Boas festas a todos! Dessa vez, venho trazer um outro artigo diferenciado a vocês, afinal, este é o ano do 10º aniversário do nosso (já não tão) querido AQW, e isso não é coisa para se ignorar. Além disso, faz tempo que não temos nenhum OFF-Post, e se é para fazer algum, que seja um bem feito. Sendo assim, o artigo que vocês lerão aqui será sobre algumas das melhores inspirações que este jogo teve durante sua longa vida, algumas vocês reconhecerão, outras não. Bom, sem mais enrolações, vamos nessa:
Antes de mais nada é essencial falar que algumas destas inspirações são confirmadas e outras não, mas estas últimas apresentam evidências suficientes para conclusões corretas. Então, com mais enrolações, sigam em frente:
- Blinding Light of Destiny (Golden Axe)
Começando com o clássico dos clássicos, o machado do Artix, Blinding Light of Destiny ou apenas BLoD, esta arma é, na verdade, inspirada no jogo ”Golden Axe”. Sendo mais direto, Golden Axe é um clássico da Sega (mesma criadora de Sonic) que foi lançado em várias plataformas de videogame, porém ficou mais conhecido pela versão de Mega Drive e, principalmente, de Arcade (Fliperama), não por acaso este é o jogo preferido de Adam Bohn, o Artix na vida real, CEO e fundador da AE.
Artix revelando que Golden Axe é seu jogo mega-favorito
A logo épica de Golden Axe
Resumidamente, a história do jogo conta sobre um tirano, chamado Death Adder, que sequestrou o rei e a princesa de um reino medieval, e, além de ter feito esta crueldade, o tal tirano ainda roubou o Golden Axe, o símbolo máximo do reino. Além disso, Death Adder, ameaçando assassinar o rei, matar a princesa e destruir o Golden Axe, ordenou que o povo do reino se curvasse perante ele e assumisse-o como o regente absoluto daquela terra. Sem demora, surgiram três heróis: Um bárbaro bombado, forte que usava uma espada, uma amazona seminua, valente e que também usava uma espada e que possuía magias apelonas, e, por fim, um anão, veloz, perspicaz, que dava chifradas nos inimigos e que também possuía um machado dourado, mas, aparentemente, era do Paraguai. Esses três tiveram suas vidas desgraçadas por Death Adder, e assim se comprometeram em acabar com o tirano. Dessa forma se desenrola a trama do jogo, mas o fato é que o Golden Axe serviu de base para o machado que foi visto com o Artix pela primeira vez no AQ clássico, lá em 2002.
Death Adder, também conhecido como gigante maromba, com o Golden Axe
Os três heróis de Golden Axe, também conhecidos como Conan, Red Sonja e Papai Noel-anão-corno.
Artix de 2002 , sim, ele foi feito no paint, com a cara do Ben 10, com um escudo que mais parece um pedaço da porta de um Fiat Palio azul, e com o BLoD em sua versão mais antiga
Como podem ver, o Golden Axe, um machado de guerra, acabou adaptado para um machado de mão. Entretanto, há um outro item no AQW e no Adventure Quest clássico que remete ao formato original do Golden Axe, mimetizando até mesmo o nome. Sendo assim, é provável que o BLoD tenha inspiração tanto no Golden Axe original, como no machado do anão do jogo, e o Artix, não perdendo a oportunidade, também trouxe o machado de guerra original para o AQ e AQW.
O “Golden Axe” no AQ clássico
O ”Golden Axe” em sua nova versão de AQW
O machado do anão e o BLoD, note que o machado do Artix, mesmo na versão mais atual, ainda lembra a versão em que se inspirou
- Oblivion Blade of Nulgath, Battlefiend Blade of Nulgath e todas as “espadas flutuantes” (Sword Familiar – Castlevania Symphony of the Night)
Estas espadas são algumas das mais populares de todo o jogo, afinal, quem nunca quis uma “espada flutuante”?, e a maioria delas pertence ao Nulgath, pois foi ele que trouxe, praticamente, todas essas espadas diretamente do inferno ao jogo. No entanto, o que muita gente não sabe é que a “Oblivion Blade of Nulgath“, icônica espada de Miltonius e, provavelmente, a primeira das flutuantes, teve sua inspiração em um jogo de PS1, estou falando de “Castlevania: Symphony of The Night“, um clássico da era 3D dos videogames (ironicamente o jogo é 2D).
Quem não conhece esta espada?
Um dos melhores jogos de todos os tempos
Nesse jogo, você encarna Alucard, o filho de uma humana com o Conde Drácula, sim, Alucard é filho do vampiro mais poderoso e cruel que também já foi presidente do Brasil. Ele sempre estava mais do lado dos humanos, fato que fez ele se revoltar contra o pai… Portanto, a trama do jogo conta que Alucard ouviu relatos que seu pai ressuscitou, o filho de Drácula percebeu que o clã dos Belmont (os maiores caçadores de vampiros) misteriosamente não estava agindo. Sendo assim, Alucard adentra em Castlevania para acabar com Drácula mais uma vez.
Mich... Drácula em Symphony of the Night
Dentre os vários poderes que Alucard obtém no castelo, está a capacidade de invocar monstros, tais como um demônio, um fantasma, uma fada, um morcego e a Sword Familiar, que é uma espada com um espírito dentro dela. Esta espada é a inspiração para a Oblivion Blade of Nulgath, uma vez que, além de vida própria, ela apresenta voz, possui um rosto na parte superior ao cabo e, principalmente, flutua da mesma forma que a Oblivion. A própria Battlefiend Blade of Nulgath é outra que também apresenta inspirações na Sword familiar.
A semelhança do rosto não é tão grande, mas a existência dele é um fato e tanto
A prova suprema da inspiração, note o movimento idêntico da espada
(Créditos ao Doxus pela animação da Battlefiend Blade of Nulgath)
Este é um exemplo de como a espada se move com o seu portador (obviamente ela apresenta um movimento bem mais “fluido” que as espadas do AQW. No entanto, estamos falando do jogo com algumas das melhores animações 2D da história)
É uma inspiração realmente interessante, visto que as espadas flutuantes são uma das coisas mais legais que existem no AQW, conhecer a origem delas é uma coisa que pode surpreender muitas pessoas. Aliás, se ainda não estão convencidos de que essas espadas foram inspiradas na Sword Familiar, repare que a Battlefiend Blade of Nulgath, um dos primeiros Battle pet de AQW, possui algumas semelhanças de ataque com a Sword Familiar:
A primeira parte do ataque, em que a espada se ”finca” no inimigo e depois gira, é semelhante ao golpe da Battlefiend Blade of Nulgath (embora o giro da Sword Familiar seja parado e cause dano).
(Créditos novamente ao Doxus pela animação da Battlefiend Blade of Nulgath)
São muitas evidências e, apesar de não haver uma confirmação do próprio Miltonius, o fato da Sword Familiar ter sido a primeira espada nos videogames a apresentar esse aspecto flutuante e as demais características, reforça que a inspiração é, provavelmente, verdadeira.
Seria esta outra inspiração?
- Drakath Slugwrath ou Dethrix Drakath II (Sasuke Uchiha – Naruto)
Essa inspiração não é tão óbvia, mas ao longo da saga dos 13 lordes do caos, o (a) jogador (a) começa a perceber o quão Drakath é parecido com Sasuke. Seja em personalidade, seja em aparência, os dois parecem tanto que não duvido nada se os criadores do AQW forem super fãs de Naruto (ou devo dizer NOTruto?).
“Maldita Rainha dos Monstros”
Drakath em seus primórdios no DF, aqui ele já parecia com Sasuke, mas em AQW essa semelhança só aumentou
Sem enrolar, vamos aos fatos: Ambos perderam sua família, ambos traíram seus mestres, ambos são os únicos que defendem sua causa, um querendo restaurar o clã e outro querendo restaurar um trono. Ademais, os dois possuem cabelos idênticos, também tiveram uma ascensão de poder imensa e também foram vilões no passado, mas, atualmente, são anti-heróis que “pesam” mais para “o lado do bem da balança”. Por fim, os dois são arqui-rivais do protagonista e possuem um olho roxo esquerdo (a diferença é que um tem o olho esquerdo de poder, o outro é de apanhar mesmo), sendo esse olho o sinônimo de poder desses dois. Bom, são basicamente essas evidências da inspiração.
Ambos com o olhar arroxeado, esse fato, na verdade, pode ser mais coincidência do que inspiração
Se acham que acabou, estão enganados, pois ainda existem algumas evidências a mais. Drakath usa um poder com uma mão, com esse poder ele destruiu o Dracolich que sustentava o castelo da Shadowscythe e matou o Vordred pela quinquagésima vez, tal poder é parecido com o Chidori que o Sasuke usa, embora apresentem finalidades diferentes. Por último, há também a perseguição por uma mulher, no caso, o Sasuke foi perseguido pela Sakura até o final do anime, enquanto Drakath teve um breve relacionamento com Victoria, por coincidência ou não, ambos foram super forçados nos seus respectivos contextos.
Sasuke e Drakath com a mão maior que o rosto e o peito inteiro usando um golpe de uma mão
Seria Drakath um descendente do Clã Uchiha? (Até as mulheres adoram ele. Agora só falta invocar um Susanoo)
- A Rainha dos Monstros (Echidna – Mitologia Grega)
Bom, falando a respeito da imponente Rainha dos monstros, ela é a criatura por trás do Caos, de Drakath e a verdadeira antagonista de AQW (Quem pensava que era o Sepulchure no início ou Drakath no final, foi devidamente tapeado). A primeira aparição da Rainha foi estranha, ela apresentava tentáculos ao invés de pés e estava basicamente nua (não, não era nada demais, seus pervertidos). No entanto, essa forma é uma analogia a “Echidna“, uma criatura da mitologia grega que se casou com o titã Tifão e teve vários filhos.
A primeira aparição da Rainha em AQW
Dentre os filhos de Echidna estão: O Leão de Nemeia (o qual Hércules matou), a Hydra (a qual Hércules também matou), o Cérberos (o cão de três cabeças, o qual Hércules matou surrou e devolveu ao Hades), a Esfinge de Tebas (a qual cria o enigma que Édipo responde corretamente), Ethon (a águia que comia o fígado de Prometeus e que Hércules também matou) e Ladão (o dragão de cem cabeças). Esses são apenas os principais filhos, existem outros, não por coincidência, Echidna é chamada de a “Mãe de todos os monstros“. De forma semelhante, temos a Rainha dos monstros em AQW, que ja foi referida como “MoM” ou “Mother of Monsters“, ela também tem filhos, e, até agora, apenas dois deles apareceram: Extriki e Kolyaban e Drakath. Com certeza há toda uma prole por vir, pois a inspiração é forte, e se espera que apareçam bem mais monstros.
Extriki e Kolyaban, os dois filhos da Rainha (até agora)
A mãe de todos os monstros na mitologia grega
- Ebil Dread Artix (Ash – Evil Dead)
Como não lembrar deste evento? Um dos Mogloween mais memoráveis em que Artix tem sua mão “arrancada” e substituída por uma moto-serra, difícil não perceber que é uma clara inspiração em Ash Williams, um herói que substitui a própria mão, que estava possuída (Ó az ideia), por uma moto-serra em meio a um Apocalipse Zumbi. Ash pertence a um dos melhores (e mais violentos) filmes de zumbi e mortos-vivos que você pode assistir na tela quente: Evil Dead.
Ash Williams de Evil Dead
Além da mão moto-serra, destaque para a espingarda que o Ash sempre carrega consigo e que o Artix mantém guardada nas costas. Sem esquecer do nome desse set do Artix: Ebil Dread Paladin, claramente inspirado em Evil Dead. Vale a pena dizer que esse set é sazonal e reaparece no jogo na época de Halloween (Dia das bruxas ou Mogloween, como queira chamar).
O Set Ebil Dread Paladin do Mogloween ao lado do Ash armado e preparado para enfrentar cavaleiros medievais (Ó az ideia parte 2)
”É agora que aquele tal de Noxus vai pagar”
- H.A.L. (HAL 9000 – 2001: Uma odisseia no espaço)
Eu sei que vocês sentiram uma nostalgia só com a imagem acima (não, não é MechQuest). Se trata de nada mais, nada menos que o H.A.L., a inteligência artificial que informa sobre as missões e auxilia J6 na Hyperium Starship. Esse ser artificial é inspirado no HAL 9000 do filme “2001: Uma odisseia no espaço”, sendo utilizado para diferentes funções é claro, mas a aparência das duas inteligências artificiais é idêntica, o nome então… Nem se fala.
H.A.L. na Hyperium
HAL 9000 no filme 2001: Uma odisseia no espaço
O H.A.L. é conhecido por muitos de vocês, isso tenho certeza, pois foi com as missões dele que aquele arsenal do J6 foi totalmente desbloqueado. Com certeza merece um lugar nesta lista pela representatividade e importância.
H.A.L. dizendo que sabe que você morreu trezentas vezes para aquelas torretas na entrada da nave
- Fablen (The Legend of Zelda e Fable)
Esse que vocês viram acima é Fablen, um sujeito que está em Skytower Aegis, seus pais moram em Dwarfhold e, apesar de não ser um anão, ele pode lhe parecer semelhante a alguém…. E é de fato, sua aparência é baseada em ninguém menos que Link, o protagonista da franquia de videogames “The Legend of Zelda”. Mais especificamente, a aparência de Fablen se inspira na versão do Link de “Twilight Princess”, um clássico do Nintendo Gamecube, console rival do PS2.
A capa de Twilight Princess
Zelda Link em Twilight Princess (não confundam com aquele filme meia-boca)
Mas não é só isso, o nome de Fablen faz referência a franquia de videogames “Fable”, que pertence ao Xbox e é justamente uma franquia rival de Zelda. Pela criatividade da AE pelo menos nisso, certamente o jovem de Dwarfhold merece ser citado aqui.
Fable, o jogo rival de Zelda
- Dage e Nulgath (Hades e Diabo – Mitologia Grega e Cristianismo)
Os dois personagens mais queridos do Evil Side, perdendo talvez apenas para Sepulchure e Gravelyn (ou não), também são inspirados em figuras muito conhecidas. Começando pelo mais amado ou odiado dos dois, Dage é fortemente inspirado em Hades da Mitologia Grega, mas, principalmente, pela versão da Disney, pois as tonalidades “azul e preto” são quase sinônimos da Legion. Ademais, Dage desempenha a função de regente supremo do submundo, sendo o guardião da alma do mundo e tendo vários subordinados que são os mesmos de Hades, tais como o Caronte, o Cérberos, os três juízes do inferno e Thanatos e Hypnos (não, esse não apareceu ainda).
Hades na Mitologia Grega
”Quem foi que derrotou o Nulgath? Eu, claro!”
Dage mostrando todo o seu poder de fogo (um final de ano sem piada da praça, não vale a pena)
Agora, vamos falar do outro sujeito, mas antes de prosseguimos, eu lhes farei uma pergunta: Se a DC comics tem Trigon como o Diabo, a Marvel tem Mephisto, Dragon Ball tem Dabura e Pokemon tem Giratina, quem seria o capiroto da AE?
Uma imagem vale mais que mil demônios
Se você pensou Nulgath e é da Nation, você pensou errado (afinal, Nulgath é um amor de pessoa para você). Sendo inspirado no Diabo do Cristianismo, Nulgath é o tinhoso do jogo, criando contratos a torto e a direita, além de sua aparência que remete mais a um demônio que qualquer outro ser no AQW, o fato dele ter várias formas e nomes também reforça esta inspiração. Com todas estas conclusões, pode-se afirmar que dificilmente vocês encontrarão personagens mais monstruosos que Nulgath no jogo. Embora existam outros personagens bem mais sérios e sinistros, como Sepulchure, o fato é que o contato com Nulgath é tão comum que ninguém lembra que ele é a coisa mais feia do jogo.
Lúcifer em sua forma original
O capiroto em sua versão mais clássica (ou pelo menos a que primeiro vem na mente das pessoas)
”Um dia eu me vingo Dage!” (Foto tirada do perfil de Nulgath no Facebook)
- Alteon, Valen e Lynaria (Rei Artur, Lancelot e Guinevere)
Meio óbvio? Talvez, talvez…. A história desses três nos primórdios são quase idênticas a da lenda do Rei Arthur e seus companheiros, mas com o passar do tempo a história de Alteon, Valen e Lynaria se torna muito mais original e interessante, pois muitas reviravoltas ocorrem. Vamos aos fatos, Alden Alteon se tornou Rei muito jovem, assim como Arthur, embora este último tenha se tornado por puxar uma espada que nem os Void Highlords grandes cavaleiros da época conseguiram. Valen Pulchure era o maior amigo de Alteon, mas acabou colocando chi.. traindo-o com sua própria esposa, da mesma maneira que Lancelot. Por último, temos Lynaria, que era muito bonita, jovem e ainda era ruiva (Tier SS de beleza), porém traiu Alteon sem pensar duas vezes, assim como Guinevere fez, a Rainha da lenda também possuía as mesmas características físicas que Lynaria.
Rei Arthur, Lancelot e Guinevere em uma representação arcaica
Lancelot, Guinevere e Arthur, respectivamente, no filme ”Rei Arthur” de 2004
Apesar das semelhanças, ao contrário de Arthur, Alteon não mandou tropas de soldados atrás de seus dois maiores amigos, ele apenas aceitou que Lynaria ficasse com Sepulchure, pois, aparentemente, ele queria ver seu amigo purificado e não se importava de ganhar algumas pontas na coroa. Ademais, Lancelot e Guinevere acabaram em um local remoto, onde nunca mais se ouviu nada sobre eles, diferente da história de AQW, onde Valen mata Lynaria e se torna em um ser muito poderoso conhecido como Sepulchure. Vale lembrar que Alteon e Valen, tiveram filhas com Lynaria, e na Lenda do Rei Arthur não haviam descendentes de Guinevere com Arthur e Lancelot, mas isso são apenas detalhes… Vamos ao próximo tópico.
O peso sobre a cabeça de Alteon nunca foi tão grande nesta história
- Xanta Claus (Santa Claus ou Papai Noel)
Este não poderia faltar, sendo o mais recente da lista, Xanta Claus já havia aparecido em Dragonfable, mas surgiu em AQW no mais novo evento de natal. Apesar de estar mais para uma paródia, não seria justo deixá-lo de fora da lista. O nome e a roupa já fazem o trabalho de explicar, porém o enredo sobre esse personagem vale a pena comentar (com isso, pode até uma música criar). Inspirado no velhinho preferido da Coca-cola de todos, Xanta Claus é o Xan querendo dominar os poderes de gelo e arruinar o Natal, se parecendo com o Papai Noel, só que maligno e em chamas.
”Querido Papai Noel, quero ser um mod de que o Dage volte ao AQW”
Por fim, apesar de fracassar em sua missão e perder para o Warlic até como disfarce de Papai Noel, Xan ganha pelo menos no nome, que é mais criativo que Santa Warlic. Ademais, foi com o nome do piromântico que criaram um trocadilho estranho e legal ao mesmo tempo (e, convenhamos, se Warlic criou a Pyromancer por acidente, Xan pelo menos criou a Cryomancer sendo do elemento oposto). Portanto, lugar merecido na lista.
Xanta Claus adora congelar e depois torrar os heróis para a ceia de Natal
Bom, então é isso jovens. Espero que tenham gostado. Este não é exatamente um especial de fim de ano, e, sim, dos 10 anos do AQW. De qualquer forma, acabou caindo bem, vocês sempre podem esperar coisas boas no fim de ano, e acho que isso pode ser incluído no pacote. Contudo, quero saber, vocês curtiram este OFF-Post? Conheciam algumas destas inspirações? Desejam uma parte 2? Quais outras inspirações vocês notaram no AQW? Comentem aí para nós do blog! Eu vou ficando por aqui. Desejo a todos um bom dia e boas festas! Até logo mais!
A do Drakath achei um pouco forçada, mas as outras são muito boas, principalmente as espadas, nunca tinha pensado nisso
Ótimo post
Bom, devo admitir que essa inspiração é a que tem mais chance de ser coincidência. Contudo, de qualquer forma, vale a pena citar e deixar que as pessoas tirem suas próprias conclusões. Muito obrigado!
Nossa ninguém comentou!! ótimo post, um dia talvez vocês deveriam fazer a história completa do aqw para finalizar, a maioria como eu jogou em 2008-11 não se preocupava com a história ou era muito pequeno para saber inglês tem muitas sagas que só jogavamos para pegar os itens.
Nós já estamos contando a história de alguns dos principais personagens de AQW com os Cordéis de Lore, os quais você pode acessar na parte de OFF-Posts do blog. Futuramente, é possível que trabalhemos nas sagas dos 13 Lordes, mas isso levará um tempo. Obrigado e boa sugestão!
Esses “cuck” assumidos… Por isso, na primeira vez que tive que escolher um lado, eu escolhi Evil.. Mentira, eu não sabia dessa história.
Ótimo post “diga-se de passagem”, eu realmente nunca tinha pensado que o Drakath tem semelhanças com o Sasuke.
O Evil Side, atualmente, é muito mais atrativo que o Good Side, principalmente devido a Legion e a Nation. Além disso, provavelmente, a maioria dos jogadores é Evil Side, e, se duvidar, o Good vai perder até para o Chaos Side em número de adeptos. Obrigado!
Faz do Aranx
Como caralhos nunca notaram que o Sasuke e o Drakath se parecem? É quase óbvio que o Drakath tem semelhanças com o Sasuke, eu já pensava isso desde 2011 só por ver o cabelo do cara no jogo, já achei que era o Sasuke, eu vi o Sasuke nele, ele é claramente uma inspiração ao Sasuke, só falta perguntarmos isso aos criadores. É a menos forçada, isso sim.
Eu fico aqui direto pensando: ”como caralhos nunca notaram que o Drakath parece o Sasuke e nunca fizeram comparações deles em crossovers?” As vezes eu pesquisava crossovers deles, mas nunca achei, nunca desenharam, eu acho ele muito parecido mesmo com o Sasuke e nem sabia do final: que o Drakath virou anti-herói. Ele virou mesmo um anti-herói agora? Melhores caras fodas.
O Drakath virou anti-herói e aliado da Aliança na Saga da Queen of Monsters. A tendência agora é ele ficar “bonzinho” até essa saga acabar.
Muito bom!
Obrigado!