[OFF-POST] Sunset Riders

Hoje em dia é muito comum as pessoas dizerem que Dark Souls é o jogo mais difícil do mundo, que MMO’s são injustos. Isso parte principalmente de quem nunca jogou um ARCADE daqueles que tinham em bares ou fliperamas. Basicamente, amigos, aquilo comia fichas como se fosse Cheetos. Saiba que Sunset Riders com certeza era difícil e papa fichas. 

Era sabádo a tarde, e eu estava lá deitadão de boas, até que toca o telefone de casa. Era o tiozinho avisando que tinha arrumado um cartucho de faroeste na loja e não tinha como testar, se eu testasse pra ele poderia ficar com o cartucho por uma semana. Bem, jogo por uma semana é muito bom, ainda mais de graça. Corri pra loja e catei.

Sim, essa é a fita, achei ela aqui.

Coloquei no console e nada… Então, eu assoprei a fita, e… Nada. Liguei e falei “Tá zoada a fita, tio”. Ai ele disse, “Ah então joga fora pra mim, bele?”, falei: “Bele, falô”. Desliguei e joguei a fita fora. Meu irmão chegou em casa e viu a fita no lixo, perguntou o que era a fita, eu expliquei, ele abriu e passou álcool nos contatos e nos plugs com um cotonete. Foi uma importante lição, o cartucho funcionou. Ele disse que cobraria o conserto do tio da loja, levou lá e o tio deu a fita pra ele. Ganhamos então o famoso Sunset Riders.

Imagem relacionada

Desenvolvido e publicado pela lendária Konami do século XX, o jogo foi lançado inicialmente para ARCADE em 1991, e posteriormente para o Genesis e SNES, nessa ordem. A versão mais completa é a que eu tive o privilégio de jogar na infância, que é a de SNES. A versão de Genesis é a mais simplificada de todas, possuí apenas dois personagens e não conta com vozes nos personagens, que modéstia a parte, era o charme do jogo. Seus modos são solo, multiplayer local (dois jogadores na mesma tela), versus (modo contra).

São 4 opções de personagens. Steve é um rapazoete loirão de olhos azuis, anda todo Restart (colorido) atira com um revólver; Billy tem o mesmo biotipo de Steve, mas se veste todo de azul, também atira com um revólver; Bob é o que se veste de verde, atira com uma espingarda; e o Cormano é o rival de El Greco, atira com uma espingarda. Apenas Billy e Cormano estão presentes na versão da SEGA. Vamos a primeira fase, caçar Simon Greedwell.

Aqui já da pra notar que o jogo tem um cenário bem detalhado, caminhando e cantando seguindo a canção, até que soltam uma boiada pra cima de ti e tudo que você pode fazer é subir nos bois e continuar correndo enquanto atiram em você. Basicamente aqui o jogo já mostra ser um legítimo se não o melhor Run n Gun de todos os tempos. Basicamente a fase é boiada e tiro. Até o Boss.

Ele irá lançar barris em você e te metralhar com dois capangas, um de cada lado do mapa, metralhe ele e quando ele cair acontece uma coisa épica, o boss faz um último pedido, ele diz: “Bury me with my money”, e o som sai muito claro, isso não está presente na versão de Mega Drive. Prossiga para a próxima fase, agora nosso alvo é Hawkeye Hank Hatfield.

Agora a fase é montada no cavalo. Será uma fase veloz e bem difícil, como o jogo todo. Surgirão pessoas dentro da carroça que e tocos para você pular, isso claro, além dos cowboys. Aí começa a parte legal da fase, o trem surge com vários mobis, cada vagão tem seu tipo de inimigo. O trem chega no fim da linha e você desce do seu cavalo e vai em busca de seu alvo.

Ele fica pulando entre as caixas e atirando em você, juntamente aos capangas dele. Quando ele estiver pra morrer ele vai apelar e vai pular na sua frente pra te matar, porém, ao fracassar ele suspira suas últimas palavras: “You got me”. Vamos atrás de nosso próximo alvo, Dark Horse.

A sua fase segue o mesmo estilo da primeira e de todo o jogo. Ande, atire, respire, não, não respire, só ande e atire. Pule as caixas e você encontrará quem você procura, Dark Horse está te esperando ali.

Dark Horse é o boss fortão que tem um cavalo com armadura no Velho Oeste dos EUA. Ele vai te dizer que você está encrencado e começa a confusão. Ele corre para te atropelar e atira enquanto faz isso. O único lugar que você pode usar para acertá-lo é a varanda da taverna, mas ela é cheia de mobis, então quem tiver o gatilho mais rápido, ganha. Antes de morrer ele diz: “Eu que me enfiei em um problemão” e seu cavalo foge com seu cadáver. Agora vamos atrás dos dois irmãos, Irmãos Smith.

A fase começa quando jogam a mulher para fora da taverna que você se abrigou para atirar no Dark Horse. Em tese, você continua dali, entrando na taverna e caçando os donos dela.

Eles dizem que vão te apagar, e parece que vão mesmo. Além da mulher amarrada e da tremenda confusão e vandalismo causado ali dentro, agora eles vão duelar com você usando os capangas deles de escudos, covardes, não? Eles jogam tudo que é tipo de explosivo: dinamite, querosene e bombas. Quando você mata os dois irmãos eles falam “Isso foi um grande BUM” e a mulher é solta. As mulheres começam a dançar pra você no palco e você zerou o jogo… Só que não. É hora de caçar El Greco.

Estamos mais uma vez em um trem, mas dessa vez, em cima dele. Vamos andando pra frente, matando inimigos e desviando de obstáculos. El Greco é o rival de Cormano, então eles se conhecem a tempos no jogo. A curiosidade daqui é que é o mesmo trem de antes, porém, vemos ele por outro rumo agora, e de “dentro”. Ao chegar próximo a cabine do maquinista, ou seja, no começo/final do trem (depende do seu ponto de vista), encontramos nosso rival.

Aqui o bicho pega, moçim. El Greco cumprimenta Cormano com a frase “Adios, amigo!”. Ele usa um escudo e um chicote para atacar, ou seja, como ele tem um escudo você só conseguirá acertá-lo se for de perto e de contra-ataque. Fique esperto, como ele fica no alto, basta ficar na cabine mais baixa e se abaixar na hora da chicotada. Ele fala a mesma coisa quando morre, joga seu chapéu ao ar e pula do trem. Nosso próximo alvo é o índio Chief Scalpem ou como foi batizado, Wigwam.

Nessa fase ouvimos a música mais legal do jogo todo. Temos que subir a caverna, desviar de molotovs e dinamites, e tomar cuidado com as pedras que descem as ladeiras devido ao desmoronamento da caverna. Teremos que passar por cachoeiras e fazer rapel. Achei legal o fato do índio ser que o fica mais próximo da natureza, diferente dos outros alvos que caçamos na cidade.

Dentro de uma arena ele fala: “Prepare-se para Pow Wow!” que é o nome dele. Diferente dos outros que usavam armas ele usa as facas iguais as da Elektra. Como a Elektra também é uma nativa americana, não sei se foi uma refêrencia, será? Basicamente ele ataca, joga e se defende com facas. Ao ser assassinado sua mulher corre para seu corpo e o abraça, enquanto te encara com raiva. Nosso próximo alvo é o feroz e horrível, Paco Loco.

Aqui é uma invasão a um forte de guerrilheiros, então precisamos de velocidade, e nada melhor que um cavalo pra isso. Mesmo esquema, só que mais difícil, carroça, cowboys, atiradores e troncos para derrubar seu cavalo. Ao descer do cavalo, andamos mais por dentro das florestas.

Paco Loco usa uma metralhadora e se esconde atrás de uma muralha, é o fim de sua fortaleza e só sobrou ele para defende-la. Ao morrer ele diz: “Asta la… Bye-Bye” e atira de forma suja, sim, se você nunca jogou essa parte ele atira morto, literalmente, e te mata. Esse literalmente caiu atirando. Agora estamos próximos de nosso verdadeiro alvo, o chefão da gangue e mais difícil de matar, Sir Richard Rose.

Ande pelo terreno alagado, pule as caixas, mate os inimigos, aqui nada mais parece difícil. Porém a fase é realmente grande, todos os lugares terão 4 caras atirando, 2 jogando bomba e um rezando pra você cair morto e ele não morrer e/ou perder o emprego.

Na segunda parte é tipo a fase do índio. Suba e mate tudo que aparece na sua frente. Não esqueça que você está atrás do bandido mais procurado do faroeste norte americano. No findal dessa segunda parte você encontra uma mansão com tapete vermelho por todo o caminho, nosso inimigo realmente é um elegante e riquíssimo britânico.

Ele usa uma armadura blindada e atira de dentro de seu palácio. Para derrotá-lo quebre a varanda. Ele vai cair se fazendo de morto, e vai levantar rindo da sua cara. Vai tirar os ferros de sua roupa e assinar o próprio atestado de óbito. Ele vai ficar bem mais rápido, e ao ser derrotada dirá: “Acredito que tenha sido um pouco de má sorte”. Ele cairá morto, você andará de cavalo voltando pra casa e encontrará o pôr do sol (sunset).

_____

Bonus Stage:

O jogo conta com um bônus stage que consiste em atirar na cara de bandidos, como se fosse um jogo com a zapper, sem a zapper, admito que é bem ruim e mal feito.

___

Análise Final: Sunset Riders é um dos melhores Run n Gun do mundo. O jogo conta com 4 personagens jogáveis e uma dificuldade bem interessante e apelativa. Os bosses são bem diferentes uns dos outros, nunca dando a impressão de mesmice em suas lutas contra eles. Outro ponto interessante é a possibilidade de mirar em diagonais tanto para baixo quanto para cima, tornando o jogo mais confortável de ser jogado e justo, mesmo sem analógicos nos controles da época. A opção de multiplayer local é outro ponto forte, a dificuldade não é alterada e jogar isso em dois é uma experiência bem engraçada. Admito que Sunset Riders é meu Run n Gun favorito (apesar de Cuphead estar quase roubando esse posto dele). Recomendo a qualquer gamer, indispensável.

  • Gráficos: 7/10
  • Jogabilidade: 9/10
  • Dificuldade: 8/10
  • História: 6/10 (Não tem história, e se tem, é impossível notar)
  • Controle Indicado PC: SNES Retro Controller USB

Média Final: 8

 _____

Para mais posts como esse CLIQUE AQUI E VISITE O Baú do Tiozão.

4 comentários sobre “[OFF-POST] Sunset Riders

  1. Jogo difícil so me lembra battle toads de nintendinho…
    Se alguém acha que uno destrói amizades fique longe da fase do carrinho daquela coisa que chamam de jogo…

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.