E aquela promoção? [RE-POST]

Ciaossu! Tudo beleza galera? Espero que sim. Bom, esse post aqui é uma espécie de re-post do meu blog pessoal, o Project Mihawk. Lá, eu posto coisas relacionadas ao blog, mais especificamente, como a gente administra ele. Claro, não me limito somente à isso, mas é geralmente o que costumo escrever. Eu o criei somente para passar o meu tempo e aliviar um pouco o estresse, fora que escrever é um ótimo exercício. Eu recomendo à todos vocês fazerem o mesmo. Essa postagem é um re-post de um post de lá, tanto para descontrair um pouco e quebrar a rotina do blog, quanto para vocês ficarem um pouco mais informados sobre como a administração do Cangas faz o processo de promoção e conhecer a nossa hierarquia. 

 E aquela promoção?

Texto por Mihawk Takeshi, dia 20/10/2015, em Project Mihawk

Estou começando a achar que “autores novos” é um assunto recorrente aqui. Não que eu esteja reclamando, claro. Gente nova é sempre uma boa pauta para discussões, especialmente quando estamos falando de gente nova no Cangas. Existe um fenômeno bem peculiar nesse caso, onde o autor novato começa à cultivar um sentimento de insatisfação do seu cargo atual e começa à olhar para aquele outro cargo… o nosso pequeno autor novo quer virar um editor! Claro, isso é a coisa mais natural do mundo, pessoas tem ambição por natureza e é completamente normal. Mas espera… ele só tem uma semana de blog?

Acho que antes de eu começar a discutir esse fenômeno que têm acontecido no Cangas já faz algum tempo, eu preciso explicar os cargos e o que eles podem fazer dentro do blog. Do forma crescente (do mais baixo ao mais alto), os cargos são:

  • Visitante: leitor comum que acessa o blog às vezes para ver o conteúdo dele.
  • Seguidor: que assim como o visitante, é um leitor, mas esse criou uma conta no WordPress para seguir o blog e receber suas novidades em um sistema de feed.
  • Colaborador: pode escrever posts pro blog, mas não tem a permissão para publicar, só de salvar seu post como rascunho.
  • Autor: geralmente, é o primeiro cargo que alguém recebe ao entrar por um concurso no blog, pode redigir posts e publicá-los na página inicial do blog – mas não pode editar páginas e posts, gerenciar comentários e criar páginas.
  • Editor: tem a liberdade de fazer todas as coisas que um autor consegue e não consegue fazer, mas não podem editar as configurações do blog.
  • Administrador: tem liberdade total sobre todos os recursos do blog – mas a principal vantagem sobre o editor é poder alterar as configurações do blog em si, ou seja: o design, configurações de horário, busca, descrição do site, nome do site, gerenciar usuários (convidar e remover pessoas), enfim, pode fazer quase todas as funções presentes no blog.
  • Fundador: a única diferença relevante que o fundador tem sobre o administrador, é o poder de deletar o blog.

As funções são várias: postador de notícias do twitter, tradutor de DN, tradutor de cutscene, editor de páginas, etc. Eu até poderia listar e explicar o que cada função faz dentro do blog, mas são irrelevantes no tema que irei tratar. Fora que são muitas, e seria muito chato ter que escrever uma por uma. Mas eu sempre gosto de enfatizar a diferença entre cargos e funções: o cargo te dá algumas liberdades e acesso à ferramentas no blog, mas as funções são o que definem o papel que você vai fazer nele. Espero que tenha ficado claro, e não confuso. Continuando…

Quando um autor novo entra no blog, é natural que ele vá querer fazer de tudo no blog no seu primeiro dia. Eles sempre vem cheios de ideias, pensamentos, projetos, e querem compartilhar com seus colegas de blog. Isso é muito bom, claro, mas sempre temos que lembrá-los que, por mais que eles queiram contribuir e ajudar em assuntos mais complexos do blog, eles tem que cumprir a função que lhe foi encarregada no concurso. São inúmeros os casos em que um autor novo chega no blog e já quer fazer quinhentas funções de uma vez, ou fazer o trabalho de um administrador. Mas não é bem assim. Se abrimos um concurso, foi por questão de necessidade, uma necessidade específica. O autor entra no blog para suprir aquela necessidade – e tem que fazer isso até ele receber a sua promoção. Eu digo até ele receber, pois geralmente, quando um autor sobe para editor, ele ganha inúmeras novas funções. Isso é porque o cargo de autor é limitado somente à posts, já os editores tem acesso às páginas, comentários, e pode editar os posts do pessoal. E, claro, à administração, que abreviamos “ADM”. Mais sobre ela em futuros posts.

O salto de autor para editor é muito grande. Você recebe várias responsabilidades e várias portas se abrem para você. Claro, existe um método para o autor ganhar o editor, e é fazer cinquenta posts. Um número baixo? Talvez, mas tem um motivo pra esse número ser tão baixo assim. Antigamente, eram cem posts, porém, as pessoas cada vez menos tem se interessado no AQW, ou seja, menos pessoas entrando no Cangas também. Por causa deste pequeno porém, é muito difícil alguém evoluir no blog ao ponto de virar um editor hoje em dia, então nós decidimos cortar o número pela metade para dar um incentivo à mais aos autores na esperança de que eles não desistam do blog tão cedo. E tem dado certo, por enquanto.

Só que, esse número de posts, não passa de uma ilusão. Embora menor do que a meta anterior, fazer cinquenta posts ainda leva uma boa quantia de tempo, e muita coisa pode acontecer até lá. Nesse tempo, a gente tenta cultivar os fundamentos do pessoal do blog: ajudar quem precisa, sempre ter ideias, e não desistir do blog. Querendo ou não, a maioria das pessoas que ficam no blog por bastante tempo, acabam por criar um sentimento de carinho pelo blog e pelos leitores. É geralmente nessa fase que a gente dá a promoção para o sujeito, ele feito cinquenta posts ou não.

A jornada do blog pode ser bem chata as vezes, é verdade. Ataques de impaciência ocorrem com certa frequência em nossos números, especialmente os mais novos. Mas acho que tudo isso faz parte do jogo, do seu ritmo. Tentamos fazer o nosso melhor em incentivar o autor novo à postar mais, à querer ajudar, à interagir com os comentários, conversar com os leitores. No final das contas, o que realmente vale é o sentimento de estar contribuindo com a comunidade. De ter a consciência de que você é um dos caras que tomou a iniciativa, de estar construindo algo que ajuda as pessoas, isso é o que é fazer parte do Cangas. Quando o autor novo começa a reparar nessas coisas, a promoção de editor que ele tanto desejava no começo do blog, não passa de uma consequência de todas as coisas que ele fez pelo blog e pelos leitores.

Realmente espero que tenham gostado da leitura. Eu sei que é bastante coisa, e o pessoal não gosta muito de ler, mas espero que pela minha escrita vocês encontrem o amor pela leitura. Me digam nos comentários o que acharam do post e se eu devo re-postar algo a mais. Ah, e não se esqueçam de visitar o Project! Eu posto lá de vez em quando, então fiquem ligados!

9 comentários sobre “E aquela promoção? [RE-POST]

  1. Bom post. Eu fiquei como seguidor ainda (infelizmente) e espero que quando ocorrer um novo concurso pro blog eu consiga fazer parte do AQWC.

  2. “Do forma crescente (do mais baixo ao mais alto), os cargos são:”
    Creio que seja “De* forma crescente”.

    Muito bom o post, realmente gostei da leitura, e tenho certa ideia de como deve ser quando pessoal entra e já quer fazer de tudo, mas realmente é preciso fazerem eles se interessarem pelo blog antes de dar uma certa liberdade, afinal, eles tem de fazer por merecer né? Eu diversas vezes pensei em entrar, mas sempre pensei melhor, afinal eu não tenho muito tempo livre, é uma desgraça isso, além de que eu não eu tenho muita experiência sobre como postar, claro que se eu quiser posso aprender isso mas como tenho pouco tempo e a minha preguiça contribui para com isso… é melhor deixar queto mesmo kkk.

  3. Legal sua iniciativa!
    Ideia original e objetiva, tudo que venha acrescentar é valido.
    Espero pelos próximos, Bom Post.

Deixe-nos saber sua opinião. Comente!

