Olá a todos! Hoje, venho lhes trazer o ”especial” de começo de ano. Como os próximos Cordéis ainda estão em produção, eu trouxe este post que já havia sido planejado há meses. Além disso, este especial trará questões pertinentes para a redação do ENEM 2019 o AQW, será interessante ler para que possamos cobrar da AE ou não. Então, sem mais enrolações, vamos nessa:
Antes de prosseguirem, a partir deste link, vocês podem acessar o especial de 2017. Confiram se não tiverem lido ainda, ou, se já tiverem lido, leiam novamente, pois ele foi atualizado:
https://aqwcangaceiros.wordpress.com/2017/12/25/off-post-aspectos-que-o-aqw-pode-melhorar-em-2018/
- Banco com imagens
Sim, eu sei que isso já foi providenciado, mas… 10 anos, dez longos anos para trazer isso ao jogo é um tanto estranho e sem sentido, já que é uma coisa super-básica que deveria estar no AQW na beta ou após alguns meses de lançamento. Não vou comentar muito mais, pois este tópico é o mais simples desta lista e finalmente está no jogo e, depois de tantas súplicas, vocês não precisarão passar pelo velho incômodo de ter que “decifrar” qual é o item que procuram no banco. No entanto, antes de irmos para o próximo tópico, fica aqui a mensagem do Endryw Nobre, que representou muitos com sua mensagem:
Não foi a primeira, meu amigo, mas pelo menos foi a última de 2018
- (A volta da) Tela de login dinâmica
Bom, desta lista, este é o único tópico que não é, realmente, novidade, pois era um aspecto frequente há alguns anos atrás. Entretanto, por motivos de preguiça e economia desconhecidos, a AE decidiu não atualizar mais a tela de login, o que é um retrocesso e tanto, pois era uma das melhores coisas do AQW, estampando o evento principal de uma semana e, por mais fraco que ele fosse, dava um ”ar” de novidade ao jogo. Ademais, o fato da AE deixar sempre esse papel de parede acima já é equivocado, porque a Saga do Caos acabou há quase cinco anos atrás. Antes de mais nada, vejamos algumas das primeiras telas de login do AQW.
A Tela de login da versão Beta (bem mais condizente com 2018 que a atual)
A tela da Gamma (sim, invetaram até essa versão)
Outra tela com o famoso e antigo Black Knight de Greenguard
Depois da grande amostra de nostalgia telas de login, voltemos a discussão. A AE deveria, no mínimo, atualizar a tela de login uma vez por mês, sendo a tela relacionada ao evento principal de tal mês. Além de não ser trabalhoso para ela, daria uma renovada mínima no jogo, e sei que muita gente gostaria disso, pois não aguenta mais a atual, já que seria uma boa medida para atrair os velhos jogadores (nem que seja por segundos ou minutos). Agora, confiram algumas telas mais novas:
Uma ótima tela de login para a Skyguard
Outra tela interessante que surgiu nos últimos anos
Uma das últimas e que, no mínimo, deveria estar no lugar da atual
Isso vale também para as telas de loading, por mais que a atual não seja ruim, um novo Dragão nessa tela daria aquela sensação de evolução, assim como sempre ocorreu ao longo dos anos no AQW.
O dragão mais clássico das telas de loading e que prendia você em 100%
Esse dragão é quase tão clássico quanto o primeiro e ele ainda piscava
- Classes que não ocupam espaço no inventário
Vocês já se questionaram o por quê das classes ocuparem espaço na mochila? Pois é, não há sentido algum nisso, pois uma classe é uma profissão/ofício do personagem. Logo, não tem porque ocupar espaço (afinal desde quando se carrega um warrior?), não é como se a classe fosse um set com “habilidades especiais” (na verdade, no jogo é), pois já existem versões de set de todas as classes, e, por isso, ocupar espaço não há sentido.
Vocês lembram desse inventário? Tão antigo que possui até mesmo ícones de Dragonfable
Essa confusão até parece proposital por parte da AE para fazer com que os jogadores comprem mais espaço no inventário ou coisa do tipo. No entanto, em AQ3D existe um espaço próprio para as classes, e o inventário não perde nada. Então, por que não implementar uma coisa dessas no AQW? Certamente vale a pena e muitos jogadores, se não todos, ficariam satisfeitos com essa iniciativa.
As classes de AQ3D em uma ”ala” especial que não ocupa espaço no inventário
- Sistema de RPG mais complexo e mais intuitivo
Uma ótima forma de enriquecer o AQW atualmente seria evoluindo seu sistema de RPG, o que inclui dano por elementos (fogo, água, etc), status das classes, customização dos personagens, entre outros. Da mesma forma, seria interessante melhorarem a explicação em torno desses aspectos, pois até hoje boa parte dos jogadores não sabe o que os ícones e atributos do status significam (e também nem vão atrás de saber). Alguns tutoriais poderiam explicar isso com clareza (sim, eu sei que o painel do status se auto-explica), mas a AE deveria ajudar a deixar o sistema mais interessante e mais relevante, a fim de que os jogadores se interessassem mais pelas mecânicas das classes e fatores que as influenciam (e para que não fiquem usando as skills aleatoriamente para ver o que acontece [sim, eu sei que tem muita gente que faz isso]). Outra coisa importante seria a customização, no AQW atual ela está limitada aos sets, mas já imaginaram se pudéssemos mudar as luvas, ombreiras, botas, cintos e mais coisas? Só isso deixaria o AQW muito mais interessante, some isso a um status mais intuitivo, um sistema lógico de elementos e já teríamos uma evolução enorme no jogo.
Um sistema de customização como o de The Witcher 3 em AQW seria muito bem-vindo
- Save de entrada em vários mapas
Um save de entrada é uma coisa ideal para o AQW, pois com ele vocês podem escolher o local onde pretendem “dormir“. Quando voltasse a fazer login, seu personagem voltaria exatamente onde vocês escolheram deixar ele “dormir”. Isso já existe no Dragonfable e deveria existir no AQW, pois o lugar mais sensato onde seu personagem deveria aparecer é em sua casa ou na cidade ou construção em que vocês decidiram se “hospedar” e não simplesmente spawmar em Battleon como sempre. Se isso estivesse no jogo, facilitaria muito o farm e a vida dos jogadores.
Já pensaram se vocês, sendo do Evil Side (por exemplo), pudessem escolher logar em Shadowfall ou no Underworld?
Logar em Hyperium seria interessante para um grande adepto da loja do J6
- Maior suporte a comunidade BR, Portuguesa, Latina e Espanhola
Se tem uma coisa que o AQW já deveria ter há muito tempo é um suporte melhor aos jogadores não-estadunidenses, especificamente aos da América Latina (o que de certa forma inclui também Portugal e Espanha pela linguagem), pois boa parte dos jogadores pertencem a essas regiões. Apesar desse suporte ser escasso, existe um servidor próprio para os BRs que é o espada e também o evento de carnaval que é a cara do Brasil, com inspirações no folclore brasileiro e até mesmo tradução em português nas cutscenes.
“Eu vo mata os BR k k”
Um monstro do folclore brasileiro que você provavelmente não conhecia
Entretanto, isso não é suficiente, pois o resto do jogo é centrado no inglês, o que desanima vários jogadores que não dominam inteiramente essa língua. Uma iniciativa de tradução em cutscenes e NPCs em Português e Espanhol (o que até existe em Epic Duel) mostraria um mínimo de interesse da AE para com esses jogadores, o que seria essencial para uma expansão do AQW. Afinal, se os jogadores não vem ao jogo, traga-os até ele, e não existe marketing melhor que um jogador satisfeito (Eu sei, é um combo de frases de efeito).
- Revamp/Rework de classes
Outra questão super requisitada, os Revamps e Reworks de classes são um dos maiores desejos dos jogadores de AQW, dos mais novos e principalmente dos mais velhos. Apesar da AE já estar criando revamps de skills em algumas classes, como Royal Battlemage, Dragon Shinobi e Soul Cleaver, há uma enorme necessidade de Reworks (já existem alguns) também. Além disso, se possível, os dois ao mesmo tempo, pois assim seria feita uma completa “repaginada” no jogo.
A Evolved Dragonslayer, um set que serviria perfeitamente para um rework e revamp da classe Dragonslayer
Um bom exemplo a ser seguido aqui, seria o das classes de Dragonfable, que sofreram tanto Revamp, quanto Rework, o que revitalizou o jogo de forma surpreendente. Imaginar isso no AQW, seria incrível, pois o jogo possui dezenas de classes, mas a maioria esmagadora foi prejudicada pela obsolescência das classes que a própria AE criou. Felizmente, tudo indica que a empresa torne os revamps bem mais frequentes no jogo, quanto aos reworks, só o tempo pode dizer (o Deus Khronos pode).
O revamp da classe DeathKnight em Dragonfable, note que visualmente a qualidade aumentou muito, as skills da classe também se tornaram bem mais eficientes
- Clima dinâmico e passagem de tempo
Um clima que constantemente se altera é muito importante para jogos de mundo aberto (ou seja, que permitem que o jogador tenha grande liberdade em um mundo vasto). Sendo AQW um jogo desse tipo, implementar isso seria uma boa ideia, já que transformaria os cenários de tempos em tempos, a exceção seriam locais com influências mágicas ou físicas (como Etherstorm e ThirdSpell). Isso também inclui passagem do tempo de manhã e noite, o que seria interessante principalmente em Battleon, Swordhaven e Shadowfall que são mapas muito visitados.
Pokemon GO é um jogo que utiliza bastante o clima
Além disso, o clima poderia ser usado para favorecer as classes e inimigos (o que não valeria no PVP por questões de equilíbrio), por exemplo: Durante uma tempestade elétrica, a Rustbucket/Enforcer/ProtoSartorium seriam buffadas nas skills elétricas, e inimigos desse tipo teriam os ataques e HP aumentados (ou ganhariam uma habilidade extra, o que seria melhor ainda). Isso seria muito interessante, já que é um fator jamais aplicado nos jogos da AE e a proposta seria inovadora e muito boa para o AQW.
Um clima desses em alguns locais seria muito legal
- Server Rewrite
Seja lá o que tenha acontecido, há um consenso universal que o famigerado Server Rewrite já deveria ter chegado ao jogo. A pergunta é: Ele já chegou e nós não percebemos? Ou foi cancelado e convertido no AQW mobile? De qualquer forma, sua trajetória fez história, seja pelos memes, seja pelas promessas e seja pelo robô do Sir Vey que veio primeiro que o Rewrite. Além disso, desde 2017 que não há DNs que falam a respeito dele (se tornou o Half-Life 3 [a sequência mais esperada da humanidade] da AE). De toda forma, fica aqui o lembrete sobre este projeto ambicioso, e que em um futuro próximo possamos descobrir o que ocorreu ou não.
Os cinco bugs finais que se reproduziram e criaram o Bug infinito
O Grimskull ri até hoje da piada da porcentagem
- Lançamento do Game Launcher na Steam e mobile
Desde que AQ3D foi lançado na Steam, a AE trabalha ativamente na possibilidade de jogar em outras plataformas que não o PC. Considerando que AQ3D foi bem-sucedido no cross-plataform, os outros jogos da AE também deveriam ser lançados para a Steam e para o mobile (ou seja, tablets e smartphones), especificamente o Game Launcher, e mais específico ainda, o AQW. Sendo assim, é necessário atingir “novos horizontes” e expandir a base de jogadores, respeitando os mais velhos logicamente (o que não tem sido feito). Ademais, o AQW mobile/AQW 2 tem a proposta de levar o jogo a um novo público, o que é bom, mas sendo o jogo uma espécie de sucessor do AQW original, ainda não sabemos o quão bom isso pode ser. No entanto, lançar os jogos da AE na Steam e mobile pode agradar muitos fãs da empresa e ela ainda poderia evoluir o AQW com os tópicos anteriores e mostrar que o jogo pode ser uma alternativa aos MMORPGs convencionais. Afinal, o AQW é 2D, e seu maior trunfo é não envelhecer e poder se sobressair sobre outros jogos desse gênero. Contudo, para tudo isso acontecer, a AE precisa se esforçar e mostrar que seus jogos são tão bons que mereçam a atenção de novos e velhos jogadores.
Já imaginaram poder jogar os jogos da AE, principalmente o AQW, em todos esses dispositivos?
Bom, é isso jovens. Essa é uma lista importante que mostra como o AQW possui um potencial de evolução grande. Quanto aos cordéis, vão demorar ainda, sempre surgem coisas que atrapalham o progresso deles, o que me irrita, pois gosto de fazê-los. Portanto, é preciso paciência, mas já posso adiantar que o próximo personagem é bem quente… Então, gostaram deste post? Vocês concordam que o AQW já deveria possuir estas coisas? O que vocês acham que o jogo poderia ter de novidade? Comentem aí para nós do blog. Eu vou ficando por aqui, desejo a todos um bom dia! Até logo mais!
Essas mudanças seriam perfeitas mas eu confesso que a ideia toda é utópica demais…
Muito boas ótimas ideias, veio muita nostalgia com as telas, class não ocuparem espaço iria ajudar pra um karalho,sobre mais suporte pra comunidade br iria se ótimo alias o quantos brs não sustemtam esse jogo ? alias ninguém mais consegue logar com o worldpress ?
Save de entrada ia facitar absurdamente, já pensou salvar em tercessuinotlim que maravilha :v
Revamp de classe é quase uma obrigação da AE porque de fato tem varias classes que ficaram obsoletas, e outras completamente esquecidas.
A mesma coisa vale pra classe ocupar espaco no inventário, apesar de que algumas ja possuem a tag AC, como a Blaze Binder, Pyro, Oracle.
Sobre o clima ficara bem bonito mesmo, porem esse buff é um tanto dispensável.
E essa maldita tela inicial que devia trocar faz tempo ;-;
Enfim nice post :p
Obrigado jovem!
Eu não concordo em um sistema de customização igual ao do AQ3D. Encarece demais os sets completos e ocupa muito espaço ao ponto de eu conseguir ter de 2 à 3 sets completos no máximo.
Não é como se fosse igual o do AQ3D, é mais dos RPGs no geral. Considerando que eles aplicassem isso, provavelmente aumentariam o espaço para não limitar tanto. Já a questão do preço, seria estranho se eles não deixassem as coisas mais baratas, porque, se não, mataria a novidade logo de cara.
Faltou atualizar o Book of Lore e o Mapa, tem uma caralhada de rooms esquecidas por não estarem organizadas nas suas sagas.
A saga do J6 tsc tsc
Verdade, muito bem lembrado. A Saga da Queen nem está no Book of Lore, o que é realmente sem sentido.
No aq3d, além de existir espaço para classes, existe também suporte para acentos, pra não sair igual aqw (Ol? como v?o)
Isso seria uma boa adição também 😀
Senhoras e senhores, bem-vindos a nova era!