[OFF-POST] Sonic Mania

POST SEM SPOILER

Você provavelmente assim como eu estava esperando pela chance de morrer várias vezes, chutar cus de maquinas mortíferas mais rápido do que você faria com um gordinho de baixa estatura. Após anos errando a SEGA entregou sua mais preciosa franquia a um grande fã com imenso talento. Criador da engine de Fan Games de altíssima qualidade como Sonic Before the Sequel e Sonic After the Sequel e os ports de Sonic 1,2 e CD para celulares, Christian Whitehead veio com a proposta de retomar os dias de ouro do ouriço azul mais amado do mundo em seu aniversário de 25 anos. Não ficando por aí, Christian Whitehead ainda formou um dream team. Sonic Mania foi lançado dia 15 de Agosto para Nintendo Switch, PS4, XOne e dia 29 de Agosto para o PC.Sonic foi criado para substituir Alex Kidd e fazer frente para o até então, irrivalizável Mario que era um sucesso precoce da Nintendo. O encanador já alcançava suas milhões de unidades vendidas pelo globo enquanto Alex Kidd era mais um jogo no mercado que cada dia mais criava plataformas. A SEGA que não estava em seus melhores dias ordenou que todos seus funcionários criassem algum mascote, e jogando Super Mario com seus amigos, Yuji Naka sugeriu o desafio: “Por que não apostamos em quem passa as fases mais rápido?”, o borrão azul criado por Mario inspirou a cor e a velocidade de Sonic. Desde então o jogo foi um sucesso dos 8/16-bits. Com o passar dos anos e o chegar da era 3D, Mario se superou com jogos como Mario 64, Mario Party, Mario Kart 64 e vários outros, enquanto Sonic mudou muito sua essência e perdeu qualidade. Após a falência do setor de consoles da SEGA o ouriço azul se propagou por todas plataformas, protagizando até, jogos com seu rival, Mario.  Após vários fracassos de critícias a SEGA resolveu comemorar o aniversário de 25 anos de Sonic, lançando assim o melhor jogo do ouriço em 15 anos segundo a critica. Será que Sonic Mania é realmente tudo isso?

 

Sonic Mania é uma tempestade de nostalgia desde seu primeiro momento, ao ligar o jogo já nos deparamos com uma tela de título que nos remete ao passado da franquia:

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Tela de Menu. Imagem retirada do meu Nintendo Switch.

Após isso entramos no menu inicial do jogo, nada demais, até que se queira começar um New Game, este menu também é referência a títulos passados:

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O jogo te fornece 4 gameplays diferentes. Sonic e Tails, Sonic, Tails, e Knuckles.

Ao selecionar seu jogo você já se depara com uma clássica CG de Sonic 3:

A imagem pode conter: avião e céu

Imagem retirada do meu Nintendo Switch.

Após o game iniciar você se depara com uma CG de máquinas roubando uma Chaos Emerald, o que distorce o fluxo tempo, lançando você na clássica GreenHill Zone, onde tudo sempre começa.

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Durante essa fase você descobre os dois primeiros formatos de bônus, um se encontra em cima dos checkpoints em formato de estrelas, são os bônus levels do Sonic & Knuckles 3.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Neste bônus pode-se obter duas recomepensas distintas. No caso de uma sequencia perfeita (coletar todas esferas azuis e as moedas) ganha-se uma medalha de ouro, no caro de conseguir apenas as esferas uma moeda prateada. Ambas servem para liberar conteúdos extras no jogo, como o easter egg Knuckles e Knuckles. O outro se encontra em um anel gigante que fica escondido na chave e é uma referência a Sonic CD, onde se persegue um bot para obter uma Chaos Emerald.

A imagem pode conter: texto

As esferas azuis melhoras a velocidade do Sonic e os anéias aumentam o tempo total. No total são 7 Chaos Emerald:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Após uma sequencia de boss e a primeira área do jogo estará concluída, porém, como em todo Sonic, você percebe que está no rumo certo e no começo de sua jornada. E ela se destinou a Chemical Plant.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Aqui as coisas ficam mais trabalhosas, não é mais o começo do jogo, afinal. Cheio de novas mecânicas vem o boss Candy Crush e várias outras coisas interessantes, como aplicar substancias na água para ampliar seus pulos, subir andares da fase por esferas e se movimentar por canos. Concluído os dois bosses da fase, partimos para, como vocês verão no final desse post, a área com mais referências desse jogo, a Studiopolis.

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Studiopolis é simplesmente um dos melhores fanservices criados até hoje, isso porque além de esteticamente linda e limpa, é cheia de referências. Além de fabulosa e com um grau de dificuldade bem mais elevado do que o anteriormente encontrado, Studiopolis fornece um mar de novidades em Sonic. Sendo sincero, essa é a melhor parte desse jogo fantástico. Ao finalizar Studiopolis, iremos para Flying Battery, onde o bicho realmente começa a pegar.

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Essa fase parece ter sido projetada para os fãs de Knuckles. Sua gameplay aqui é a mais acessível e recomendada, pois se trata de uma fase “no ar” e ninguém melhor pra ficar no céu do que o único ser que plana. Aqui encontraremos impulsionadores como este da foto. Além deles ainda temos uma dificuldade bem mais elevada do que a de Studiopolis. Porém, passando daqui, iremos para Press Garden.

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Particularmente não achei sua dificuldade assim tão elevada, porém seu cenário é sensacional. Sendo uma das novidades apresentadas por Whitehead & cia. Nesta parte do jogo provavelmente você já estará calejado. Seus bosses também apresentam novidades que só irei mostrar na análise com spoiler. Ao terminar esse level extremamente lindo você passará para a próxima área do jogo. Stardust Spdway (SpeedWay).

Em Stardust SPDWay você literalmente encontrará mais velocidade do que no resto do jogo. Eis aí uma fase com level design de cair o queixo. Durante a fase você encontrará plantas carnívoras. Se trata de um level para os fãs de algo mais frenético, por ser um level clássico de Sonic CD bem remasterizado é um dos leveis que mais agradou os fãs da franquia. Após concluir StarDSPDWay você irá de encontro com o próximo level, agora sim o bicho pega pois se trata da maior e fundamental inimiga de todo gamer… A fase aquática, Hydrocity.

Imagem relacionada

Herdada de Sonic 3, a HydroCity é uma herança maldita de Sonic 3. Odiada por muito e amada por poucos HydroCity é uma fase bem trabalhosa e complicada, deve ser feita com cautela e com velocidade, exige um raciocínio maior do jogador. Se treta de um level trabalhoso que dá a mesma sensação de tudo que é difícil aos players, raiva e angústia seguida de prazer e realização pessoal, com certeza é um level que vale a pena ser jogado muitas e muitas vezes. Passando por essa provação você será guiado a próxima fase, a Mirage Saloon.

Imagem relacionada

Mais uma fase trabalhosa que requer cautela, aqui você percebe que o jogo não é pra brincadeira. Mirage Saloon tem um tom bem mais trabalhoso e sem o Knuckles se torna uma fase bem trabalhosa. Repleta de mecânicas novas em relação a original e referências, Mirage Saloon é com certeza uma das mais nostalgicas fases de Sonic. Lembro-me bem de quando chegar nessa fase na casa de amigos ou locadoras que tinham MegaDrive o pessoal chamar de “Fase do Velho Oeste”. Com a memoravel fase do trem (que fica na primeira tela), essa fase diferencia as telas de Sonic e Knuckles porém não é novidade nem mesmo em Sonic Mania. Ao completar a fase saímos do seco deserto para ir para uma piscina de óleo, vamos para Oil Ocean.

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Abraçando a ideia de que o jogo está em sua reta final, Oil Ocean é uma papa vidas para os players menos experientes. Aqui o escudo de fogo é a habilidade que manda, pois afinal é tudo de óleo! Seu céu alaranjado nos remete a impressão de pôr do sol e isso conforta a vista do jogador que já passou por inúmeras fases frenéticas e coloridas até aqui. Uma fase com muitos elevadores, que com certeza vão te confundir e fazer você passar um tempinho aqui, definitivamente, Sonic não é um jogo de só correr pra frente e essa fase mostra isso muito bem. Ao finaliza-la, vamos para a rival das fases aquáticas, a não menos trabalhosa fase de lava, Lava Reef.

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Herança de Sonic & Knuckles, Lava Reef segue leal porém remasterizada, obviamente, e com isso novas mecanias de Sonic Mania foram aplicadas, além de uma evidente mudança de partes do cenário. Se alguém te disser que o escudo de fogo é o seu melhor amigo neste jogo pode confiar, é mesmo. Nessa reta final onde as coisas são muito mais desafiantes do que velozes, os escudos de fogo poderão poupar muitos anéis e tornar mais agradaveis as experiencias por aqui. Possuí dois bosses finais, um para Sonic e Tails e um para Knuckles. Seguindo em frente com bastante dificuldade e poucas vidas fomos guiados para a próxima área, a Metallic Madness.

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Em mais uma herança de Sonic CD, temos uma experiência alucinante, tal como o jogo original, Metallic Madness não é para amadores. Seu primeiro boss aqui é o mesmo que o boss final de Sonic 1, o que já mostra a intensidade dessa fase. Com espinhos escondidos e muita warp, você ficará louco para passar essa fase e conhecer a próxima, que é a Titanic Monarch, um level totalmente novo feito para Sonic Mania.

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Titanic Monarch é sensacional e mantém o nível de dificuldade do jogo. Por alguns instantes pensei que estava jogando no próprio Mega Drive, mas me recordava que não devivo aos gráficos (que estão melhores texturizados). Lutando contra o vento e se movendo por meio de esféras eletromagnéticas, seu grande desafio será não se perder. A fase conta com bosses bem interessantes. Ao concluir o ato dois, você será redirecionado para a próxima fase e última fase padrão do jogo, Egg Reverie.

Você já conhece essa fase, não? Para poder acessa-la você deverá ter coletado 7 Chaos Emeralds, aqui você irá ter seu último conflito com Dr. Ivo Robotinik. Basicamente é uma boss battle.

_____

Análise final:

Sonic Mania é um fanservice e faz jus ao seu papel de melhor Sonic em 15 anos. Uma jóia rara no mercado atual de games. Sonic Mania é a prova cabal que um jogo pode viver por décadas. Traz fases de seus antecessores remasterizadas da melhor forma possível, de uma forma que não fuja da originalidade da franquia e não tire a originalidade de Sonic Mania, não é uma merda cópia. Sonic Mania nos devolve a sensação da era de ouro dos games, trazendo desafio em algumas partes que após serem passadas algumas vezes podem ser decoradas, dando assim a possibilidade de aprimoramento para aqueles que jogam “Time Attack”. Apesar de visivelmente um jogo de nicho, Sonic Mania agradará facilmente novos jogadores de todas as gerações. Suas animações são incríveis e não fogem da naturalidade do personagem. Sua dificuldade aumenta gradativamente de forma bem equilibrada, dando a impressão de ser um jogo fácil para seus jogadores mais experientes e de um desafio e tanto para novos fãs. Sonic Mania cumpre bem sua obrigação e se torna membro obrigatório na biblioteca de gamers de verdade.

  • Gráficos: 10/10
  • Jogabilidade: 08/10
  • Dificuldade: 7,5/10
  • História: 06/10
  • Controle Ideal: SEGA Megadrive Retro USB

MÉDIA FINAL: 08/10 – MÉDIA DE DIFICULDADE NÃO SOMADA.

PARA MAIS DE 50 REFERÊNCIAS DE SONIC MANIA ASSISTA (VÍDEO SEM SPOILER):

 

11 comentários sobre “[OFF-POST] Sonic Mania

    • Valeu cara, aos poucos vou trazendo mais posts assim para sempre ter conteúdo de qualidade pra vocês. Deu um trabalhão mas esse reconhecimento motiva bastante.

  1. Parabéns pelo post, gostei pra caramba e foi muito nostálgico, momentos de raiva e alegria (bons tempos onde você não tinha YouTube pra descobrir como passar de uma fase).

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