[OFF-POST] Street Fighter II

Resultado de imagem para ryu vs ken

Você com toda certeza do mundo já jogou Street Fighter II, pode ser em qualquer plataforma ou por emuladores. Street Fighter II representa mais de 1/3 de vendas da franquia Street Fighter. Sendo um dos mais revolucionários jogos de luta da sua época em todos os quesitos.Idealizado pelo programador Yoshiki Okamoto e publicado pela CAPCOM em 1991, diferente de seu antecessor, o obscuro Street Fighter, SFII foi um sucesso estrondoso no Japão, rendendo uma fortuna aos fliperamas, a CAPCOM e as fabricantes de fliperama. As filas eram tão grandes que pessoas chegavam a dormir na fila dos jogos. Nos Estados Unidos não foi diferentes, o jogo fez um sucesso inacreditável, o que chamou a atenção das produtoras de console mais fortes da época (era 16-Bits) Nintendo e SEGA.

Resultado de imagem para fliperama street fighter 2

No ano seguinte de seu lançamento o game ganhou uma versão para o SNES, com conteúdo adicional e re-texturização (para que o console suportasse) chamada “Street Fighter II – World Warrior”, uma versão de Master System (que só lançou no Brasil), e uma de Mega Drive / SEGA Genesis, chamada “Street Fighter II – Champions Edition”.

Resultado de imagem para street fighter 2 megadrive and snes

Na minha vida SF entrou muito cedo, e provavelmente foi o primeiro jogo que joguei. Em Canoas, havia um pequeno “fliperama” na rua, que até antes das 18 não era frequentado por meretrizes de baixo custo e velhacos pinguços, lá havia uma máquina ARCADE toda pirata e vandalizada de SFII, todo troco do pão que eu comprava nesse mesmo “fliperama” ficava por lá, o tiozinho do caixa ainda esteja vivo (salve tiozinho, espero que você não tenha morrido de cirrose, meu velho).  Com o passar do tempo meu irmão comprou o cartucho pro nosso SNES, o cartucho de Street Fighter II: Turbo.

Resultado de imagem para street fighter 2 turbo

Sem delongas, vou falar da versão que mais tive contato do jogo, a já citada acima, Turbo.  O jogo tem a opção “Turbo” no menu, nivelada por estrelas, quanto mais estrelas mais frenético fica o jogo, e maior a velocidade de movimento dos personagens. Selecionando a velocidade desejada vamos ao que interessa, a seleção de personagens.

São 12 personagens jogáveis, cada um tem seu cenário, seus especiais, sua trilha sonora, seu moveset e sua nacionalidade. Podendo escolher, vamos começar com Ryu.

Ryu é um personagem equilibrado, de personalidade, se demonstra muito focado e disciplinado em combate, seus especiais são o Hadouken, Shoryuken e o Tatsumaki Senpukyaku (mais conhecido como: “TATATATUGEN”). Ryu bate e chuta bem, por baixo e pelo alto. Rival de Ken e Sagat, treinado por Gouken. Vamos falar um pouco de Ken agora.

Com uma das melhores OSTs pessoais da história dos videogames, Ken aparece como meu personagem favorito da franquia. Nascido nos Estados Unidos, Ken foi criado em berço de ouro graças a sua família milionária, os Masters. Porém além de um prodígio no mundo dos negócios Ken sempre mostrou talento e gosto pelas artes marciais, até ir treinar no Japão com Gouken e conhecer seu melhor amigo e eterno rival, Ryu. Sua movelist é exatamente igual a de Ryu, até surgirem os especiais que não estão contidos neste jogo, era basicamente para rivalizar Japão e Estados Unidos (coisa bem comum na época). Vamos falar do nosso gordinho musculoso favorito, E. Honda.

E. Honda dedicou sua vida a arte do sumô. Ao conquistar tudo que podia sem dificuldades, E. Honda entra para o mundo das lutas de rua. Cansado de ser alvo de chacota por não lutar um estilo de luta popular (sumô), Honda saiu ao mundo com a missão de provar que sumô é o melhor estilo de luta e conseguir desafios realmente empolgantes. Falando de nosso gordinho, vamos a dona das pernas mais bonitas dos 16-Bits.

Com temperamento explosivo, Chun Li busca vingança durante todo o game. Isso porque seu pai foi assassinado pelo chefão do jogo, Bison. Chun Li é controlada exceto quando se trata de seu alvo principal ou de quando um homem olha para suas pernas. Aqui até então sabemos disso e que ela é uma agente de alto cargo na Interpol.

Quando alguém perguntar qual foi o maior orgulho gamer brasileiro dos anos 90 não tenha dúvidas que foi esse treco verde aí, Blanka. Sendo o primeiro brazuka da história dos games, Blanka simboliza demais para a cultura canarinho, por isso, nós brasileiros devemos reconhecer SFII. Sua história não é das mais felizes, após sofrer um acidente aéreo devido a uma tempestade que acerta o avião em que estava, o pequeno Jimmy (?) se estrupia todo, porém, sobrevive. Ao ser encontrado por uma matilha de lobos se juntou a eles como um filhote e se autodenominou “Blanka”. Com amnésia Jimmy teve uma vida selvagem por anos, por ter sido atingido pelo raio e ter contato com a vida selvagem, aprendeu a transmitir raios por todo seu corpo, com isso e plantas sendo amassadas em seu corpo para curar suas feridas, sua pele mudou de cor. Entrou escondido numa caçamba de um caminhão de melancias, assim indo parar na cidade e tendo contato com a civilização. Em uma de suas viagens no caminhão de melancia, Blanka salvou um turista em apuros chamado Dan Hibiki, que entendia os grunhidos de Blanka e o ensinou a falar como um ser humano.

Personagem predileto do MBL, Zangief nasceu na União Soviética, ou seja, ele é um comunista comedor de criancinhas. Desde muito jovem se mostrou forte demais fisicamente, batendo em qualquer um sem treinar. Ainda assim decidiu se tornar um fisioculturista e treinou muito para conseguir superar seus limites e se tornar o melhor de seu país. Sendo um lutador profissional contratado para representar seu país, o lutador profissional Zangief treina em condições extremas na Sibéria. Sendo um amante de lutas e de seu país, Zangief faz questão de representar a “Mãe-Rússia”.

Com seu famoso “Sonic Boom”, Guile era um sargento das forças especiais aéreas dos EUA, Guile conhece Ken e não gosta do mesmo, e o ataca cruelmente de forma que o deixa hospitalizado. Ao conhecer Bison descobre que o mesmo é um grande problema para seu país e decide caça-lo.

Sendo um monge Yoga, Dhalsim é um sábio que dedicou sua vida ao conhecimento, podendo esticar seus membros por um grande perímetro ( ͡° ͜ʖ ͡°). Dhalsim estava sentado a beira do Rio Ganges buscando um sentido para sua vida até que descobre um meio para salvar seu povo, usando um colar com o crânio das crianças que morreram adoecidas e na miséria de sua vila. Com ajuda de sua esposa, ele libertou sua mente de impurezas e dúvidas e foi lutar para conseguir dinheiro.

Balrog é um grande campeão de boxe, porém por ser extremamente violento e ferir permanentemente, sua situação se agravou após matar um oponente, o que o levou a expulsão da liga. Foi contratado então por Bison para ajuda-lo com seus planos. Enquanto estiver sendo pago, Balrog estará trabalhando para Bison.

Sagat tem a lore mais rica até aqui, tudo nele tem uma história e um significado. Sagat era o mais forte de todos artistas marciais do mundo. De origem humilde sempre foi alvo de gozação por sua situação financeira, em busca de defender sua honra tentou se defender e foi covardemente atacado em seu olho direito por aqueles que o zombavam, e para conseguir se defender dedicou sua vida ao Muay Thai. Por sua altura extremamente grande, Sagat conseguiu se dar muito bem com os chutes e socos, ainda jovem desafiou o maior de todos lutadores de Muay Thai e se tornou o melhor do mundo na arte marcial. Por ser o campeão foi defender seu título e acabou comprometendo seu olho já debilitado. Ao conhecer um garoto com tanto talento quanto ele mesmo e com um provável futuro de criminoso, Sagat o treina até que ele se torne um poderoso guerreiro (Adon), e então em busca de desafios cria um torneio para que qualquer lutador de qualquer estilo de luta participe, e com seu dinheiro divulgou o torneio pelo mundo, este seria feito na rua. Diferente do que todos pensavam,  Sagat foi um lutador normal e se classificou como o outro finalista, Ryu.

Resultado de imagem para ryu vs sagat street fighter 1

A luta foi muito pegada, Sagat dominou o tempo todo, mas Ryu não desistiu até ser nocauteado. Sagat se mostrou feliz com a luta que exigiu muito dele, e foi ajudar Ryu, e ao abaixar a guarda e ajudar o lutador recebeu um covarde golpe surpresa, possuído por uma energia negra, neste momento Sagat sem forças é consumido pelo golpe foi completamente derrotado, passando assim, o título para Ryu e criando um ódio em seu coração. Ao retornar a vida, Bison recria o Street Fighter, para se vingar, Sagat se inscreve para matar Ryu na porrada seca, porém, Ryu é derrotado durante o torneio e Sagat desiste e aguarda uma segunda chance de se vingar do japonês.

Sendo assim, Sagat destinou sua vida a uma vingança, uma revanche justa e sem piedade contra aquele que tirou tudo dele da forma mais covarde possível.

Nascido em berço de ouro na Catalunha, acabou vendo sua família indo do vinho pra água, com sua mãe muito endividada, Vega virou um toureiro, e fugiu para o Japão para aprender a arte do ninjitsu pois acreditava que o estilo era perfeito para seu corpo, e acertou em cheio em sua escolha. Vega que sabia ser toureiro e lutar ninjitsu virou o melhor lutador de gaiola da Espanha, até que sua mãe foi assassinada por seu padrasto. Posteriormente Vega vingou sua mãe, assim se tornando um bipolar. Por sua personalidade agressiva, Bison recrutou ele, e ele se tornou seu mais habilidoso assassino.

Bison é o chefe do mal e do jogo, boss final. Bison sonhava em conquistar o mundo e gostaria de se vingar de todos no Street Fighter. Sendo um mestre de sua energia especial, a Psycho Power. Quando a Interpol descobre seus planos manda sua melhor agente, Chun Li já motivada caça-lo. Chun Li é facilmente derrotada por Bison que poupa sua vida para que ela viva em eterna frustração. Quem o derrotou foi Akuma, tomando assim sua energia negativa para si e se tornando mais poderoso.

Logo Akuma foi campeão do 2° Street Fighter.

_________

Análise Final: Street Fighter 2 fez história a ponte de ser relançado neste ano (2017) para Nintendo Switch, sendo a única versão em que o legítimo campeão do torneio é jogável. Foi um jogo que revolucionou o gênero de jogos de luta e ainda trouxe uma lore extensa e completa. Ainda com uma OST incrível e movimentação fluída (e mais fluída ainda no modo Turbo), SFII é uma pérola que deve ser jogada por qualquer um que ame videogames. Sendo tão majestoso a ponto de se somadas todas versões ser o jogo com maior vida útil da história, superando WOW.

  • Gráficos08/10
  • Jogabilidade: 08/10
  • Dificuldade: 06/10
  • História: 10/10

Nota Final: 9,00

Agora um adendo, meu rank online no SFII de Switch.

___

 

Para mais posts deste tipo CLIQUE AQUI e visite meu blog de retrô games BAÚ DO TIOZÃO.

2 comentários sobre “[OFF-POST] Street Fighter II

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.