[Guia] Yami no Ronin

Para fechar com chave de ouro essa sequência de guias infernais, o guia da classe que está impedindo muitos jogadores (que não sejam members/burgueses safados) de sequer entrar no AQW e que está sendo a causa de muitos DCs nos PCs de várias pessoas ao redor do game: a Yami no Ronaldin Ronin! Uma classe deliciosa em vários sentidos, seja design, mecânica, skillset, animações e método de obtenção, que fez o jogo “ressucitar” nos últimos 2 dias. Clica aí pra conferir esse guia, afinal sei que todos que leram isso estão ansiosos para conhecer a mais nova endgame class.

Clique no link abaixo que você será direcionado para a parte do guia que você deseja visualizar.


A Yami no Ronin é uma classe absurdamente ágil, com base evasive melee (assim como todas as Blademasters) com alta taxa de evasão e uma mecânica de certo modo complexa, porém totalmente oportunista. Seu foco é total-integralmente em combates individuais (ou seja, solos e PvP), porém sua base ofensiva também a tornam útil, de certa forma, em combates contra múltiplos oponentes.

NOTA: Já os alerto que durante TODO o guia irei me referir a classe como Yami no Ronaldin, pois é o nome que mais combina com a classe (isso no que se refere a mecânica dela).

Regeneração de mana: Yami no Ronaldins ganham mana a cada vez que atingem um inimigo em combate (sendo mais efetivo em críticos) e quando desviam de algum ataque (também recuperando HP). Modelo da Rogue.

Design Yami no Ronaldin.

DESIGN LINDO DO K7

Descrição: Enquanto outros festejavam, você estudava a espada. Enquanto outros treinavam sua reputação, você masterizava a arte de desembainhar a espada e atacar. Enquanto outros perdiam seus dias ficando AFK em Yulgar, você cultivava sua força interior. Agora que o mundo está em chamas e o inimigo está em frente aos portões, apenas você é capaz de cortar usando das sombras como se fossem aço

Agora traduzindo para o Português-BR…


Quest (Permanente): A classe possui atualmente 1 método de obtenção, no qual é uma quest que possui um farm intenso para concluí-la, porém com 2 caminhos a se seguir para fazê-lo: um deles (mais fácil) é destinado àqueles que possuem alguma versão da Blademaster original e/ou da Swordmaster, e o outro para jogadores que não as possuam (por algum motivo não tem a classe, mas possuem LTs pra começar o farm, fuck the logic). Já advirto vocês que ela só está disponível via farm, e SIM, A CLASSE FICARÁ PERMANENTEMENTE NO JOGO, então podem farmar ela com toda calma do mundo. Clique aqui para conferir o guia.


Todos os tipos são viáveis, mas por preferência pessoal recomendo usarem estáveis para não ficarem a mercê da sorte com uma das skills da classe (se é que vai ser relevante desse jeito, dependendo do que você venha a usar a classe.


O primeiro e segundo modo… deixa pra lá, não é hora pra isso. Como é uma classe Evasive Melee, o ponto forte de defesa da classe gira em torno dos dodges, logo os melhores encantamentos possíveis para a Yami no Ronaldin seriam Thief e Lucky. Porém, isso não se aplica a classe, tanto é que (até o presente momento) você NÃO TEM QUAISQUER MOTIVOS PRA COLOCAR THIEF! A razão por trás disso eu irei explicar mais a frente, mas enquanto não chegamos lá já fiquem sabendo: YnR = Full Lucky, pelo menos até o novo AQW chegar.

Sobre os Awe enhancements, esse Mana Vamp só está aí porque SERIA a segunda melhor opção para a classe. Mas como eu já destaquei o “seria”, já fiquem sabendo que o enhancement que você irá usar será o Spiral Carve, e sem pensar 2x.


Os danos registrados abaixo seguem estes requisitos:

  • Nível 100;
  • Enhancement na Opção nº. 3 + Spiral Carve;
  • Arma estável genérica (27-35);

Shhhhhhhhh

Rank: 1 / Cooldown: 2 segundos / Dano da arma: 130% / Físico.

Ataca seu inimigo, das sombras, usando a escuridão como cobertura. Cada acerto aplica Flash por 15 segundos, diminuindo sua Esquiva em 7%, Defesa em 3% e aumentando seu Dano, Precisão e Chance de acerto crítico em 5%. Acumula até 20x.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

E aqui começamos… bom, como vocês já devem ter lido, é um auto bem fortinho até. Se formos considerar todos os seus buffs, com todas as 20 stacks (acúmulos) é possível aumentar seu dano, precisão e chance de críticos em 100%, incrível não!? Porém, como nem tudo são flores, ela fragiliza a classe, afinal com ela toda totalmente stackada você reduz sua defesa em cerca de 60% e sua esquiva em 140%, ou seja, é o mesmo que você retirar TODA a sua esquiva (isso desconsiderando a taxa de evasão base da classe) e ainda desse uns 40% a mais de chances dos alvos te acertarem.

Embora sejam debuffs horríveis para a classe, dependendo do oponente, você não terá muito o que temer. Isso irei explicar mais a frente.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 1 / Cooldown: 3 segundos / Custo de Mana: 3 / Físico.

Corta sequencialmente as defesas do seu oponente com três golpes, cada um causando dano moderado. O primeiro golpe aumenta em 20% o dano causado por você, o segundo golpe aumenta em 20% o dano físico e o terceiro golpe aumenta em 50% o dano crítico. Cada efeito dura 7 segundos e não é atualizado. Sempre atingirá o alvo, mas nunca será crítico.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Sua 2° principal habilidade de suporte no dano. Ambos os 3 efeitos são extremamente proveitosos, porém você só consegue usufruir de ambos por um curto intervalo de tempo, intervalo esse que você irá reservar para a habilidade mais importante da classe (e que coincidentemente é a com maior potencial de dano instantâneo da classe) e/ou a de suporte da mesma. Procure sempre que possível usá-la, afinal são buffs que não oferecem riscos ao usuário, então… use e abuse caso não vá usá-la conscientemente.

Sobre os efeitos, são exatamente 3, que são aplicados um atrás do outro – exatamente nesta sequência – e todos com 7 segundos de duração:

  • Ichi: Aumenta em 20% toda a sua produção de dano;
  • Ni: Aumenta em 20% todo dano físico causado ao alvo;
  • San: Aumenta em 50% todo o seu dano crítico;

Todos os efeitos são maravilhosos, porém graças ao timer das skills de dano da Yami, você só consegue usufruir de todos os bônus de dano por um breve período de tempo, período esse que você irá destinar ao uso da sua última skill, a qual eu falarei mais a frente.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 2 / Cooldown: 14 segundos / Custo de Mana: 20/ Físico.

Envolve sua arma de sombras e as dispara, liberando uma onda de choque de energia sombria. A escuridão consome gradualmente seu oponente antes de desaparecer, aplicando um DoT que cresce progressivamente por 10 segundos. Também tem 35% de chance de aplicar Spinning Dragon, reduzindo o próximo ataque a 0. Sempre atingirá o alvo, porém nunca será crítico.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Eis aqui sua principal skill de suporte pra dano instantâneo (e também uma das principais fontes de dano da classe). Além da boa porcentagem de “anular” o dano do próximo ataque do oponente, você sempre atingirá o alvo e aplicará Yami, um DoT que dobra o seu dano a cada tick, podendo chegar a até 1500 na sua última “tick”. Pra completar, a cada tick aplicada no alvo, você aumenta o dano do seu nuke, que será explicado mais a frente.

Nota: Não mencionei antes, mas o fato dele ser indesviável é absurdamente útil contra oponentes com alta taxa de dodges.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 3 / Cooldown: 3 segundos / Custo de Mana: 3 / Físico.

Esfaqueia o alvo usando sua lâmina, causando dano alto. Você também absorve a força vital do alvo, restaurando seu HP com base no dano causado. Também se aplica 1 stack de Flash.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Sua principal habilidade de suporte. Não só causa um bom dano, como também possui um Lifesteal embutido (caso vocês não se lembrem ou só não saibam mesmo, Lifesteal é uma das formas de cura existentes no jogo, no qual você se cura baseado no dano causado, e não é afetado por Decays), logo, mesmo que você erre o golpe, você ainda assim irá se curar. Agora sobre os pontos negativos… bom, o único e principal ponto negativo nessa skill é o fato dela aplicar uma stack de Flash (sim, o efeito que ferra sua defesa e evasão), porém ele será útil para a próxima habilidade, a qual irei comentar agora mesmo.

Clique aqui para ver a animação


Rank: 5 / Cooldown: 6 segundos / Custo de Mana: 20 / Físico.

Use seu controle das sombras para romper a própria realidade, causando um dano poderoso. Se Yami estiver ativo em seu oponente, causa um dano massivo, dependendo de quanto tempo resta para desaparecer (menos tempo significa mais dano). Consome todas as stacks de Flash.

Clique aqui para ver os comentários sobre a Skill

Principal habilidade da classe, pois ela é o que vai permitir a rotação de suas skills e também garantir que você irá morrer ou não no combate. Seu dano base é de certa forma alto, cerca de 3000 a 4200, porém se somarmos os buffs provenientes do auto com a Sutoraku (2) e também na última tick de Yami (provinda da Yami no Maku), você consegue facilmente nukes acima de 30k. Não só isso, ela também será a responsável por manter você vivo em combates contra inimigos de danos colossais, afinal se ela remove os debuffs provindos do efeito Flash, sua chance de dodges volta ao normal.

Assim como todas as outras habilidades da classe, ela possui um baixo custo de mana e um cooldown menor ainda, logo você não precisará ficar preocupado quanto a ela lhe deixar na mão.

Clique aqui para ver a animação


A Yami no Ronaldin possui 3 passivas, sendo duas obtidas no rank 4 e uma no rank 10, que são respectivamente:

  • Ultra Instinct (4): Nenhum ataque irá lhe tocar, com exceção dos indesviáveis;
  • Rinnegan (4): Você consegue ver os pontos vitais do seu oponente e consegue atingi-los com precisão e potência. Aumenta em 500% os danos da classe;
  • THE ONE! (10): Você atinge o máximo de seu potencial e decide encerrar o combate usando todo o seu poder, causando dano equivalente a 200% do HP do seu alvo a cada 1 segundo. Não pode ser esquivado e seu dano não pode ser reduzido;

.

.

.

Ok, agora vamos para as reais passivas da classe.

  • Suterusu (4): Aumenta toda a sua evasão em 75%; (Aqui mudou só o nome da passiva)
  • Sokudo (4): Aumenta todo o dano recebido 15%;
  • Shuraudo (10): Aumenta sua velocidade e chance de conseguir um hit crítico em 15%;
Clique aqui para ver os comentários sobre as Skills

“As definições de hack foram atualizadas.” Bom, o que comentar? Primeiramente temos a sua principal passiva “Suterusu” (afinal, sem ela você seria um Vampire Lord da vida, muito dano e defesa nula) que lhe concede um estrondoso buff de 75% na chance de Dodges. Com ela você tem duas certezas sobre o que vai te atingir: ou alguém com uma ou várias habilidades indesviáveis, ou um ser cuja precisão é alta o suficiente pra ser chamado de “Pistoleiro”.

Já a segunda – Sokudo – irá auxiliar a mecânica suicida da classe, o que é bem ruim tendo em vista que deixará você mais dependente ainda da Jigen Kogeki (5) para se manter vivo. Por fim, temos a Shuraudo que auxiliará na sua velocidade e chance de críticos. Não preciso comentar o quão útil isso será, certo?


  • Possui uma forte produção de dano a longo prazo;
  • Sua skill de cura não é afetada por Decays, o que ajuda  a classe a se manter viva contra oponentes que possam aplicar esse efeito (se bem que não é exatamente por isso que ela fica viva;
  • Cooldowns e custos de mana ínfimos;
  • No seu potencial máximo, possui a maior taxa de Dodges do jogo (atrás somente da Shadowwalker com Silhouette ativado);
  • Seu potencial pra solos é simplesmente incrível, conseguindo matar sozinha monstros poderosos como Nulgath, Legion Lich Lord e Warlord Icewing;
  • Em seu modo ofensivo, consegue ter um dos maiores DPS dentre as classes frees do jogo (se não for o maior, depois testo isso);
  • Uma ótima classe a ser usada em PvP, sendo uma das melhores da atualidade (embora não fique nem mesmo no top 5);
  • Duas de suas habilidades são indesviáveis, garantindo assim 2 fontes certeiras de dano;
  • Seu farm é relativamente fácil, se formos comparar a outras classes com a mesma função no jogo;
  • Seu nuke é poderoso, podendo chegar a altas quantias de dano em um curto período de tempo;
  • Possui um balanceamento delicado, ao ponto de ser poderosa em mãos habilidosas e totalmente frágil em mãos despreparadas;
  • Seu poder de fogo – ao estar com várias stacks de flash – a tornam boa para farms, embora eu não recomende;


  • Suas únicas defesas são os dodges, logo basta quebrá-lo para você ter um Yami no Ronaldin indefeso (ou seja, sem dibre = sem gol);
  • É uma classe complexa de se usufruir do seu potencial completo, afinal, um descuido e você estará assinando o atestado de óbito ou desperdiçando os efeitos;
  • Alcance de suas skills é pequeno, o que pode fazer você morrer em determinadas situações de PvP;
  • Seu dano instantâneo mesmo com o Nuke é de certo modo baixo, levando em conta que 4k de dano não é nem metade da vida de muitas classes no jogo (isso considerando os amuletos), ou seja, você pode acabar morrendo se for ter uma disputa de DPS com o seu adversário;
  • Sua precisão inicial é um pouco superior a de um Ninja, logo você pode acabar errando habilidades em horas cruciais do combate;


Solos: Para solos, deixarei dois modos de você usá-la: Um para monstros com baixo poder de fogo (Fracos) e outro para monstros com alto poder de fogo (Fortes). Aqui vai eles…

  • Monstros fracos: Comece usando Kyuketsu (4) para aplicar uma stack de Flash, depois use Yami no Maku (3) para aplicar um DoT crescente no alvo e também iniciar a contagem de DoTs, depois use Kyuketsu (4) 2x para aumentar o dano causado por você (juntamente da sua precisão) e depois fique alternando entre Sutoraku (2) e Kyuketsu (4) até você usar Sutoraku (2) pela 3° vez, depois use mais uma vez Kyuketsu (4) e finalize com Jigen Kogeki (5). De forma resumida: 4 – 3 – 4 – 4 – 2 – 4 – 2 – 4 – 2 – 4 – 5. Sei que a primeira vista parece difícil, mas é a melhor sequência possível para se usar com a classe, pois você tem um time o mais preciso possível para usufruir dos bônus de efeito provenientes de suas habilidades.
Clique aqui para ver uma demonstração da classe no modo ofensivo


    • Monstros fortes: Para monstros fortes cujo dano poderão matar você em um único golpe, recomendo que deixem a skill Kyuketsu (4) de lado, isso se deve ao fato de que toda vez que você usar a habilidade sua esquiva irá diminuir, logo o foco será reduzir o mínimo possível dos seus Dodges para que o solo não fique muito demorado e nem muito arriscado. Enfim, comece usando Yami no Maku (3) para aplicar o DoT Yami da classe, logo em seguida fique usando Sutoraku (2) até o seu 3° uso, e então finalize a sequência com Jigen Kogeki (5) e fique repetindo isso até o monstro estar morto. Resumidamente: 3 – 2 – 2 – 2 – 5, sempre. Caso ele esteja com pouco HP sobrando, use Kyuketsu (4) pra aumentar sua produção de dano, mas logo em seguida use Jigen Kogeki (5).
Clique aqui para ver uma demonstração da classe no modo ofensivo


PvP: Assim que avistar seu oponente, use Yami no Maku (3) para preparar o seu Nuke, causar um bom dano no seu oponente e ter a chance de anular o próximo golpe dele. Logo em seguida, use 2x Sutoraku (2) para aumentar o seu dano e logo em seguida use Jigen Kogeki (5) para finalizá-lo. Caso ele não tenha morrido, repita a sequência assim que o efeito “San” da Sutoraku (2) acabar, e caso precise de cura, use Kyuketsu (4). Resumidamente: 3 – 2 – 2 – 5;

Farm: Não recomendo usar ela pra farm embora ela consiga um bom desempenho, mas caso vá usá-la, use a sequência de solos para monstros fracos.


Graças a passiva Suterusu, a Yami no Ronaldin conseguiu ganhar uma fonte absurda de sustain para os duelos individuais, conseguindo derrotar oponentes poderosos como Vindicators of They, Void Highlords, Shadowscythe Generals e etc. Porém, mesmo com toda essa evasão, existem várias classes no jogo que são especialistas em lidar com esse tipo de oponente (e são várias mesmo), e pra melhorar: de fácil obtenção até. Aqui vai uma lista de predadores da Yami no Ronaldin:

  • Blaze Binder: Todas as habilidade são indesviáveis (com exceção do auto) e seus alcances são imensos, logo a YnR não consegue lhe dibrar;
  • Shaman/Evolved Shaman: Anulam os críticos e a esquiva da classe, logo os dribladores não têm vez;
  • ShadowWalker/Stalker of Time: Seu buff de precisão consegue quebrar completamente as defesas da Ronaldin, sem falar nos danos altos e rápidos, então… fim;
  • Lord of Order: Terror das classes de dodge, converte dano em cura, nunca erra os ataques, ou seja, sem dodges, e ainda de quebra possui uma ampla gama de buffs que a tornam um tank de guerra contra a classe;
  • Legion Blade/Swordmaster Assassin: Nuke inesquivável, sempre será crítico e ainda por cima possui o dano bem maior que o HP da classe com qualquer tipo de amuleto e sem precisar estar à beira da morte literalmente (basta você ficar com uns 2000 ou um pouco mais que isso para poder realizar essa proeza);

E finalmente, mais um guia finalizado e encerrando com chave de ouro essa sequência de guias de classes. Devo admitir que a AE me surpreendeu com essa classe, pois não só possui um imenso potencial para determinadas áreas do jogo como também possui uma complexidade para ser usada no seu 100%, tipo esse de classe que amo usar. Com altos danos ao longo do tempo, taxa de evasão gigantesca e um ótimo suprimento de mana/HP… não é exagero dizer que é uma das melhores classes do jogo para a área na qual ela foi criada (pelo menos atualmente e disponível para todos os jogadores). Enfim, este foi o guia. Deixem aí nos comentários suas opiniões sobre a classe e também sobre o guia, no caso de algum erro ou problema. Fuiz!

28 comentários sobre “[Guia] Yami no Ronin

  1. Ótimo guia, como tenho pouco aproveitado o jogo e só jogando Fallout 2, tô pegando a classe aos poucos, mas enfim, queria perguntar sobre o uso de armas instáveis para essa coisa, ou perguntas.
    Afeta muito o dano? (bom ou mal)
    Notei o desempenho dela com itens boost (aka NsoD, BloD, BBoA) então seria mais viável para solos?
    Vão muito provavelmente nerfar a Quest do que a classe em si? (Quest simples, não acho que esteja no mesmo nível da LR, mas vai se saber)

    • Tbm acho e espero que n nerfem a class e sim o farm pq quero ver alguma class supera a void vei.

      • Acho que no mesmo nível da Void está a LR, que você pega em torno de duas semanas ou até uma dependendo de sua ambição e tempo disponível (tenho item demais pra pegar e preguiça bate então deixo tudo pra depois).

    • Bom, sobre instáveis eu realmente não recomendo pois não sei vocês, mas eu realmente fico triste quando vou usar o nuke de uma classe e o dano sai bem menor que o de costume (algo que acontece com frequência usando instáveis).

      Sobre itens com aumento de dano, é mais do que recomendável vocês usarem e abusarem deles para aumentar o desempenho da classe.

      Sobre nerfs… Eu diria que o farm dela está até fácil se for levar em conta a relação custo benefício, afinal se você tiver sorte, pode pegar em apenas 2 – 3 dias a classe, logo não creio que eles tornem o farm mais fácil do que já está. Quanto a classe em si… Bom, tem muitos desinformados reclamando e pedindo um nerf na classe, sendo que ela não precisa ser nerfada em absolutamente NADA. A mecânica de Dodge da classe só a torna uma exímia classe em solos contra aqueles monstros que nenhuma redução de dano (proveniente de uma única classe) consegue aguentar o dano, como por exemplo o Nulgath, Tyndarius, Warlord Icewing e outros monstros da mesma categoria.

      • Obrigado pelas respostas, e tenho que concordar, peguei a classe em 3 dias depois de ficar farmando LT por umas 15h (me faz dormir essa merda mesmo com Shogun).

        E bom, eu sempre tenho preferência por armas instáveis pra testar o limite da classe em relação aos Nukes, isso lógico em classes físicas, mas eu prefiro optar por uma arma com boost mesmo depois da diferença enorme de desempenho que observei com a VHL, enfim, tenho que voltar a farmar a merda da NsoD…

        E nerfar a classe não tem porquê mesmo, eu achei ela bem equilibrada, principalmente na forma de como se portar em solos e PvP, visto que você pode acabar ferrando seu desempenho se não saber utilizar o kit da melhor forma possível, isso depois de decorar a base ofensiva e defensiva que é uma confusão do caramba, a classe não merece nerf mas não duvido ela se tornar o mesmo caso da Scarlet Sorceress devido a “facilidade” de seu Farm.

        Enfim, obrigado novamente e fico feliz que o blog segue em pé, quem sabe o jogo volta aos trilhos com o passar do tempo.

        • Sobre ela se tornar comum, não duvido, afinal até eu que não sou fã de farms difíceis consegui pegar ela um dia depois de seu lançamento. Daqui a pouco Doomarena/Legion Arena vai estar infestada deles.

          Com relação ao blog, sim, seguimos firmes e fortes, só com algumas carências como sempre. Se continuar nesse ritmo, creio que o próprio game consiga recuperar uma boa base de players.

    • Ela não supera a VHL. Como mencionei em outro comentário, a mecânica dela é até frágil na verdade pois existem várias classes do jogo que podem quebrar o Ronaldin em instantes e sem muito esforço. A única questão é que VHL não é uma delas, porém não muda o fato que a Highlord ainda seja uma das melhores classes pra PvP do jogo.

      Quanto aos solos, em termos de velocidade a Void está superior. Agora quando o assunto é sobrevivência… a Yami está bem superior a ela.

    • Oh verdade. Agora entendi porque nos meus cálculos a redução na defesa dela estava 75% e no guia totalizou 60%. Obrigado, ah e o guia foi corrigido. ^^

    • Muito obrigado! ^^ Sobre a The Collector… Realmente tá desatualizado, mas assim que tiver um tempinho livre eu irei atualizá-lo.

        • Ah, é porque o guia foi feito nos tempos em que o site era monetizado, e devido a isso o link ainda era da antiga hospedagem. Por sinal, foi corrigido e perdão pela demora.

  2. A ynr ja levou uma. Agora a yami no maku da um dot em si msm q fica mais forte e o farm em sala bugada ta impossível

  3. Como assim novo AQW chegar? vou perder minha conta? e o que é AQW rewite que vira e meche vejo por ai?

    • É muita coisa para falar, mas resumidamente: é uma versão do AQW no qual será migrada da plataforma flash para outra (que eu não faço ideia de qual seja). Depois que isso ocorrer, uma ampla gama de coisas do jogo irão mudar, como enhancements, capacidade de classes, monstros, lag…
      Sugiro acessar o discord do blog para obter mais detalhes.

  4. Mano, eu não tô conseguindo esquivar com a classe, tá rank 10, full lucky, to nivel 77 e nada

    • Lembre-se de usar a skill 5 sempre que acumular dentre 3 a 4 stacks do efeito Flash. Quanto mais desses efeitos você tiver ativo, menos esquiva terá. Como o nível 77 não tem tanto bônus de status como o 100, recomendo usar o Full Thief por enquanto.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.