Chamando todos os Cangaceiros!

~Arrgh cães do mar! Hoje eu e o Hoguorotus viemos falar sobre algo muito importante. O post ficou muito grande, mas eu sinceramente espero que você leia cada pedacinho dele. Porém se você não quiser ler tudo, pode pular pra “Já ouviu falar na iniciativa Cangaceiros?”, já que a primeira parte é algo que nós pensamos pra chamar a atenção de vocês.

Como surgiu esta caralha

No longínquo ano de 2009 (quase 10 anos atrás), um homem intitulado Khronos Khriot deu vida a este blog, com o objetivo de ajudar os mais inexperientes, mostrar novidades e tudo mais que se poderia fazer. Alguns nomes ajudaram o querido chefinho azulão neste início jornada, como Edson, GuGa e outros.

Khriot em sua melhor forma

A partir de 2010, o blog começou a crescer em expressividade, se tornando conhecido na comunidade principalmente pelo caos que aqui pairava. Tudo era feito de uma forma extremamente desorganizada, posts verdadeiramente feitos com a bunda pra mostrar novidades e demais coisas, sendo que muitas vezes o assunto nem sequer era AQW. No fim das contas, tudo era feito com bastante descontração e carinho, o que acabou se tornando uma razão pra que o AQWCangaceiros fosse crescendo. Começou a existir até mesmo uma conhecida rixa envolvendo nossa equipe e a do AQWBR, cujos membros foram apelidados de “Elfos”.

O tempo foi passando e as responsabilidades chegaram. Khriot já não tinha mais tempo pra postagens, precisava trabalhar e tocar sua vida, deixando a administração por conta do GuGa pelos idos de 2013. Aos poucos, os padrões do blog foram melhorando à medida que a equipe ia se renovando. Havia um “núcleo” de gente mais antiga que segurava as barras – um deles, o Mikaeu, tá aqui enchendo o saco da galera até hoje – mas sempre eram necessários novos membros pra repôr os que iam sumindo. Por conta disso, conhecemos (e também nos despedimos de) vários nomes mais clássicos que deixaram suas marcas por aqui, como DanielDark e Ness com seus tutoriais, Ergotth com suas traduções de cutscenes bem humoradas e ainda o mangá do blog, a metralhadora de postagens Vmax5000 que sustentou o blog sozinho num tempo complicado… óbvio que não citarei todos, mas são muitos os nomes que colaboraram conosco durante todo esse tempo, sejam eles amplamente lembrados ou não.

Khriot e as responsabilidades

Com tantos anos se passando, as coisas ao redor do jogo foram mudando. O AQW cada vez atraía menos gente e o número de jogadores diminuindo. Isso teve efeito direto nos blogs, que já não eram mais uma alternativa tão atraente de comunicação e informação. As redes sociais como Facebook e Twitter já foram ganhando esse espaço por meio de grupos e comunicação mais rápida com membros da AE e o resultado foi bem ruim para as nossas visitas diárias. Chegamos até mesmo a testemunhar não muito tempo atrás o triste “fim” do AQWBR, que teve um peso simbólico muito grande.

Hoguorotus, Lumina, Mikaeu e Luiz.

Manter o AQWCangaceiros vivo hoje não é uma tarefa fácil. Já não existe mais aquela interação e números de outrora, mas damos nosso melhor pra dedicar tempo e disposição pra aqueles que buscam nossa ajuda, seja para aprender ou se informar. Tudo o que já foi feito aqui teve sempre o objetivo de ajudar você. E agora, essa é provavelmente a hora que nós mais precisamos da SUA ajuda.

Já ouviu falar na iniciativa Cangaceiros?

  • Cangaceiros Rebirth

O Cangas está próximo do aniversário de 9 anos, e por conta disso (ou não) nós resolvemos tirar algumas ideias do papel, sendo a principal delas o Cangaceiros Rebirth, que é algo que a “equipe” já discute há algum tempo. Esse projeto que anteriormente se mostrava bastante inviável por conta de limitações do WP, visa tornar o blog em algo profissional e independente, ou seja, andar com as próprias pernas. Isso significa que vamos migrar do wordpress.com para o wordpress.org, assim tendo que pagar por uma hospedagem (servidor onde ficam armazenados os arquivos) e domínio (url do blog) próprios.

  • Benefícios

Na versão open source do WP, nós teríamos: Total personalização do blog, tanto na parte gráfica quanto na programação; novos recursos e funcionalidades que facilitariam muito a nossa vida; possibilidade de monetização e um aumento nas visualizações, já que os mecanismos de pesquisa retém nosso tráfego por conta do domínio wordpress.com. Essa mudança traria inúmeros benefícios pra nós da staff, mas talvez não tenha ficado muito claro quais as vantagens pra vocês leitores, por isso eu explico melhor no próximo tópico.

Nota: Caso queiram entender mais sobre o wordpress e essa migração que pretendemos fazer, é só clicar aqui.

  • Custos

Claro que tudo isso vai gerar alguns custos, e pra financiá-los nós contamos com a ajuda de vocês  mais do que nunca. Falta pouco mais de um mês pra o nosso aniversário de 9 anos de blog, e em todo esse tempo nós estendemos a mão pra a comunidade brasileira de AQWorlds sem cobrar nada em troca. Nós temos 10.204 artigos publicados, dentre eles várias traduções, guias de quests, classes e releases, além é claro dos vários off-posts feitos com muito carinho. Jamais ganhamos nada com isso (financeiramente falando) e muitas vezes até mesmo tiramos dinheiro do próprio bolso pra pagar premiações de concursos. A falta de reconhecimento da AE é o que mata os blogs de AQW, e muito provavelmente foi um dos motivos pra o fim do AQW Brasil.

Mas indo direto ao ponto, como pontapé inicial nós pensamos no Padrim, que é uma plataforma de financiamento coletivo contínuo. E depois que tocarmos o projeto pra frente usaremos a monetização do google adsense pra mantê-lo de pé. Vale dizer que talvez isso gere mais dinheiro do que precisamos pra fazer a manutenção, então isso vai retornar pra vocês em forma de concursos, premiações, giveaways e etc. Porém só temos como saber na prática o quão rentável será.

Pra conhecer nosso projeto no Padrim e fazer sua doação, basta clicar aqui. Vale dizer que você pode contribuir até mesmo com 1 real, e as formas de pagamento são boleto e cartão. Mas se você não tem um tostão no bolso ou por algum motivo não pode fazer uma doação para este blog que tanto já fez pela comunidade brasileira de AQW, então você pode nos ajudar compartilhando a nossa página do Padrim ou esse post aqui.

  • E se der errado

Bem, modéstia parte todos os detalhes deste projeto foram pensados e repensados com muita cautela, inclusive um cenário onde não conseguiríamos pagar os valores de renovação dos serviços que precisamos para manter o blog online em outra plataforma. E caso isso venha a acontecer, nós simplesmente faremos um backup de todo o conteúdo (posts, páginas, comentários e etc) e ativaremos de volta o wordpress.com, já que em todo esse tempo o Cangas atual permaneceria online, porém com um redirecionamento para o novo domínio.

Este talvez seja o post mais importante da história desse blog, então é fundamental que você deixe o seu comentário. O que tenho a dizer pra finalizar, é que o Cangaceiros ainda resiste muito bem com suas 3.000 visualizações diárias, as vezes chegando até as 4.000, porém ao meu ver se o cenário da comunidade brasileira de AQW e do jogo continuar assim, nós talvez tenhamos que fechar as portas num futuro não muito distante. Então contamos com a sua ajuda, e ninguém pode nos culpar por não tentar. É isso aí pessoal, até o próximo post.

Link²: Projeto no Padrim.

A equipe AQW Cangaceiros agradece o seu apoio

Doxus, Luiz, Khriot, Lumina e Mikaeu. Créditos de todos os desenhos do post ao grande esqueleto conhecido como Zero.

61 comentários sobre “Chamando todos os Cangaceiros!

  1. apoio tOtAlMEnTE
    mesmo eu nao estando no desenho
    mas serio eu adorei entrar nessa equipe mesmo, e espero poder ajudar com tudo ❤

  2. Li cada pedacinho , mas lamento não poder contribuir financeiramente , a única coisa que posso oferecer é meio apoio lendo cada publicação feita (Coisa que já faço) e , tentar de toda forma apoiá-los .
    Obrigado por ter me ajudado em cada passo meu no AQW , mesmo não conhecendo todos (ou mesmo conhecendo pouco) , espero que dê tudo certo.

  3. Ah, pensei que vocês estavam falando de mudar de plataforma mesmo. Então o blog atual continuaria nesse mesmo domínio, mas redirecionando pro outro? Como faria para ver os posts antigos? Tem algum jeito de mandar eles para o novo?

  4. Acompanhei vcs e o AQW Brasil desde que conheci os dois blogs, até me cansar do jogo. Nunca liguei pra ”rixa”. Provavelmente se eu não tivesse conhecido o blog, iria parar de jogar rapidamente.
    Nunca tinha pensado na falta de reconhecimento da AE sobre os blogs, e isso é triste. Posso citar o Habbo que valoriza bastante os fansites do jogo, bem ao contrário do AQW. Mas são duas situações muito diferentes, né.
    Espero poder contribuir com vcs nesse projeto.

  5. Ainda tenho grandes memória de quando eu postava aqui, como eu me divertia traduzindo cutscenes e deixando minha dose cavalar de sarcasmo e apoio totalmente a ideia do blog avançar e recomendo até que acompanhe outros jogos da AE para acatar mais público. Os jogadores do Dragonfable (eu inclusive) são MUITO ativos nos fórums e tem uma dedicação à história do jogo que você vê em fãs de Game of Thrones e Doctor Who nos niveis de discussões de personagens e eventos, e o AQ3D parece crescer bem e poderia ter um guia pros BRs.

    • Obrigado, eu também sou a favor de alcançar novos públicos (até mesmo mobile), mas pra isso nós precisamos de pessoas dedicadas e que joguem esses jogos.

  6. Toda a realização desse projeto foi feita praticamente sozinha pelo Luiz, desde as pesquisas necessárias até a iniciativa, portanto, os méritos da ideia devem ir pra ele.

    Por mais que eu xingue tudo e todos aqui dentro, eu nunca saio. Afinal de contas, eu amo esse lugar, amo essa equipe e amo ter contribuído com o que eu pude. Agradeço a cada um que decidir contribuir conosco e ajudarei no que puder pra retribuir o favor.

  7. Esse site foi o meu professor, tudo o que sei sobre AQW eu aprendi com os tutorias daqui, eu vou ajudar vocês com a divulgação da iniciativa, pode-se dizer que isso é um mero capricho do Rei Demônio Diablo, para os íntimos Tio Lu.

  8. Ola, cangaceiros e todo leitores… Sou jogador de AQW a 9 anos, perdi minha conta e depois criei outra, ou seja, jogo a 8 anos. As vezes paro de jogar, as vezes volto, mas sempre que volto ou sinto saudades do jogo, de ver como esta as novidades, eu entro aqui no Cangaceiros. Acompanhei muitas coisas de vocês nesses meus 8 anos de jogo, inclusive o AQWBR 😦 … Não posso garantir que eu ou todos aqui iram podem ajudar financeiramente, mas pessoas como eu, que tem afeto por este blog e acompanha, praticamente diariamente, as postagem daqui, iram de toda forma tentar ajudar, falando no server, publicando algo ou divulgando em redes socias… Tenho um site e já mexi com isso e sei como é a dificuldade, os pros e contras de ter um próprio endereço, enfim, sou TOTALMENTE a favor da mudança e tentarei ajudar-los da forma que eu puder
    Agradeço por todos os post que aqui já li e que me ajudaram, BOA SORTE !
    PS: Tentei enviar meu comentário e acho que não foi, peço perdão se for duas vezes.

    Grommiter, Gabriel

  9. Nossa vey sei lá por que, mas meio que me bateu uma nostalgia do blog e o próprio aqw para lá de 2012-2014 que tinha o clube da……….. quando as classes mais op ainda eram acho que só pyro e a vot e teve uma vez que eu até tive x1 com mikael num evento que era do verão/inverno whatever, mas aquele post que o krioth vez no dia do pais a um bom tempo atrás com aquela foto dos pais de dragon ball LUL.
    Mas desligando meu modo saudosista, ótimo post e espero que vocês consigam realizar as metas do wp.org

  10. Pessoal, só de vocês continuarem conosco aqui e no Discord já é uma baita de uma ajuda e agradecemos demais, não é necessário doar se o dinheiro fará falta pois não queremos isso, e sim se não for fazer falta nenhuma. O principal é a divulgação e valeu pela ajuda com isso!

  11. E pensar que acompanhei o crescimento do jogo e desse blog desde o começo… lembro até hoje de como ganhei minha estrela no concurso de Top Solos hahahahah, foi uma época maravilhosa, muitas horas perdidas, muitas memórias e risadas ganhas, é uma pena não jogar com a frequência que eu jogava antes, realmente o jogo deu uma caída (mas ainda sim eu amo esse jogo), mesmo não jogando com frequência, sei que este blog me ajudou muito quando eu era apenas uma formiguinha no jogo, tanto em quests quanto na ajuda para entender melhor as classes que vinham ao jogo, sempre adorei todos desse blog, e parabenizo por estarem até hoje carregando este blog nas costas! Não posso doar com frequência, mas com certeza eu doarei uma quantia boa sempre que eu puder! Battle on!(Desculpem o textão, mas eu não pude conter as lembranças, eu tinha que dizer u.u)

  12. Acompanho o AQW cangaceiros desde muito tempo, ele sempre foi minha base para entender e evoluir no jogo. Os benefícios não foram apenas “in-game”, graças ao blog pude me aproximar dessa comunidade que considero bem daora; fiz amigos e realmente me diverti por um bom tempo, e isso não seria possível sem vcs Cangaceiros; Muito obrigado. Pode ter certeza que vou ajudar no que puder para ver essa maravilha crescer e prósperar, como ela merece. Uma vez Cangaceiro, sempre Cangaceiro!

  13. Li o post inteiro, e fico feliz em dizer que eu vou contribuir. Não vou me limitar, e vou tentar contribuir sempre que possível pra ajudar um dos meus blogs favoritos of all time.
    Boa sorte com isso, e que o futuro do blog seja incrível como todos nós desejamos que seja.

  14. Porque não fazem apenas tutoriais de Class e FARMS no BLOG??? nínguem Ler mais as Noticiais do BLOG porque tem paginas de aqw nas Redes Sociais para isso…. Agora Tutoriais de Class nas redes SOCIAIS e dificil de achar, e os tutoriais de Class do YOUTUBE são Horriveis.

    • Bem, se você visitou o blog nós últimos meses, deve ter percebido que nós não postamos mais notícias. Utilizamos o discord pra isso.

  15. Sou novo aki então não tenho muitas memórias a relembrar ou dizer o quanto o blog foi importante pra mim. Mas posso sim dizer que, nesse pouco tempo, pude presenciar um trabalho magnífico que me ajudou bastante nesse jogo que adoro tanto. Sinto não poder ajuda-los agora, mas se no próximo ano meus planos derem certo, é muito possível que possa contribuir com ajuda financeira para vcs. Também ofereço qualquer contribuição que esteja ao meu alcançe para o caso de precisarem de alguma ajuda com material, caso resolvam espandir o conteúdo colocando coisas sobre AQ3d por exemplo (ou mesmo se continuarem só com AQW e precisarem de mais gente para postar). Desejo sucesso a vcs, Cangaceiros, e garanto meu apoio, ao menos com vizualizações!!!

  16. Bem, nunca comentei nada aqui, mas acompanho o cangaço desde a época que Nulgath era Miltonius.
    Sinto-me triste por não poder contribuir financeiramente, porém compartilharei nos perfis do face e twitter. Fico muito grato pela dedicação, carinho e trabalho que a equipe do cangaço mostra ter com seus membros, *AE PAGA NOIS CARALHO* .
    Enfim é isso, boa sorte e obrigado por nunca desistirem ♥

  17. Mesmo acessando o AQW de meses em meses, irei contribuir com o blog sempre que possível. O Cangaceiros sempre foi de grande ajuda na minha jornada pelo AQW, e às vezes me divertia mais do que o próprio jogo. Infelizmente esse humilde joguinho em flash que fez a infância de muitos está morrendo, causando um impacto direto aqui, como foi dito no post. Pode contar comigo, honorável cidadão!

  18. por algum motivo que não sei qual é por que dificilmente entro no bate papo do discord fui banido tem algo relacionado a isso? só quem for doador pode ter acesso ao discord?

  19. É realmente de encher os olhos ver algumas pessoas dando duro para a sobrevivência do blog de um jogo em decadência. Lembro que a monetização do site era algo discutido há alguns anos atrás.

  20. SOU DO TEMPO DO KHRIOT , lembro de toda as fezes desse blog , como cresceu etc. , mas o jogo e perdeu em 2014 , os eventos ficaram piores , a genialidade ficou para trás , a AE ficou muito mercenária e não evoluiu e ficou para trás , jogadores como eu das antigas gostava do jogo como era antes das historias , eventos , NPC’s , Época do miltonius etc. Triste mesmo , espero que continuem a batalhar e tornar o blog vivo !

  21. Fico feliz em ver que o blog ainda respira. Apoio totalmente a iniciativa da equipe e espero que dê tudo certo. Fico feliz em ver que eu conheço (ou pelo menos, na época, cheguei a conhecer) todo mundo que ta desenhado ai e pude fazer parte como um leitor fiel por muito tempo. Boa sorte pra vocês e tomara que dê tudo certo.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.