mais apareceram. Então, sem mais enrolações, vamos nessa:


Aviso: Este post tem alguns SPOILERS do AQW, prossigam se não se importarem ou estiverem muito curiosos.

-Xan (voltou para o vulcão de sua ilha?)

Xan | Wiki AQWcangaceiros | Fandom

Começando pelo piromântico mais famoso do AQW, Xan está desaparecido há anos e sua última aparição foi no Carnaval de 2017, ocasião na qual ele era o responsável por transformar o Belo Pássaro em uma espécie de Fênix. Contudo, apenas um balão com sua risada surge no epílogo do evento, ou seja, ele sequer aparece fisicamente. O que é mais preocupante é que ele não aparece em um evento principal desde seu próprio evento em Volcano de 2012 (não, o Frozen Pyromancer não conta). O que Xan estaria fazendo esse tempo todo? Se escondeu com medo de Drakath e da Queen? Está planejando alguma vingança contra o (a) herói (ína) e Warlic? Se redimiu e decidiu ficar em seu vulcão pacificamente? Por enquanto, não sabemos, porém, por ser um personagem clássico e popular, as chances dele reaparecer no futuro são altas, ele pode até mesmo ser convocado pelo tal do Malgor

O Belo Pássaro controlado pelas chamas de Xan


A última risada de Xan e ele nem mesmo aparece

-Tara Alteon (morta pelos infernais?)

Queen Tara the Just - AQW

Tenho certeza que a maioria de vocês sentiu a falta dela de alguma forma, no sentido de que alguma coisa estava faltando na história. Vamos primeiro relembrar quem é esta princesa, Tara Alteon é a filha mais nova do Rei Alden Alteon com Lynaria Alteon (nada de teorias da conspiração, ela realmente é filha deles), ela aparece no Dragonfable em poucas ocasiões e mais frequentemente no AQW. Sua primeira aparição no jogo foi em cima de um Red Dragon, durante o prólogo antigo, onde o (a) herói (ína) caía de uma montanha após ser atingido (a) por um raio.

Princess - AQW

“Derrote a princesa e salve o dragão” Nostalgia bateu forte agora, hein?


No entanto, sua última aparição foi em 2016, durante a invasão dos infernais em Swordhaven, onde Victoria, Brentan, o (a) herói (ína) e os cidadãos de Swordhaven fogem no castelo alado de Gravelyn, mas esquecem a garota. Assim, os infernais se aproximam dela e nunca mais Tara foi vista. O que os infernais fizeram com Tara? Ela foi morta ou sequestrada? Se tornará a nova encarnação da Queen? É capaz dela ser esquecida eternamente assim como boa parte dos personagens da Saga Queen of Monsters, mas um tweet da Alina em 2017 mostrou uma imagem de Tara adulta. Isto poderia sugerir um time-skip em algum momento da história, porém até agora não tivemos nada disso.

Os infernais se aproximando de Tara


Imagem

Uma imagem no twitter da Alina que mostra uma versão adulta de Tara

-Lord Balax’el e os infernais (desistiram de invadir Lore?)

Swordhaven Under Attack

Esse pessoal desistiu de ganhar o mundo?

Assim como Tara Alteon, Lord Balax’el apareceu pela última vez na invasão de Swordhaven, nunca mais foi visto junto de sua tropa de infernais. Na verdade, se pararmos para pensar, tecnicamente ele ainda está em Swordhaven, mas parece que a AE decidiu ignorar isto quando “resetou” a Saga Queen e simplesmente esqueceu dele e seu exército.

Lord Balax'el (3) - AQW

Lord Balax’el na sala do trono de Swordhaven


Entretanto, em 2019, o AQW teve seu último evento sobre os infernais, que falava de Azal, o celestial caído que havia se transformado naquilo que jurou destruir. Sua história pode ser dita como a última realmente interessante na Saga Queen, pois marcou o que seria o início do fim da saga e mostrou como o exército dos infernais era criado. Mesmo sendo um evento bem revelador, os eventos que se seguiram mudaram completamente o foco e até mesmo a Queen of Monsters foi deixada de lado… O que fará Lord Balax’el agora? Os infernais desistiram de invadir Lore pela perda da Queen? A facção de Infernal Army retornará? Aranx desceu o porrete em todos eles? O retorno destes seres parece cada vez mais distante, mas podemos assumir que os infernais estão esperando alguma coisa (se é o aval da Alina, podem esperar bem muito).

O último evento dos infernais


GsIAMxa.png

Azal foi o último infernal a aparecer no jogo

-Karok e Kezeroth (abandonaram a aliança depois que a Queen morreu?)

Os irmãos gelados são outros personagens esquecidos no jogo, Karok é aquele que estava sob o comando da Queen of Monsters e comandava o Exército Frostspawn na tentativa de dominar Lore, derrotar o campeão do gelo e mais tarde obter o controle sobre o cristal de Glacera, para se vingar da própria Queen. No entanto, ele não é bem sucedido e seu irmão, Kezeroth, entra em confronto com ele, Kezeroth apareceu antes de seu irmão, em 12/12/12 para literalmente ser o arauto do fim do mundo, mas foi derrotado pelo (a) herói (ína). Quando os dois guerrearam entre si em 2016, Kezeroth ganhou com uma boa vantagem, mas Karok o acorrentou e passou a controlá-lo. Ambos foram novamente derrotados pelo (a) herói (ína) e prometeram se juntar a aliança para derrotar a Queen. As perguntas agora são: Os dois continuarão como aliados dos heróis? Kezeroth se libertará do controle de Karok e se vingará? Não há indícios de retorno de nenhum dos dois e possivelmente ficarão esquecidos, mas talvez possam se unir para algum outro evento durante o natal.

Karok parece outro indivíduo que ficará sem um objetivo de vida depois que a Queen morreu


Chained Kezeroth - AQW

Kezeroth controlado pelo irmão

-Drakath (anti-herói aliado que virou rebelde sem causa?)

Champion of Chaos - AQW

Após os eventos da Saga do Caos, Drakath, o maior antagonista do AQW, perde todos os seus poderes e sente um imenso ódio pela Queen of Monsters. Depois de algum tempo, ele se liberta da Chaos Realm e passa a viver em Crownsreach, onde criava um novo exército, ele também se aproximou mais de sua ex-maior inimiga, a Aliança.

Crownsreach, a nova casa de Drakath


Inesperadamente, em 2017, Drakath recebe a ajuda do (a) herói (ína) e consegue não só recuperar seus poderes, como também reformar seu castelo. O campeão do caos diz que se uniria a Aliança e acabaria com a Queen, porém a vilã acabou sendo morta por outra pessoa e ele perdeu seu objetivo principal. Drakath irá abandonar a Aliança? A Chaos Militia ainda existirá como facção relevante ou será enfeite? O príncipe renegado continuará como anti-herói ou retornará como um vilão novamente? Estas perguntas podem ser respondidas no futuro, Malgor possivelmente tentará criar uma aliança com Drakath, porém o novo caráter de anti-herói do ex-príncipe pode ser decisivo nisto. Por ser um personagem muito popular e clássico, bem mais do que Xan, Drakath deve reaparecer em algum momento na história.

Drakath (NPC) - AQW

Drakath após recuperar seus poderes

-Desolich (irá mais uma vez atormentar os dragões?)

O dragão mais persistente e poderoso de Lore não iria desaparecer mesmo após inúmeras derrotas, Desolich finado Desoloth é um dos vilões mais recorrentes do AQW e supera até mesmo Akriloth em popularidade. Após ajudar Drakath na batalha final, ele é banido para a Chaos Realm, porém escapa e, em 2016, invade Lore e Battleon com a ajuda de seus dracoliches e seu fiel servo, X’Dir.

Battleon tomada por dracoliches elementais


Aparentemente, o sacrifício dos dracoliches tem um propósito não esclarecido por Desolich, ele e seu exército são derrotados, e assim o dragão morto-vivo fica recluso em seu espaço próprio. Entretanto, os planos de Desolich estão longe de acabar… Estaria ele planejando controlar todos os dragões? Desolich pretende se fortalecer com o sacrifício dos dracoliches? Por ser um personagem razoavelmente recorrente, é bem possível que o vejamos de novo, mas só o tempo poderá dizer (tempo que se chama Alina).

Desolich em seu espaço próprio tramando outro retorno

-Desterrat Moya (permanecerá banido?)

HYSHyFv.png

Este é um inimigo das antigas, Desterrat Moya surgiu pela primeira e última vez em 2012, quando ameaçou sair de seu banimento e invocar um exército de mortos-vivos para invadir Lore. Aparentemente, Moya é uma criatura imortal antiga dos tempos em que Nulgath era um bebê e que poderia apenas ser banido, porque não existiam guerreiros que pudessem matá-lo definitivamente. Knave1, um UndeadSlayer a serviço do Rei Alteon, sabia que Moya ameaçaria Lore novamente, e assim pediu a ajuda de Artix e do (a) herói (ína) para baní-lo novamente.

9l79M.png

Knave1, o UndeadSlayer que deseja banir Desterrat Moya novamente


Com os esforços dos três heróis, Moya é derrotado e banido novamente para sua dimensão vazia, mas isso é apenas um paliativo até ele ressurgir novamente, já que seus “seguidores” não descansarão até a “divindade” retornar e libertá-los de seus mestres, o que indica que nem todos os mortos-vivos são submissos a seus invocadores… Sendo assim, Moya realmente retornará algum dia? Os mortos-vivos planejam uma rebelião secreta? Dage sabe que undeads que não pertencem a Legion possuem consciência? Por inúmeros motivos, Desterrat Moya dificilmente aparecerá novamente, já que ele provavelmente é o personagem mais esquecido desta lista (ele é tão esquecido, que quase me esqueci de colocar ele na lista).

Um morto-vivo orador que deseja libertar Moya


O Cthulhu jamais descansa

-Vaxen (vagando no vácuo do espaço?)

Um personagem de potencial completamente desperdiçado, Vaxen é possivelmente um dos personagens mais burros lembrados entre os esquecidos da lista, já que ele fez parte do evento de aniversário do AQW em 2015, o qual foi marcado pelo crossover entre cinco jogos da AE (DF, AQ, MQ, AQW e EpicDuel). Nesta ocasião também havia sido lançada a Ultra OmniKnight Class, que continua com relativa popularidade até os dias de hoje. No entanto, voltando a questão do personagem, Vaxen foi criado pelo conselho secreto da ShadowScythe, mas acabou se rebelando contra seus mestres e os matou, e assim ele cria um exército de clones e pretendia sair do planeta onde estava. Contudo, um indivíduo misterioso surge e convence Vaxen e seu exército a invadir Lore.

Vaxen conversa com um ser misterioso


Atraído pelo poder e por ser burro feito uma porta, Vaxen aceita a proposta e usa um portal criado pelo tal indivíduo para invadir Lore. Entretanto, sua invasão é malsucedida e seus clones são todos derrotados pelo (a) herói (ína) (talvez porque atacaram um por um e o próprio Vaxen só assistiu). Com isso, o portal que o trouxe até Lore fica instável e Vaxen é sugado por ele até um espaço desconhecido, e lá prometeu se vingar de quem o havia enganado. Vaxen retornará a Lore mesmo após a morte da Queen? O que ele esteve fazendo por todo esse tempo? Vaxen estará jogando xadrez com o Desterrat Moya? Por ser um personagem com potencial pouco explorado, o retorno deste indivíduo seria muito bem-vindo, porém não há indício algum de sua volta. O que resta agora é apenas lembrar de sua existência.

Vaxen foi parar em um lugar estranho de onde não retornou até hoje

-Faust (foi para a tal prisão citada por ele?)

gJwzAhl.png

Este personagem é provavelmente o mais desconhecido da lista, e não é para menos, Faustão surgiu em 2010 como um boss genérico de Mythsong no mapa /orchestra, onde permaneceu obscuro até o aniversário do AQW em 2015. Secretamente, Faust trabalhava para a Queen of Monsters mesmo antes dela pisar em Lore e Drakath ser derrotado, ele era o indivíduo misterioso que atraiu Vaxen a Lore, tudo a mando da Queen.

Faust retorna para o covil da Queen para relatar suas ações


Ao que tudo indica, Faust foi o primeiro agente da Queen of Monsters em Lore, com exceção do próprio Drakath. Quando Vaxen é sugado pelo portal, Faust relata seu sucesso e diz que descobriu a localização de uma certa prisão. Será que Faust se referia a prisão de Desterrat Moya? Ou a prisão do próprio Vaxen? O que fez Faust depois que a Queen foi morta? Muitas teorias e especulações podem surgir de sua fala, mas nada é conclusivo, e é bem possível que ele tenha sido tão esquecido quanto o próprio Vaxen.

Fausto Silva diz que descobriu a localização de uma certa prisão

-Kurok Gravefang (tentará dominar Darkovia novamente?)

Gravefang (Monster) (1) - AQW

O líder da Abyssal Horde, Gravefang se diz no direito de tomar o trono de Darkovia para si, além de clamar que seria o único capaz de unificar toda aquela região, já que ele é um Werepyre Lich. Este personagem surgiu primeiramente no aniversário do AQW em 2014, quando procurava pelo Death’s Hourglass, a fim de obter o poder enorme do Curse of the Phantom Pixel, mas é detido pelo (a) herói (ína).

Kurok Gravefang tentando obter o Death’s Hourglass


Mais tarde, na guerra dos vampiros de 2014, Gravefang retorna e disputa o trono de Darkovia com Solani, a sobrinha de Safiria, Rapaxi, um vampiro antigo e Baron Luca, um vampiro conhecido da região. O líder da Abyssal Horde considerava Rapaxi e Luca como dois inimigos sem valor, vendo apenas Solani como possível rival. No entanto, seu exército é derrotado e ele fica em terceiro na disputa, perdendo para Solani e Baron Luca e ficando apenas na frente de Rapaxi (kkkkkk, só ganhou do Nosferatu genérico). Gravefang retornará para confrontar Safiria e Solani? Ele se unirá a Constantin para ganhar mais força? A Abyssal Horde se tornará uma facção? O retorno deste indivíduo poderia trazer consigo uma possível Werepyre Class, o próprio Gravefang disse que retribuiria a ajuda de quem lutou por ele na guerra dos vampiros, talvez ele retorne em algum evento de Mogloween.

Você irá lutar ao Lado de quem? | AQWorlds Brasil

Os quatro rivais na disputa pelo trono de Darkovia

-Sepulchure (permanecerá no Shadow Void?)

This Friday: ShadowFlame War

O imperador das trevas, Sepulchure, é o vilão mais famoso dos jogos da AE e sua última aparição formal e íntegra foi no mapa de Shadowstrike em 2015, durante a sua “ressurreição” no corpo de Akriloth, o qual passou a se chamar Sepulchuroth. No entanto, seus momentos terrenos duraram pouco e a Queen of Monsters o matou em questão de segundos. Deixando a alma de Sepulchure vagando novamente, mas parte dela foi parar na DoomBlade de Gravelyn e a outra parte ficou em posse da Queen.

Parte da alma de Sepulchure na DoomBlade


No ano passado, durante o aniversário do AQW de 2019, é revelado que a outra metade da alma do imperador estava no Shadow Void, servindo de guarda para a Lycan Safiria acorrentada. Após um chamado da própria alma, Gravelyn e o (a) herói (ína) vão até este local e resgatam a Safiria do Mirror Realm, a DoomBlade reage com a outra parte de sua alma e diz para Gravelyn deixá-la no local. Com isso em mente, Sepulchure retornará a Lore em sua forma física? Estará ele pretendendo destruir a Aliança e se vingar de Drakath? Sendo o personagem mais popular da lista, mais do que Drakath e Xan, seu retorno parece inevitável, porém depois que Alteon morreu, seu objetivo primário já não existe mais e talvez Drakath seja o único alvo óbvio, é esperar para ver.

A outra parte da alma de Sepulchure no Shadow Void

-Os vilões do Throne of Darkness (eles vão reaparecer agora que Sepulchure pode retornar?)

A última saga escrita por Artix para o AQW, Throne of Darkness surgiu em 2016 e trouxe vários personagens interessantes, Vaden, o Deathknight Lord, Xeven, a ChronoAssassin, Ziri, o Daimon, Pax, o Warlord, Sekt, o Eterno, Scarletta, a Groglurk Sorceress e o Mysterious Stranger de Taubaté ou simplesmente Mysterious Figure. O fato é que estes vilões haviam sido reunidos pelo “Stranger” para resolver um assunto muito importante. No fim, é revelado que o “Stranger” era o (a) herói (ína) disfarçado (a) após surrar o Dr. Dryden Darkwood, o Mysterious Figure original. A reunião havia sido criada a fim de que eles se preparassem para uma ameaça futura, algo que envolvia ninguém menos que Sepulchure.

Dr. Dryden Darkwood (o sujeito de tapa-olho) e seu mordomo Skudly


O suposto capacete de Sepulchure


Quem dá mais detalhes sobre isso é a própria mesa da reunião, chamada Plank, a qual fala sobre o herói que o trouxe até a loja do Dr. Darkwood, sendo que este herói supostamente é Valen Pulchure. Agora que Sepulchure pode retornar a Lore, os vilões irão se unir e enfrentá-lo? Porque o (a) herói (ína) precisa tanto da ajuda dos vilões para enfrentar Sepulchure? O poder de todos os artefatos é suficiente para enfrentar o que está por vir? Nada disso foi totalmente esclarecido, e talvez o prosseguimento da história esteja dependente da boa vontade do Artix, ou seja, não devemos ver esse pessoal de novo até Artix escrever outra história para o AQW.

Os vilões reunidos em Mysterious Dungeon

-O Ovo Celestial de Dragão (ele terá algum papel no equilíbrio futuramente?)

Este “personagem” disputa o título de mais esquecido e desconhecido com Desterrat Moya e Faust, respectivamente, sua primeira aparição foi no mapa de Brightfall em 2013, durante a saga do Mirror Realm. Como o (a) herói (ína) é único no multiverso, não há uma versão paralela dele (a) e por isso ele (a) pode se mover livremente entre as dimensões. Para corrigir esse “desequilíbrio”, este ovo surge em Brightfall, a versão de Shadowfall no Mirror Realm. O ovo misterioso é capturado por Xing e Xang para prender o (a) herói (ína) naquela dimensão, pois o equilíbrio estaria alterado, mas felizmente Gravelyn e os outros heróis do Mirror Realm conseguem recuperar o ovo em Overworld, a versão do Underworld desta dimensão. Que tipo de Dragão este ovo dará origem? Ele vai se chocar em algum momento? Rumores dizem que o “Ovo Celestial de Dragão” daria luz a um possível “Eterno Dragão do Espaço(sim, parece meio óbvio demais), mas nada confirmado. Apesar do evento de aniversário do AQW em 2019 ser sobre o Mirror Realm, não há indícios ou pistas sobre o que aconteceu com este ovo.

Gravelyn do Mirror Realm reencontra o ovo no Overworld

-Os personagens de Dreadrock Citadel (eles têm algum propósito?)

Dreadrock Citadel é uma misteriosa cidadela que surgiu em 2016 e é povoada por seres malignos, a maior parte deles guarda segredos que nem os mais dedicados Loremasters conhecem. Este local foi criado por uma raça alienígena antiga, que fugia de algo muito perigoso, mas ninguém sabe o que e quem são eles. Após os eventos da saga do caos, vários seres decidiram permanecer no local, entre eles, os mais misteriosos são Kaiser Vance, um anti-herói que supostamente foi um cavaleiro de Swordhaven, Nihillus Rex, um ser com inúmeros olhos e tentáculos que é o emissário do vazio, Johann, um sentinela silencioso que investiga a Jus Divinum, Mysterious Wanderer, uma mulher que está perto de Johann, porém não diz nada. Além deles, há o Xisor, um vendedor de armas e servo de Nulgath, e por fim o “???“, que é o personagem mais misterioso de todos.

Acima, da esquerda para a direita, Kaiser Vance, Mysterious Wanderer e Nihillus Rex. Abaixo, da esquerda para a direita, Johann, ??? e Xisor


Nenhum deles é muito aberto a falar sobre seus objetivos ou o que realmente querem ali, apesar de alguns claramente servirem a Nulgath, como Xisor e Nihillus Rex, há também servos da ShadowScythe e da Legion, mas não são misteriosos como os servos do Archfiend. Kaiser Vance parece ser o anfitrião do local, mas não é nada receptivo, Johann e Mysterious Wanderer devem ser parceiros nos sentinelas silenciosos, a tal organização secreta do good side que combate a Jus Divinum (os Iluminati do jogo). No entanto, “???” é o que provavelmente detém mais conhecimento sobre o local e o que mais parece esperar algo grande ali. Algum deles irá revelar seus objetivos? “???” faz parte da tal raça antiga? O que os sentinelas silenciosos faziam durante esse tempo todo? Dreadrock será uma facção relevante no futuro? Nenhuma dessas perguntas parece que terá resposta, já que Dreadrock segue uma linha obscura demais para os rumos que o jogo tem tomado, além de envolver questões e personagens que também estão esquecidos. Mesmo com o evento de Azal em 2019, não parece que a AE está interessada em desvendar os mistérios do mapa mais obscuro do jogo.

Quais são os segredos que estes personagens guardam?

-Mysterious Stranger (tramando nas sombras?)

Em 2015, algo completamente inesperado ocorreu, o Mysterious Stranger surgiu em Lore perto de Battleon. O fato é que após a saga do caos e com a libertação da Queen of Monsters, os selos que protegiam o mundo se romperam e Stranger foi capaz de voltar a Lore. O mesmo que uma vez havia ameaçado o universo, porém, desta vez, a entidade opta por um ataque direto a Battleon e cria sua própria versão dos 13 lords of chaos.

Mysterious Stranger invoca os 13 Lords of Doom


Por razões desconhecidas, Stranger ataca a principal cidade da região e chama a atenção de Voltaire e o (a) herói (ína), um exército de monstros das trevas é criado por ele, mas não é o suficiente para deter os guerreiros de Battleon. Então, os 13 Lords of Doom confrontam o (a) herói (ína) e são derrotados, apenas como Stranger já previa. Em seguida, o ser misterioso some sem deixar rastros e diz que sua marionete estava agindo como ele queria. Além disso, Stranger diz que finalmente havia achado o que procurava. Afinal, o que Stranger encontrou? O que seria tão valioso para interessá-lo? Qual seria o motivo da invasão? Estaria ele por trás do retorno de Sepulchure? Sendo um personagem relativamente popular, é possível que o Mysterious Stranger possa retornar em algum evento de sexta-feira 13 ou algo maior. Seus vínculos com Sepulchure, os mortos-vivos e a ShadowScythe, poderiam relacioná-lo a Desterrat Moya, Vaxen, os personagens de Dreadrock e até Malgor (sim, eu sei que é otimismo demais). Sendo um personagem misterioso, ele sempre estará nas sombras esperando o momento da Alina lembrar dele certo de agir.

File:MS2.png

Mysterious Stranger achou algo que lhe interessou muito

Então é isso, jovens. Espero que tenham gostado. Este post foi feito com uma boa quantidade de pesquisa, e devo admitir que quase esqueci de alguns personagens pra vocês verem como tá a situação. Entretanto, agora quero saber a opinião de vocês. Quais personagens esquecidos vocês se lembraram? Alguma teoria sobre o retorno de algum deles? Vocês se lembram de algum personagem importante que foi esquecido e não está na lista? Comentem para nós do blog. Eu vou ficando por aqui, desejo a todos um bom dia! Até logo mais!

10 comentários sobre “[OFF-Post] Personagens esquecidos do AQW

    • Sem nenhuma dúvida, mas a AE insiste em não lembrar deles, e quando lembra, não é da forma que esperamos.

  1. Revisitando o jogo hoje em dia eu percebo o tanto de nostalgia que essas histórias me trazem e o quanto esses personagens e aventuras foram importantes na minha infância/pré-adolescência. Sem dúvida nenhuma eu tenho um carinho imenso por esse jogo, e também por esse blog.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.