Olá galera, tudo de boas? Estou aqui com um guia atualizado da Bard class, que assim como outros guias, estava bem desatualizado e antigo. Clica aí e vem comigo apreciar mais um guia que acabou de sair do forno.
- Considerações Iniciais
- Como Obter
- Weapon
- Enhancements
- Skills
- Passivas
- Vantagens
- Desvantagens
- Como Usar
- Como Derrotar
- Considerações Finais
É uma classe de base Deffensive Caster, de alvo único, voltada para suporte. Possui bons efeitos de suporte, o que pode tornar a sua presença uma benção em combates fatídicos contra monstros poderosos.
Regeneração de mana: Bards ganham mana a partir de todos os hits em combate, sendo mais efetivo em críticos. A quantidade de mana que retorna é proporcional ao dano em relação ao seu próprio HP total. (Modelo da Mage)
Design:
Troubador of Love
Descrição: A música agita seu mundo e o campo de batalha. Suas habilidades especiais permitem que você fique em sintonia com aqueles ao seu redor, quer seus poderes sejam usados para curar ou ferir.
Legend (Bard): Adquira rank 4 em Mythsong. Depois vá para /mythsong, procure o NPC Jon Jett e acesse o seu shop. Ela estará disponível para compra por 1000 de Gold.
Troubador of Love (rare / legend): A classe atualmente está rara, mas poderia ser obtida no Pink’s Day no June Rare Gear shop, no game menu. Para comprá-la, era necessário ter rank 4 em Mythsong e pagar a ínfima quantia de 1000 de Gold;
A classe só sofre influência da arma equipada no auto attack (sendo esse sua principal e praticamente única fonte de dano), e considerando que ela usa apenas 90% do dano, é preferível o uso de estáveis aqui.
Full Wizard lhe proporcionará o maior aumento de Haste possível dentro do jogo, fora o aumento no seu dano e cura base que serão muito úteis. Lucky irá aumentar o poder dos seus críticos, tornando assim os combates mais rápidos.
Sobre os encantamentos da BoA, todos são viáveis. Porém, os que mais mostram resultados são sem sombra de dúvidas o Spiral Carve (melhor encantamento para solos em que você vá priorizar a velocidade) e o Health Vamp, para o caso do inimigo ter um poder de fogo maior que a sua cura sozinha vá suportar (ou seja, quase sempre).
Aqui serão mostrados os danos sob as seguintes circunstâncias:
- Weapon estável (27-33);
- Enhancement no modo 2 + Spiral Carve;
- Level 90;
Rank: 1 / Cooldown: 1.5 segundos / Dano da arma: 90% / Físico.
Os inimigos são afetados por sua música e por qualquer ataque. Causa dano mágico adicional.
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Um auto razoavelmente bom. Possui um baixo cooldown (1 segundo e meio), o que facilita o retorno de mana já que consegue atingir mais vezes o seu alvo em um curto espaço de tempo. Seu dano é bem fraquinho, mas o cooldown baixo dá uma amenizada nesse problema. Uma coisa divertida nele é que suas animações são 3 comandos relacionados a música, que são: /dance, /dance2 e /airguitar, o que é legal de certo modo.
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Rank: 1 / Cooldown: 15 segundos / Custo de mana: 20 / Mágico.
Tambores de guerra inspiram seus aliados, aumentando em 20% o dano, em 15% a velocidade e em 5% a chance de acerto crítico. Dura 15 segundos.
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Uma de suas várias skills de suporte. Concede um bom buff no seu dano (que é baixo, diga-se de passagem), aumenta a frequência com a qual você possa spammar suas habilidades e ainda dá uma ajudazinha para se obter hits críticos. Procure sempre mantê-la ativa, pois ela é a principal habilidade que torna a classe ainda usável.
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Rank: 2 / Cooldown: 2 segundos / Custo de mana: 10 / Mágico.
Causa dano moderado ao alvo. Aplica Crescendo, um DoT que fica mais forte toda vez que o alvo é atacado. Dura 10 segundos.
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Uma habilidade para lhe fornecer um pouco mais de dano. Aplica um DoT ínfimo que aumenta a cada golpe do seu auto attack no alvo, chegando a até uns 200 de DoT. O principal problema dessa habilidade é que mesmo reaplicando continuamente a habilidade, o efeito terá a duração de 10 segundos, e tendo passado o tempo de efeito ele se encerra (sim, mesmo se você usar a habilidade novamente dentro do tempo de efeito, ele ainda vai continuar a contar a partir da primeira vez que você aplicou). É uma habilidade quase inútil, mas pelo seu baixo cooldown e custo de mana, não irá atrapalhar o desempenho da classe ao usá-la ou spammá-la.
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Rank: 3 / Cooldown: 12 segundos / Custo de mana: 30 / Mágico.
Perfeito para escaramuças, brigas, batalhas, guerras e combates em geral, a O’Carolan’s Reel aplica um efeito de Heal-Over-Time (HoT ) para todos os aliados próximos.
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Embora tenha uma descrição meio detalhada e inspiradora, o HoT fornecido é simplesmente uma bosta. Mesmo você usando full Wizard, tendo nível 90 e aplicando os efeitos corretamente, a cura da habilidade não chega a 200, ou seja, você não consegue repor nem mesmo o dano recebido até pelos monstros mais fracos com 200 de dano pra cima. Procure usá-la antes do combate, isso SEMPRE, pois vai ajudar você a durar mais tempo na luta.
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Rank: 5 / Cooldown: 15 segundos / Custo de mana: 10 / Físico – Mágico.
Reduz o dano e a velocidade do alvo em 15%, a chance de acerto crítico em 5%, e concede mana adicional aos atacantes que atingirem o alvo por 15 segundos.
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Uma boa skill. sendo a segunda mais útil dentre todas as outras que estão presentes no kit da classe. Os debuffs aplicados ao oponente são bem fraquinhos, mas o ponto forte dessa habilidade não é os debuffs e sim o buff no retorno de mana para TODOS OS ALIADOS, incluindo o próprio Bard. Sugiro que sempre use ela para começar a luta, pois ajuda no ciclo de mana tanto da classe quanto dos outros que estiverem enfrentando o mesmo monstro que você (ou seja sortudo de estar na mesma room).
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A Bard possui 2 passivas, sendo ambas adquiridas no rank 4, que são:
- Toured the World: Aumenta o status Wisdow em 20%;
- Agitato Allegro: Aumenta a sua velocidade em 10%, e sua chance de críticos em 5%;
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Vamos lá… Toured vai aumentar o seu Wisdow em 20%, o que vai auxiliar e muito os seus danos e cura. Já a Agitato concede um minúsculo aumento na sua velocidade e um menor ainda na sua chance de obter um golpe crítico. Não tem muito o que explicar, já que são bem simples e fracas, então avante.
- Uma boa classe de suporte, considerando seus lindos buffs;
- Possui um HoT que pode ajudar classes com pouca ou nenhuma fonte de Heal em um combate;
- Auto attack é rápido, o que ajuda na recuperação de mana da classe;
- Buff de Haste muito bom, o que pode tornar seus combates em grupo mais curtos;
- Não requer muito esforço para obter, já que só requer rank 4 em Mythsong;
- Carece de dano, seja ele instantâneo ou a longo prazo pois suas únicas fontes de dano são o auto e a Cantor’s Lament (3);
- Seus buffs embora sejam bons, não acrescentam muita coisa na força da classe;
- HoT minúsculo, fraco o bastante pra não repor golpes cujo dano seja superior a 200;
- Só é útil como suporte, em qualquer outra área do jogo ela é facilmente substituível por praticamente todas as classes no jogo (sim, se duvidar até a No Class consegue ser melhor que ela nas outras áreas);
- Totalmente obsoleta perto das outras classes de suporte no jogo, desde um Healer a um Stonecrusher;
Solo/Suporte: Antes de entrar na luta, comece fortalecendo você e seus aliados com a O’Carolan’s Reel (4) concedendo assim um HoT para repor uma parte do dano recebido e a Bodhran (2). Ao fazer isso, use Ressonance (5) e Cantor’s Lament (3). Procure manter os efeitos de suas habilidades ativo, e se possível, repita esta sequência até o boss morrer.
OBS: Não coloquei sequências ou formas de uso pra farm/PvP pois a classe é absurdamente fraca em qualquer área que não seja suporte, mas caso você seja masoquista corajoso o bastante para usá-la, repita o que foi explicado anteriormente para solos/suporte.
Algo bem fácil, tendo em vista que ela é simplória e bem ultrapassada em relação a outras classes do jogo. Aqui vai uma lista de predadores da Bard:
- Mage: Alto alcance em suas habilidades, ótima defesa, bons danos, reduz a velocidade do Bard o bastante para derrotá-lo sem muita dificuldade;
- Healer: Mana praticamente infinita o que favorece a classe de spammar bastante a sua skill Heartbeat (habilidade essa que ficou bem fortinha com a vinda dos amuletos de 5k) causando assim um bom dano a distância no Bard, ótima cura, boa defesa;
- Frostval Barbarian: Ótimo sustain, consegue causar dano em área o que dificulta as coisas pro Bard caso ele use slide, alta redução na velocidade do oponente e todas as suas habilidades são indesviáveis. Aqui dá uma boa disputa;
- Oracle: Alta taxa de evasão, bons danos, boa defesa, cura massiva, skill que torna seu auto indesviável, facilitando assim a produção de dano do Oracle em cima do Bard;
- Rogue: Danos altos e rápidos, alta evasão e pode terminar o combate sem perder muito HP e em poucos segundos;
Uma classe que antigamente era a melhor suporte do jogo, e que atualmente ainda consegue ser útil, mas com uma eficiência quase nula se comparada as demais classes. Pena que a AE tenha se esquecido dela, seria ótimo uma classe com tema temática baseada em música e que poderiam ser exploradas algumas opções bem divertidas para as habilidades da mesma (cada skill liberar o som de uma música que você escolha e possa mudar a qualquer momento, por exemplo). Bom, foi isso. Qualquer dúvida, crítica, sugestão, opiniões ou erros no guia só deixar nos comentários. FUI!
Eu gosto bastante dessa classe
Eu só gosto da animação zueira do auto, de resto…