[AQ3D] Nova interface e migração para a Steam

Olá, moços(as)! Recentemente foram postadas DNs mostrando o progresso da nova interface do AQ3D, que contará com algumas novas funcionalidades. Foram dados também detalhes sobre a build do jogo na famosa Steam, que também traz até algumas melhorias ao jogo, assim como o abandono da versão web no Unity. Isso mesmo, a versão de browser vai ficar obsoleta num futuro bem próximo. Quer saber mais? Read more.


Vídeo do progresso da interface de usuário (UI)

Antes que venham os maliciosos, aquele “UI” é uma sigla para “User interface”. Não precisa saber inglês para ver as mudanças no vídeo, mas eu vou destacá-las para facilitar:

  • A animação da corrida enquanto em batalha mudou. Agora, toda vez que você se mover, a arma será segurada “para trás”, dando uma impressão do peso.
  • Os ícones dos ataques mudaram seu design e posição (estão no canto inferior direito). A barra de Exp também sofreu alteração, estando agora junto com os status de HP e Mana, logo abaixo delas.
  • Botões de “alvo” e pular foram adicionados para melhor experiência em plataformas mobile (iOS e Android).
  • Se você mudar a posição da câmera com o botão esquerdo do mouse enquanto estiver correndo, o personagem não terá alteração do trajeto. Ele só irá correr em outra direção caso a câmera seja movida com o botão direito.
  • O inventário está com novo design, assim como uma melhor organização. Opções para separar itens de um tipo (como armas ou armaduras) foram adicionadas.
  • O menu de opções também tem um novo design e ganhou novos ajustes, como a opção de tela cheia e mudança de resolução.
  • As skills tem um novo diferencial: você poderá investir pontos nelas e torná-las mais fortes! No entanto, não terá um sistema de “aprendizado de skill”, como muitos queriam.
  • Botões para deslogar da conta e teleportar para a cidade natal (que pode ser ajustada, possivelmente) foram adicionados.

Essas mudanças não tem uma data específica para chegarem ao jogo oficialmente, porém a equipe está trabalhando o mais rápido possível para adicioná-las.


Indo para a Steam (finalmente)


Se você é um desses que odeia jogar usando o Unity, então essa migração é uma notícia ótima. Mas não para por aí: a build do AQ3D no Unity vai ser EXTINTA! Sim, isso mesmo. Alguns de você devem estar meio na dúvida, pensando algo como “por que extinguir a versão do Unity assim?”. Bom, vamos para um pequenino flashback.

Legends of Lore

O início do AQ3D se deu quando a AE pensou em criar um MMO em 3D (para browser, é claro). Esse era o tal do “Legends of Lore”. Tudo estava indo deliciosamente bem, até que a Adobe anunciou e ia parar de desenvolver o Flash. Isso causou um baita baque, mas nem tudo estava perdido: o Unity estava lá, mostrando-se uma luz no fim do túnel. No entanto, os navegadores pareciam ter declarado uma guerra contra plugins como o Flash (vide o Chrome, que não suporta mais o Unity). Todos sabemos que essa é a base dos jogos da empresa, e eles começaram a pensar sobre isso. O consenso foi que, para continuar firme e forte, eles deveriam focar numa outra plataforma simples e com grande acesso: aparelhos móveis. Uma prova disso são os jogos lançados mais recentemente, como BioBeasts, Undead Assault, AQ Dragons e Battle Gems. Claro, nunca deixando o projeto principal de lado.

O renascimento do AQ3D

Esse novo AQ3D seria diferente. A empresa queria mostrar que aprendeu com os erros anteriores. O novo jogo não estaria disponível apenas para browsers, nem apenas para celulares ou PCs. O projeto seria um verdadeiro multiplataforma que estaria disponível para o maior número de plataformas possíveis.


Não bastasse só isso, o Unity anunciou em setembro de 2015 que se iniciaria um processo onde o Web player seria lentamente dissipado, visto que TODOS os navegadores estão anunciando que futuramente não irão mais suportar o plugin. Graças a decisão de ter feito o jogo estar disponível para múltiplas plataformas, o desenvolvimento do jogo não foi prejudicado.

Dia da mudança

Foi dito que o Unity Web Player estaria “morto” em meados de março, que é justamente o mês que estamos.

Atualmente, a versão do plugin usada é a 5.3. Quando a 5.4 vier (e isso será ESTA SEMANA), o Unity não irá publicar mais nenhum player de qualquer projeto, e isso inclui a versão jogável do AQ3D. A equipe não pode para no 5.3 para sempre porque bugs não pediram ser corrigidos, tornando inviável a chegada de atualizações. Por esse motivo, o jogo passará um tempo SEM SOFRER ATUALIZAÇÕES, para que tudo seja posto em ordem. Assim, ao fim do mês, a build do Unity se extinguirá e o jogo terá se movido para a Steam.


Avançando com tudo!

O Unity deu um prazo de 5 meses para a preparação, e eles já estão preparados.

A Steam permitiu a ida do AQ3D pouco depois da meta do Kickstarter ser atingida. A build dela está andando lado-a-lado com a versão Web e foram oferecidas 45,000 keys (Keys são como “senhas”, que deixam o jogo disponível para você na Steam) para o jogo. É aproximadamente o número exato de contas dos Pre-Testers e dos doadores do Kickstarter, que tem acesso prévio às outras versões do jogo.

Essa migração foi mais benéfica do que se esperava, visto que certos bugs foram consertados. Usuários de Mac poderão usar o chat, por exemplo (eles eram impossibilitados por um bug específico do Unity). A versão do jogo em tela cheia também ficou mais limpa e com maior qualidade. Alguns jogadores que usavam o Firefox esstavam enfrentando problemas com o desempenho do jogo, mas parece que na Steam esse empecilho foi descartado. Caso continue tendo problemas com a performance, provavelmente pode ser seu computador. Para aqueles que desejam continuar entrando no jogo:

  • A Steam é um programa de download grátis. Você pode baixar para seu PC/Mac clicando aqui.
  • Uma vez que tudo estiver pronto, a sua Key vai estar disponível na página de gerenciamento da conta. Quando isso acontecer, haverá um aviso prévio.

O Paladino vai à GDC

O Artix vai para a Game Developers Conference (Conferência de desenvolvedores de jogos) em São Francisco próxima semana. Lá, muitos fãs de jogos também aparecem, então não é uma coisa que fica na monotonia. Pensando nisso, ele vai levar esses presentinhos:


Esse pen drivers estão recheados de coisas sobre o AQ3D (como vídeos, prints e outras coisinhas mais). Caso você queira um, Stryche colocará os que sobraram, caso sobrem, no HeroMart. Cês sabem, a AE tem que parecer uma empresa de grande porte, merchandising sempre ajuda. O Artix disse ainda que talvez possa colocar uns Easter Eggs pra ficar mais legal.

Outra coisa interessante dessa conferências é o como o parafuso solto do Artix se sobressai. Um exemplo dá pra ver aqui:


Como a armadura de espuma está “indisponível” por conta de um acidente envolvendo água, ele pediu algumas sugestões de como se vestir. Visto que a imprensa por lá gosta de entrevistar pessoas “interessantes e incomuns”, tenho certeza que ele não vai dispensar muitas ideias a fim de conseguir alguma atenção para o AQ3D.


E isso foi tudo, pessoinhas. O AQ3D realmente está atingindo novos ares e seu desenvolvimento é impressionante. Não sei vocês, mas eu acho que o jogo vai conseguir se estabelecer. Enfim, vou ficando por aqui. Deixem aquele comentário marotão sobre o post e seu conteúdo aí embaixo e até a próxima, moços(as)!

 

Anúncios

20 comentários sobre “[AQ3D] Nova interface e migração para a Steam

  1. Só digo uma coisa sobre esse vídeo:

    MUDAMUDAMUDAMUDAMUDAMUDA
    ZA WARUDO!
    WRYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

  2. Queria jogar AQ3D, ainda mais com o suporte do Steam, mas pegar um monte de itens de novo, da uma preguiça…

    Vamos ver como fica.

  3. Quer dizer que o jogo aq worlds vai falir com a eliminaçao do flash? =/,nao curto mt o 3D prefiro o normal de flash mesmo

    • O que vai ser “eliminado” é o player do Unity, não do Flash. O AQW, assim como os outros jogos, ficarão disponíveis normalmente.

  4. O jogo parece estar ficando muito bom, poderiam ser corrigidos mais bugs se ele fosse liberado para testers free, assim como fizeram no AQW, poderia dar cero no AQ3D também. 🙂

    • O jogo será liberado para todos quando estiver na fase beta, salve engano. Por enquanto, estamos no pré-beta.

  5. eles poder ião migrar da versão browser pro aq3d seria muito bom.
    fazer igual quando o Grand Chese foi encerrado.

    • Se estiver se referindo a uma migração AQW do pro AQ3D, isso certamente não acontecerá. Se estiver falando da versão Web para a Steam, é o mesmo jogo, só está numa plataforma diferente.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s