Guia Geral de Farming

A razão da diminuição das minhas atividades no blog está descrita no post! Não é um pedido de desculpas, mas quando acontecer, vão entender o motivo disso tudo!


Índice

Clique aqui para ver o Índice Completo
  1. Função do Guia;
  2. FAQ;
  3. Classes;
    3.1. Multi-targetting;
    3.2. Classes com nichos restritos/raciais;
    3.3. Single-targetting (Solo);
  4. Boosts;
    4.1. Elemental;
    4.2. Humanóide;
    4.3. Dragão;
    4.4. Undead;
    4.5. Chaos;
    4.6. Todos;
  5. Atualizações;
  6. Créditos;
  7. Considerações Finais.

Clique aqui para ver o item “1. Função do Guia

1. Função do Guia

O presente guia tem por objetivo demonstrar qual é a maneira melhor de se farmar e como obter melhores resultados com farming otimizando seu tempo gasto com farming no jogo.


Clique aqui para ver o item “2. FAQ

2. FAQ (Frequently Asked Questions)

Tradução: Perguntas Frequentemente Feitas

  1. O que é farming/grinding?
    R: Farming/grinding significa juntar recursos para obter alguma coisa no final.
  2. O que é endgame ou um item endgame?
    R: Endgame é o termo utilizado para itens que possuem elevado status no jogo por fornecerem boosts altos ou desbloquearem algum recurso de grande impacto e demandarem uma quantidade razoavelmente alta em horas (todos eles levam uma quantidade significativa de tempo) para ser obtido. Item endgame é o próprio item que vai ser obtido. Abaixo, lista de Itens Endgame e suas siglas:
    a) NSoD: Necrotic Sword of Doom;
    b) SDKA: Sepulchure’s DoomKnight Armor;
    c) BLoD: Blinding Light of Destiny;
    d) ENNH: Enhanced Nulgath’s Nation House;
    e) Legion Castle
    f) VHL: Void HighLord
    g) SoA: Set of Awe
    h) HoA: Helm of Awe*
    Obs.: Por nunca ter visto o Legion Castle em sigla, deixei sem uma sigla, mas considero ele um endgame. *Além disso, há quem julga somente o helm do set acima como suficientemente endgame.
  3. Quais são as classes mais utilizadas para farming?
    R: Recomendo visitar o Item 4 do Índice para maiores detalhes.
  4. Por que e quando usar classes com role restrita para farming? (Exemplos: Paladin e UndeadSlayer)
    R: Porque elas se destacam em alguma tarefa específica. No caso da Paladin e da UndeadSlayer, elas se destacam sobre todas as outras no seguinte: matar undeads. Outra classe que é digna de menção é a BattleMage e suas variações porque se destaca no propósito de única e simplesmente ter damage burst inicial. Observem que farmings usando BattleMage vão ser efetivos apenas aqueles onde você visita múltiplas rooms e mata 1-3 monstros em cada, tendo algum tempo de espera na viagem, tempo este que vai ser o necessário para encher sua mana.
  5. O que damage burst?
    R: Damage Burst significa explosão de dano, ou, em outras palavras, um alto dano inicial ou um nuke.
  6. O que é boost?
    R: Boost significa um aumento em alguma das coisas que obtém em batalha (com exceção dos itens) ou quests (itens são exceções aqui também). Coisas obtidas em batalha a que nos referimos aqui para a definição de boosts:
    a) XP: a experiência;
    b) Gold: o ouro;
    c) REP: a reputação;
    d) CP: os class points;
    e) Dano: o dano final produzido por cada golpe do personagem. O boost dano pode ser racial ou universal.
  7. Quais são os tipos de boosts de dano e como eles funcionam?
    R: Boosts de dano se aplicam somente nos monstros de determinada raça (boost de dano racial, vide resposta da pergunta acima). Além disso, existem os boosts de dano universais que podem ser aplicados sobre todas as coisas no jogo (desta forma, incluindo, monstros, bosses e até mesmo jogadores).
  8. É possível acumular boosts?
    R: Boosts de REP, Gold, XP e CP não acumulam. Boosts de dano apenas acumulam se forem de tipos diferentes (racial + universal).
  9. O sistema de boosts vai mudar?
    R: Sim, com o rewrite. Nele, todos os boosts acumulam, inclusive os de REP/XP/Gold/CP.
  10. O que é RNG?
    R: Random Number Calculator (RNG) é um sistema usado para drops no AQW onde a cada vez que você executa uma ação que possa te dar uma recompensa (aplicável somente a itens, como é o caso da quests que você completa e dos monstros que você mata) é gerado um número entre vários possíveis, e, se, no final, o número gerado for aquele que represente o item que você deseja, então, você irá obtê-lo.
  11. É possível fazer alguma coisa a respeito do RNG?
    R: Sim, varrê-lo de todo o AQW e levar o Asuka junto você pode tentar otimizar as mortes. Otimizar as mortes significa reduzir o tempo de respawning dos monstros e matá-los mais depressa com ajuda de amigos ou de itens com boosts e usando as classes mais adequadas para cada situação.
  12. Como saber se a classe que estou usando é a adequada pro meu farming?
    R: Depende do principal objetivo do farming. Se for matar undeads que não deem danos altos use Paladin ou UndeadSlayer. Se for a quantidade de alvos, use classes como ShadowScythe General ou Chaos Slayer que acertam até 6 alvos de uma vez, lembrando que a Chaos Slayer é mais instável, tem menos sustain, mas possui auto que acerta até 3 alvos.
  13. Qual é o melhor boost para se usar?
    R: Use sempre aquele que te fornecer o maior dano possível, maiores danos significam mortes rápidas e, mortes rápidas, significa mais chances de drop/menos tempo matando monstros. Em mais chances, não estou dizendo que matar rápido aumenta as chances, só estou dizendo que levar menos tempo pra matar significa matar mais monstros em menos tempo e, isso sim, aumenta suas chances! Lembrem-se que raciais somam em universais e sejam felizes!


Clique aqui para ver o item “3. Classes

3. Classes

Sem muito nos alongar, falaremos brevemente sobre cada classe e as vantagens e desvantagens de usá-las, portanto, considere alguma das opções abaixo para melhores performances:

3.1. Multi-Targetting (Farming)

  • Abyssal Angel: Acerta até 4 alvos, 3 com mais força e possui a melhor sobrevivência entre as classes de farming;
  • Scarlet Sorceress: Maior DPS entre as classes de farming, acerta até 3 alvos, tem sustain relativamente bom, mas possui um feeling péssimo e necessita manter os stacks de Crimson Ritual (5) para uma boa performance;
  • Qualquer versão da Chaos Slayer: Possui dano ainda mais alto que a anterior, acerta até 6 alvos, tem um auto que acerta 3 alvos por vez, mas é completamente instável quanto aos danos e a cura;
  • Eternal Inversionist: Possui dano sólido, acerta até 6 alvos, superior ao da anterior, mas inferior ao da Scarlet Sorceress, contudo, possui péssimo sustain e depende do Awe Health Vamp para se manter;
  • Blaze Binder: Dano bem sólido em até 3 alvos, mas carece de salas mais cheias para não enfrentar problemas com mana devido ao seu funcionamento e modelo de mana;
  • Shaman: Acerta até 3 alvos com apenas 2 skills, possui operacionalidade bem morta e um bom dano, só não é melhor por causa do modelo de mana;
  • ShadowScythe General: Acerta 6 alvos, e, na minha opinião é a melhor opção entre as anteriores. Só possui UMA CONTRAINDICAÇÃO: não use Shadow Void (5);
  • Frostval Barbarian: Acerta 3 alvos e é a melhor opção para farming de monstros de até 1,2k de HP (dano da skill 5 no lvl 100 sem boosts);
  • Legion Revenant: a classe mais versátil de todo jogo, acerta até 3 alvos e tem um bom nível de sobrevivência (aguenta bem a Tower of Doom).

3.2. Classes com nichos restritos/raciais

  • Undeadslayer: Acerta até 4 alvos, melhor para alvos com até 5k de HP e com mais de 12k de HP (explicação disso no guia);
  • Paladin: Acerta até 3 alvos, possui alta damage burst, preenche o nicho que falta para a classe anterior;
  • ArchPaladin: Acerta até 3 alvos, não tem danos tão bons quanto as anteriores, mas é, basicamente, uma versão free das duas, mas pior que qualquer uma das duas para este fim;
  • BattleMage: Acerta até 3 alvos, tem danos elevadíssimos, mas só tem um dano alto inicial e nada mais. Deve ser usada com muita cautela e em situações muito específicas.

3.3. Single-Targetting (Solos)

  • ShadowWalker/Stalker of Time: Melhor desempenho entre as atuais se pareada com uma StoneCrusher e uma sala bugada;
  • Eternal/Immortal Chronomancer: Segundo melhor desempenho entre as atuais porque é capaz de nukes de até 600k sozinha, capacidade esta fortemente amplificada com a ajuda de uma LightCaster;
  • Infinity Knight: A melhor entre todas as classes para solar qualquer coisa que tenha até 150k de HP e não provoque altos danos;
  • LightCaster: Pode não ser tão eficaz quanto as anteriores, mas aguenta e tem um dano razoável;
  • Legion Doomknight: Pareia com o nível da anterior, só que tem a adição de ser capaz de matar facilmente o DoomKitten pelo seu efeito de Decay;
  • Glacial Berserker: Pareia com as duas anteriores, apesar de ser um pouco “devagar” para infligir bons danos;
  • Void HighLord: Simplesmente é capaz de matar tudo que eu conheço no jogo e o faz com eficácia porque tem bons danos, excetuando-se apenas os seguintes bosses: Shrade e Ancient Trigoras;
  • ArchPaladin: Sola tudo que se é possível solar no jogo, mas não dispõe de eficácia ao fazê-lo porque a produção de dano dela é bem pequena. Só existe uma exceção aqui: o Shrade.

Clique aqui para ver o item “4. Boosts

4. Boosts

Todas as questlines envolvem monstros dos mais variados tipos, entre eles, temos monstros com tag Chaos, Undead, Dragon, Humankind e Elemental. Abaixo, as respectivas tags os itens que fornecem boost e seus respectivos valores.


4.1. Elemental

  1. Bloodwolf Pup: +15%, pet;
  2. Earth Orb: +5%, capa;
  3. Fire Orb: +5%, capa;
  4. Forest Fury Helm: +15%, elmo;
  5. Trickster Horns: +15%, elmo;
  6. Ultra Earth Orb: +5%, capa;
  7. Ultra Fire Orb: +5%, capa;
  8. Ultra Water Orb: +5%, capa;
  9. Ultra Wind Orb: +5%, capa;
  10. Water Orb: +5%, capa;
  11. Wind Orb: +5%, capa.

4.2. Humanóide


4.3. Dragão

  1. Amethyst Toxic Blade: +20%, arma;
  2. ArchFiend Wings of Nulgath +5: +15%, capa;
  3. Blades of Betrayal: +15%, arma;
  4. Bright Amadis: +20%, armor;
  5. Diamond Darkness Blade: +20%, arma;
  6. Doom Lilith Katana +5: +15%, arma;
  7. Dragon Blade: +60%, arma;
  8. Dragon Flattener +25: +35%, arma;
  9. DragonFlight’s Rage: +60%, arma;
  10. DragonFlight’s Reach: +60%, arma;
  11. Dragon’s Flight (Sword): +60%, arma;
  12. Dread Leopard Rider: +20%, armor;
  13. Emerald Darkness Blade: +20%, arma;
  14. Enchanted Frozen Claymore: +25%, arma;
  15. Energy Orb: +15%, capa;
  16. Evolved Dragon Blade: +60%, arma;
  17. Frozen Claymore: +10%, arma;
  18. Ice Orb (Cape): +15%, capa;
  19. Legendary Energy Orb: +15%, capa;
  20. Legendary Ice Orb: +15%, capa;
  21. Legendary Wings of Nulgath +5: +15%, capa;
  22. Legion Dragon Blade: +15%, arma;
  23. Legion Dragon Blade +5: +15%, arma;
  24. Meat on a Stick +5: +15%, arma;
  25. Polished Dragon Blade +7: +17%, arma;
  26. Ruby Darkness Blade: +20%, arma;
  27. Shining Amadis Wings: +20%, capa;
  28. Trislayer Blade of Doom +5: +15%, arma;
  29. Turquoise Darkness Blade: +20%, arma;
  30. Ultra Energy Orb: +15%, capa;
  31. Ultra Ice Orb: +15%, capa.

4.4. Undead

  1. Aqua Rage Trident +25: +25%, arma;
  2. Artix’s Golden Paladin Axe:+30%, arma;
  3. Ascended Light of Destiny: +75%, arma;
  4. Astral Reavers +25: +25%, arma;
  5. Astral Reavers (Dagger): +25%, arma;
  6. Astral Reavers (Mace): +25%, arma;
  7. Axe Axe +15: +15%, arma;
  8. Bandit Pup: +3%, pet;
  9. Blinding Light of Destiny (Axe): +75%, arma;
  10. Celestial Khopesh: +35%, arma;
  11. Chainsaw Katana: +25%, arma;
  12. Chaotic Blade of Nulgath: +15%, arma;
  13. Chaotic Chainsaw +5: +5%, arma;
  14. Dark Ferryman’s Scythe +5: +5%, arma;
  15. Dark Water Lord +10: +10%, armor;
  16. Darkwave Khopesh: bugado, deveria dar boost;
  17. Deep Terror Blade (Sword): +5%, arma;
  18. Doom Lord Sepulchure Blade: +25%, arma;
  19. Doom Lord Sepulchure Helm: +25%, elmo;
  20. Doom O-dokuro Blade +5: +5%, arma;
  21. Dual Blinding Light of Destiny: +75%, arma;
  22. Dual Chainsaw Katanas: +25%, arma;
  23. Eagle-Eye Archer Helm +5: +5%, elmo;
  24. Evil Chainsaw +5: +5%, arma;
  25. Formal Light of Destiny: +50%, arma;
  26. Golf Club +3: +3%, arma;
  27. Golf Club +5: +5%, arma;
  28. Great Moonlit Khopesh: +20%, arma;
  29. Knight of Light +5: +5%, armor;
  30. Legendary Light Orb: +5%, capa;
  31. Legion Flame Cape +5: +5%, capa;
  32. Light Orb: +5%, capa;
  33. Lunar Khopesh: +25%, arma;
  34. Maraca of Doom +15 (AC): +15%, arma;
  35. Maraca of Doom +15 (Legend): +15%, arma;
  36. Moonlit Khopesh: +15%, arma;
  37. Muddy Chainsaw +5: +5%, arma;
  38. One-Eyed Drow Helm +5: +5%, elmo;
  39. Prismatic Top Hat + Scarf: +5%, elmo;
  40. Rhiannon’s Blade: +25%, arma;
  41. Runed Legion Broadsword: +30%, arma;
  42. Sea Fury Staff +25: +25%, arma;
  43. Sepulchure Top Hat: +15%, elmo;
  44. Shadow Assassin’s Blades +3: bugado, não aumenta o dano;
  45. Shadow Warrior Blade +5: +5%, arma;
  46. Stellar Khopesh: +30%, arma;
  47. Titan’s Doom Crusher: +3%, arma;
  48. Titan’s Gilded Crusher: +3%, arma;
  49. Ultra Bloodbeacon Polearm +10: +10%, arma;
  50. Ultra Light Orb: +5%, capa;
  51. ULTRA Shadow Legion Vampire Scythe +10: +10%, arma;
  52. Undead Battle Bouquet +25: +25%, arma;
  53. Void Light of Destiny: +75%, arma.

4.5. Chaos

  1. All-Seeing Spirit Staff +3: +3%, arma;
  2. Ascended Face of Chaos: +5%, elmo;
  3. Chaorrupted Dragonlord’s Sword +3: +3%, arma;
  4. Chaorrupter Unlocked (AC): +50%, arma;
  5. Chaorrupter Unlocked (Free Player): +50%, arma;
  6. Chaorrupter Unlocked (Legend): +50%, arma;
  7. Chaos Donut +5: +5%, arma;
  8. Chaos Donut Head +5: +5%, elmo;
  9. Chaotic Battle Bouquet +15: +15%, arma;
  10. Chaotic Blade of Nulgath: +15%, arma;
  11. Cyber Chaos Blade: +5%, arma;
  12. Darkness Orb: +5%, capa;
  13. Dreadhaven Knight Cape +5: +5%, capa;
  14. Dual Chaorrupter Unlocked: +50%, arma;
  15. Earth Orb: +5%, capa;
  16. Energy Orb: +5%, capa;
  17. Escherion’s End +3: +3%, arma;
  18. Escherion’s Evolved Staff: +?%, arma;
  19. Fallen King’s Scythe +3: +3%, arma;
  20. Fire Orb: +5%, capa;
  21. GrimBlight of Destiny: +6%, arma;
  22. Ice Orb (Cape): +5%, capa;
  23. In-Djinn-ious Blade +3: +3%, arma;
  24. Kitsune Kitsune Katana +3: +3%, arma;
  25. Legendary Darkness Orb: +5%, capa;
  26. Legendary Earth Orb: +5%, capa;
  27. Legendary Energy Orb: +5%, capa;
  28. Legendary Fire Orb: +5%, capa;
  29. Legendary Ice Orb: +5%, capa;
  30. Legendary Light Orb: +5%, capa;
  31. Legendary Water Orb: +5%, capa;
  32. Legendary Wind Orb: +5%, capa;
  33. Light Orb: +3%, arma;
  34. Lion’s Fang Blade +3: +3%, arma;
  35. Malacoda Necroment: +3%, arma;
  36. Manabranch Staff +3: +3%, arma;
  37. Mirrored Deception Staff: +10%, arma;
  38. One Eyed Claw +3: +3%, arma;
  39. Ravager of Chaos Blade: +10%, arma;
  40. Shadow Assassin’s Blades +3: +15%, arma (bugado);
  41. Shadow Chaorrupter +5: +50%, arma;
  42. Spinning Battlemage Staff +5: +5%, arma;
  43. Temporal Triune Axe +3: +3%, arma;
  44. Tentacle Flattener +15: +15%, arma;
  45. Tentacular Whip +3: +3%, arma;
  46. Ultra Chaos Orb: +5%, capa;
  47. Ultra Darkness Orb: +5%, capa;
  48. Ultra Earth Orb: +5%, capa;
  49. Ultra Energy Orb: +5%, capa;
  50. Ultra Fire Orb: +5%, capa;
  51. Ultra Ice Orb: +5%, capa;
  52. Ultra Light Orb: +5%, capa;
  53. Ultra Water Orb: +5%, capa;
  54. Ultra Wind Orb: +5%, capa;
  55. Water Orb: +5%, capa;
  56. Wind Orb: +5%, capa;
  57. Wolfwing’s Last Paws +3: +3%, arma;

4.6. Todos

Você é o tipo de cara que não consegue ter a paciência de fazer toda essa preparação?! Então você veio pro lugar certo. Para um boost contra todos os tipos de monstros, equipe uma das seguintes armas celestiais para infligir +15% dano contra TODOS os monstros!

Deseja uma meta a longo prazo? Escolha uma das peças do Set ArchFiend DoomLord por um elmo ou capa com o mesmo bônus universal de +15%, somados de, também, +25% de XP/Gold/Rep/CP!

Há também outros com requerimentos como alto nível, gold e talvez uma reputação ou duas.  Futuramente devo fazer atualizações neste guia conforme tivermos feedback dele no Discord e nos comentários do próprio blog.


Clique aqui para ver o item “5. Atualizações

5. Atualizações

Espaço reservado para futuras atualizações e um log delas.


Clique aqui para ver o item “6. Créditos

6. Créditos

Espaço reservado aos créditos a quem futuramente queira participar da elaboração do presente guia aprimorando-o, seja com uma sugestão enviada no nosso Discord ou através dos comentários do post.


Clique aqui para ver o item “7. Considerações Finais

7. Considerações Finais

Este é meu 98º post no blog e é um prólogo do que será o Guia da Nation, tanto em organização como em conteúdo. Devo postar o Guia da Nation como meu 100º post e é por este motivo que praticamente parei de postar outros conteúdos. Logo logo ele vem aí!


É isso aí pessoal, espero que gostem do guia e que deixem seus comentários ou comentem no nosso Discord do blog!

4 comentários sobre “Guia Geral de Farming

  1. Sinto cheiro de mudança nas opções no topo do site em! Excelente Guia!
    Sou um jogador “novo” e tenho curiosidade de saber mais sobre os itens EndGame…
    Tá de parabéns!

  2. Cara esse foi um dos post mais uteis pro pessoal sobre itens de farming uteis e bons no game, ótimo post

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.